Encontro Memorável em São Paulo. Viva a Cultura!


Da esquerda para a direita: Prof. Cleber de Oliveira – Presidente do PCdoB de Jales, Eng. Lombardi - Presidente do PV Indaiatuba, Deputado Federal José Luiz Penna – Presidente Nacional do Partido Verde e Eufrásio Félix (Gato Félix) Produtor Artístico e Cultural. 

Foi realmente um encontro sensacional para estes que estão na foto acima. O que era para ser apenas mais uma entre tantas reuniões de aproximadamente noventa minutos, destas onde falamos sobre conjunturas políticas,  simplismente, tornou-se um saboroso encontro entre amigos onde além de análises sobre a atual situação nacional econômica como também prospecções futurísticas, ficamos por mais de cinco horas, trocando e compartilhando idéias sobre “CULTURA”, EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE, CIDADANIA, AMIZADE, TEMPOS DE MOCIDADE, TEATRO, CINEMA, POESIA, LITERATURA, PESQUISAS, MOVIMENTO NEGRO, BRASILIDADES.

Eu, Gato Félix, Alberto Ferreira (não aparece na foto) e Eng. Lombardi, estivemos nesta  segunda-feira (12/03/12) no escritório político em São Paulo do Deputado Federal e Presidente Nacional do Partido Verde, Sr. José Luiz Penna (foto acima vestindo camisa branca), que nos recebeu com os braços abertos e demonstrando muita felicidade, principalmente pelo reencontro seu grande amigo “Gato Félix”, que participou e conheceu muito de perto a mocidade e vida artística deste nobre deputado.

Marcaram presença neste encontro, por citações memoráveis, grandes nomes que muito contribuiram para o crescimento e fortalecimento da nossa cultura como: Lucia de Sanctis, Athenodoro Ribeiro, que juntamente com Gato Félix e Penna  e entre outros, criaram o Teatro Negro da Bahia. Colaborou muito neste processo o diretor de teatro Zembinski (polonês).

Foi também lembrado Alberto D’Avessa (Dir. de cinema e Dir. Escola deTeatro da Bahia), Orlando Senna ( Dir. Escola de Teatro Castro Alves e Dir. de cinema na Universidade de Cinema de Cuba e ainda criador da Universidade de Cinema de Fortaleza).

Contaram Penna e Gato Félix, que tudo começou a aproximadamente trinta anos atrás, juntamente com João Augusto que foi também criador e fundador do Teatro de Vilha Velha da Bahia. Época do "Cinema Novo" com Glauber Rocha e Antonio Sampaio (pai de Camila Pitanga).
 Prof. Cleber de Oliveira e José Luiz Penna

Sobre o convite para visitar a cidade de Jales, Penna (pres. Nacional do PV), disse que atenderá com muito prazer citou grandes festivais de música que ocorriam aqui na cidade. "Era um verdadeiro ARSENAL cultural", expressou Penna,  e faz questão de comparecer à Casa do Poeta e do Escritor de Jales. Acertaremos a data, assim que ele retornar da viagem  internacional em cumprimento a sua agenda.

Penna e Gato Félix (...amigos para sempre...)
Gato Félix foi membro e fundador dos “Novos Baianos”, juntamente com Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor. Conviveu e trabalhou com Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa, Moraes Moreira, Zé Ramalho, Tom Zé, entre outros grandes da música popular brasileira. Já produziu mais de 16 filmes entre “curtas e longas” e alguns deles receberam prêmios internacionais em vários países. Amante de todas as formas de expressões artísticas e não poderia ser diferente, também a Poesia; visitará muito em breve a Casa do Poeta e do Escritor de Jales ainda em 2012.
Gato Félix é o idealizador e Presidente da Bienal do Livro EXPO AFRO BRASIL, único evento cultural vínculado à Copa do Mundo de 2014, já aprovado pelo MINC para a captação e recurso que possibilitará a produção deste evento internacional. Nesta empreitada o Prof. Cleber de Oliveira é o Diretor Executivo da Bienal. Acreditamos que será realizada entre final de maio e início de Junho de 2012. Será escolhida ainda a Cidade sede, apesar de algumas dezenas já terem manifestado o interesse em sediar.