Política

CPI do Cachoeira aprova depoimento da Delta e poupa Revista Veja 


No próximo dia 28, Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista do Cachoeira vai ouvir o depoimento de Fernando Cavendish, ex-presidente da construtora Delta. A comissão aprovou nesta terça-feira (14) cerca de 100 requerimentos entre quebras de sigilo, pedidos de informação e convocação de pessoas citadas nas operações Vegas e Monte Carlo da Polícia Federal. Também foi aprovada a reconvocação do contraventor Carlos Augusto ramos, o Carlinhos Cachoeira.


Ao final da reunião, senadores e deputados lamentaram o fato de não ter sido levado à votação requerimento para convocação do jornalista da revista Veja Policarpo Júnior. 

O deputado Dr. Rosinha (PT-PR) também criticou o adiamento da votação da proposta. Segundo ele, é necessário o esclarecimento de eventuais ligações e troca de informações do jornalista com Cachoeira e sua organização.

“Será que jornalista é protegido constitucionalmente de não poder depor em lugar nenhum mesmo quando há suspeita de ter cometido crime?” questionou o deputado.

Por unanimidade, os parlamentares aprovaram ainda quebras de sigilos fiscal, bancário e telefônico de pessoas e empresas citadas nas investigações da Polícia Federal por envolvimento com Cachoeira, entre eles, do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e da mulher do contraventor, Andressa Mendonça.

A CPMI também aprovou convite ao deputado goiano Carlos Alberto Leréia (PSDB) para prestar esclarecimentos sobre suposto envolvimento com o contraventor goiano.

Foi aprovado ainda pedido de informações para que o deputado Sandes Júnior (PP-GO) preste esclarecimentos sobre doações feitas pela Midway Internacional Lab para sua campanha nas eleições de 2010. O dinheiro, conforme investigação da Polícia Federal, teria origem em empresas fantasmas ligadas a Cachoeira.

A CPI mista aprovou ainda pedidos de informações de contratos da Delta Construções com os governos dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e do Distrito Federal. 

Reconvocação de Cachoeira

O reconvocação de Carlinhos Cachoeira também foi aprovada nesta terça-feira pelos parlamentares membros da comissão. A data do depoimento ainda não foi marcada.

Em maio, Cachoeira compareceu à CPI, mas evocou o direito constitucional de permanecer em silêncio. Ele disse que só falaria na comissão após prestar depoimento à Justiça.

Fonte: Da redação em Brasília
Com Agência Senado 



O tratamento diferenciado do "mensalão" do PSDB


O advogado Marcelo Leonardo, responsável pela defesa do o publicitário Marcos Valério nos dois processos, denunciou que o Ministério Público Federal (MPF) tratou os dois casos de forma diversa. No tucano, o repasse de dinheiro a parlamentares, via agência de publicidade, foi entendido como mero caixa dois de campanha. Já no petista, como crimes de corrupção ativa, peculato e formação de quadrilha, entre outros. 

Por Najla Passos


 Eduardo Azeredo
O "mensalão do PSDB": crime menor?
Não foi apenas o Supremo Tribunal Federal (STF) que adotou um pesos e duas medidas no tratamento dispensado aos chamados ‘mensalões’ do PT e do PSDB. De acordo com o advogado Marcelo Leonardo, responsável pela defesa do o publicitário mineiro Marcos Valério Fernandes de Souza nos dois processos, o Ministério Público Federal (MPF) também tratou os dois casos de forma diferenciada. 

A desigualdade foi explorada pelo advogado na segunda-feira (5) durante a defesa de seu cliente na ação penal 470, referente ao "mensalão do PT". Embora ocorrido cinco anos antes, o "mensalão do PSDB" ainda não foi a julgamento. Marcos Valério, sócio das agências de comunicação SMP&B e DNA, é acusado de ser o principal operador de ambos: o do PSDB, criado em 1998 para saldar as dívidas de campanha do então governador eleitor Eduardo Azeredo, e o do PT, operado nos mesmos moldes para saldar as dívidas do PT, após a eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003. 

Conhecedor dos meandros dos dois processos, Marcelo Leonardo afirma que na ação penal contra o PT, o MPF entendeu que o repasse de dinheiro, via agências de publicidade, para saldar dívidas de campanha configura crimes como corrupção ativa, peculato e formação de quadrilha. Já no processo contra o PSDB, o entendimento foi de que era mero caixa dois eleitoral, crime previsto pelo Código Eleitoral. 

“Na acusação contra o ex-governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo (PSDB), o próprio MPF pediu o arquivamento do inquérito contra 79 deputados e ex-deputados que comprovadamente receberam recursos através da SMP&B Comunicação, em 1998, reconhecendo que isso era caixa dois”, afirmou. Para ele, o crime executado por Valério no caso petista também foi “mero caixa dois de campanha”, já prescrito. 

As acusações por crimes de corrupção ativa, com base nos repasses de dinheiro a partidos da base política do governo petista, é uma das duas principais que pesam contra Marcos Valério no processo do mensalão petista. A outra é a de evasão de divisas, o único crime ainda não prescrito e, por isso, capaz de levar o publicitário à prisão, caso a corte o considere culpado. No total, Marcos Valério responde a nove acusações, baseadas em onze fundamentos.

Em uma defesa basicamente técnica, que só nos últimos minutos apelou para a o ‘viés humano’ do acusado, o advogado rebateu ponto a ponto as acusações contra o cliente. Criticou o que chamou de “banalização do crime de formação de quadrilha no Brasil”, ressaltando que a relação de Valério com os demais acusados do chamado “núcleo operacional” era meramente profissional: de sócio pra sócio ou de patrão para empregado.

Também contestou a tese de corrupção ativa, tanto com base no entendimento dado ao mensalão tucano, quanto no fato de que, no caso petista, o repasse de dinheiro se deu a partidos políticos. “Crime de corrupção envolve funcionário público. E partido político não é funcionário público”, refutou. 

Ele desqualificou a acusação de corrupção passiva, alegando que não se provou que Valério ofereceu dinheiro ao então presidente da Câmara, deputado João Paulo Cunha (PT), para que uma das suas agências ganhasse a licitação para cuidar da publicidade do órgão. “Não houve favorecimento para a SMP&B na licitação da Câmara. O presidente, João Paulo Cunha, não tinha poder sobre o processo”, considerou. Sobre o repasse de dinheiro da agência para a conta de João Paulo Cunha, passou a bola: “a defesa de João Paulo já produziu prova de que o repasse foi destinado a pagar dívidas de campanha em Osasco”. 

Esquivando-se das acusações de corrupção, peculato, lavagem de dinheiro e crimes contra o sistema financeiro, o advogado enfatizou que não havia repasse envolvendo dinheiro público. “Os valores repassados, na verdade, eram fruto de empréstimos com bancos privados. Não há prova de desvio ou alocação de recursos públicos”. 

Ele também negou o crime de evasão de divisas, em função dos 53 repasses feitos para uma conta em Miami, nos Estados Unidos, do também publicitário Duda Mendonça, responsável pela campanha de Lula. “Foram transferências de dólares de contas já existentes do exterior. Os reais continuaram no Brasil. O próprio procurador-geral disse, nas suas alegações finais, que não ficou comprovada a evasão de divisas”, alegou. 

O sócio de Marcos Valério

Menos conhecido entre os cinco réus da Ação Penal 470 que apresentaram suas defesas nesta segunda-feira (6) no STF, o publicitário Ramon Hollerbach, sócio de Marcos Valério na empresa SMP&B, é acusado pelos crimes de corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e evasão de divisas. Seu advogado, Hermes Guerrero, criticou o Ministério Público (MP) de imputar a seu cliente todas as denúncias feitas a Marcos Valério. “Ele não pode ser condenado por causa do CNPJ, mas pelo CPF. Ele é acusado de tudo o que o Marcos Valério também é acusado. O que o MP não entendeu é que Marcos Valério, Cristiano Paz e Ramon Hollerbach são pessoas distintas, que têm de ser examinadas individualmente”.

Segundo Guerrero, Valério era quem exclusivamente cuidava das finanças da empresa, enquanto os outros dois sócios cuidavam da parte publicitária, Paz se responsabilizava pela parte de criação e Hollerbach pela produção. O advogado ainda criticou falta de provas consistentes e disse que, nos depoimentos, nenhuma das testemunhas confirmou a participação de Hollerbach no esquema.

Fonte: Carta Maior

TRE nega liminar do PSD para manter coligação com PT em BH




O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) negou nesta sexta-feira (20) um pedido de liminar apresentado na quinta (19) pela comissão interventora da direção nacional do PSD para suspender a decisão de primeira instância que anulou a coligação do partido com o PT em Belo Horizonte.




Dessa forma, continua valendo a liminar concedida na última segunda-feira (16) à dissidência do PSD na capital mineira, liderada pelo secretário-geral Alexandre Silveira, que restaura a decisão original de se coligar com o PSB, do atual prefeito Marcio Lacerda.

"Não há enumeração de qualquer falha que tenha ocorrido na convenção municipal realizada pelo PSD em 23 de junho de 2012", ressaltou o juiz Maurício Soares, de acordo com comunicado do TRE-MG.

Além de negar a liminar, o juiz deu prazo de três dias para que o grupo de Alexandre Silveira apresente, se quiser, resposta no processo (agravo de instrumento). Depois, será aberta vista para que o Procurador Regional Eleitoral se manifeste. Após o parecer do Ministério Público Eleitoral, será avaliado o mérito do processo.

Por meio de assessoria, o PSD de Minas reiterou que vai recorrer até a última instância para seguir com sua decisão de apoiar o candidato petista na disputa. A intervenção da cúpula nacional em Belo Horizonte foi liderada pelo presidente do PSD e prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, provocando uma reação da ala pró-Lacerda, que também entrou com pedido no TRE para tentar impugnar a candidatura do PT. 


Portal Vermelho


Eleições em São Paulo: 

sem miopia política



O Brasil tem um projeto definido, está se afirmando internacionalmente e sob a égide do desenvolvimento soberano. Como se sabe, há muito por fazer, mas o país está nos trilhos. Isso se deu sob a liderança do ex-presidente Lula, e agora da presidente Dilma, com enormes forças populares de apoio. São apenas dez anos nesse rumo, pouco ainda para consolidar outras mudanças extremamente necessárias, como reformas estruturantes democráticas nas áreas sociais, fiscais, políticas e da comunicação, entre outras.
Forças intermediárias, conservadoras, aderiram ao projeto, integraram-se ao governo de coalizão e constituem a base de apoio parlamentar, mesmo pela centro-direita. Isto é simplesmente necessário no regime político brasileiro, enquanto não houver uma reforma política de fundo. A questão central é: quem conduz o processo, sob a égide de que programa e objetivos? Não há muita dúvida com respeito a isso: vige o programa aprovado nas urnas em 2002, 2006 e 2010. É um programa claro, determinado, que avança em meio às grandes dificuldades da maior crise mundial desde os anos 1930, agora com a presidente Dilma no comando. Sabe-se mesmo que rupturas são necessárias e estão sendo progressivamente realizadas, como as que ocorrem quanto ao atrelamento brasileiro com respeito à política macro-econômica vigente desde o Plano Real.
O PP é uma dessas forças intermediárias. Como as demais, sob o impulso das mudanças sociais no país, ficaram sem projeto autônomo e sua própria base social está arrastada pelos bons ventos econômicos e sociais propiciados nestes dez anos. Não terão, por muito tempo, perspectivas próprias de poder e algumas delas nem têm bases definidas para persistir num projeto partidário autônomo. Ademais, o apoio dessas forças  nem limita os grandes avanços democráticos perseguidos pelo governo, como a própria Comissão da Verdade entre outros.
O PP tem Maluf, uma liderança em declínio acentuado, mas nem ele propriamente comanda a agremiação e os compromissos nacionais firmados com a sustentação do governo. O PP tem ministério e está sob o comando do governo Dilma nessa função. Em São Paulo, a celeuma em torno do apoio de Maluf a Haddad está superestimada. Pode-se discutir erros de timing emarquetagem que atingem a campanha Haddad, mas é claro que se trata de uma disputa política envolvendo a maior eleição municipal do país em outubro. Nada nem ninguém é neutro nessa disputa. O próprio Serra disputava o apoio de Maluf. Aliás, estudo do CEBRAP demonstra que nas eleições paulistanas o PSDB ocupou o espaço antes liderado pela direita conservadora, o malufismo, e só assim obteve vitórias nos últimos anos (veja em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002008000200006).
É de se reiterar que o melhor seria superar a bipolarização pretendida à força em São Paulo. Isso produziu vinte anos de vitórias tucanas. Novas forças surgindo e se afirmando, à margem dessa polarização, seria melhor para o Brasil, para Dilma, para o povo e para a cidade de São Paulo… e até para o PT, malgré lui. Haddad, Chalita, Netinho e Paulinho têm grandes papeis a jogar e todos precisam sair fortalecidos nesta eleição, embora só um possa vencer.
A política deriva de situações concretas, num quadro de forças dado. Fazer o jogo antipetista, nas condições concretas da disputa central neste momento, não é um tiro no pé de Haddad, mas do próprio projeto em curso no país. Será uma miopia politica. Neste momento, enfraquecer Haddad é fazer o jogo de Serra. O apoio do PP a Haddad, junto ao PSB e outras forças, quem sabe ainda mais amplas, é necessário e não altera a condução hegemônica das forças populares e seu programa.



Eugênio Bucci é mais um ladrão da quadrilha de Cachoeira?



Realmente, o título está bastante forte. Mas ele foi inspirado no estilo de ataques do próprio Eugênio Bucci. No dia 18 de outubro de 2011, por exemplo, o jornalista usou o seguinte título na sua coluna na revistaÉpoca“Por que roubam os comunistas”. Naquele momento, seu artigo serviu de artilharia para o tiroteio que o PIG (Partido da Imprensa Golpista) direcionou contra o ex-ministro Orlando Silva, o PCdoB e o governo Dilma. 



Bucci
Policarpo Junior e Eugênio Bucci foram citados no Habeas Corpus
E não é que o nome de Eugênio Bucci foi envolvido no esquema de Carlinhos Cachoeira. Ele aparece no Habeas Corpus que pretendia soltar o contraventor, expedido pelo desembargador Tourinho Neto. O magistrado defendia que Cachoeira deveria sair da cadeia, mas não poderia manter contato com 16 pessoas. Entre elas estavam o nome de dois jornalistas, Policarpo Junior, o editor da Veja e funcionário de Cachoeira e... Eugênio Bucci. 

Defesa

Eugênio Bucci se defendeu da citação do desembargador em uma entrevista para o blog do Renato Rovai, dizendo que: “só queria entender por que meu nome foi aparecer ali…”. Não só ele quer entender essa história, o Brasil inteiro também. Aliás, instalou-se uma CPMI no Congresso justamente com esse objetivo. 

Quanto aos vínculos de Policarpo com Cachoeira, já está muito claro. Em um ano, ele trocou mais de 200 ligações com Cachoeira. Em muitas delas, o bicheiro orienta até onde queria ver publicadas suas notícias criminosas na revista Veja. Mas e Eugênio Bucci? Será que o nome de Bucci apareceu nesse Habeas Corpus por acaso. Será que o juiz Tourinho se utilizou de provas que ainda não vieram a público?

Pode até ser que o desembargador Tourinho Neto tenha cometido um erro de digitação e sem querer teclou as doze letras do nome de Bucci em seu despacho. Pelo menos é isso que acredita o citado, “tenho boas razões para acreditar que houve um engano na hora da confecção da lista que consta da decisão do desembargador”. 

Quem é Bucci

Eugênio Bucci já teve seus vínculos com a esquerda brasileira. Foi editor da revista Teoria e Debate, ligada ao PT e foi o primeiro presidente da Radiobrás no governo Lula. Atualmente, é uma das vozes mais reacionárias da imprensa brasileira. 

Colunista da revista da família Marinho, Bucci passou a ser uma estrela da defesa dos interesses do PIG. É um dos elaboradores das diretrizes do Instituto Millenium, uma organização golpista dos barões da mídia brasileira. 

Oito meses depois das difamações praticadas contra Orlando Silva, mais um caluniador cai em desgraça, enquanto o ex-ministro do PCdoB foi absolvido pela Comissão de Ética da Presidência da República. 

Demóstenes Torres, Roberto Gurgel, João Dias, Policarpo Junior, Revista Veja já foram desmascarados e expuseram seu lado bandido. Será que agora Eugênio Bucci vai entrar nesta seleta lista? 

Em tempo: Veja aqui uma excelente resposta que o jornalista Carlos Pompe publicou no ano passado defendendo o PCdoB dos ataques de Eugênio Bucci. 

De Brasília, 
Kerison Lopes


Profº Cleber de Oliveira


CORRUPÇÃO DA MÍDIA NA MIRA DA CPMI DO CACHOEIRA

"Se houve cooptação e corrupção de alguns atores da mídia, isso deve ser investigado". A afirmação é do deputado Odair Cunha (PT-MG), relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira, feita na quinta-feira (3). Para o jornalista Eduardo Guimarães, a mídia usa recursos semelhantes de parlamentares para se esquivarem de acusações, alegando tratar-se apenas de uma fonte.


O deputado falou sobre o assunto ao ser questionado, em um programa do UOL e da Folha, se haverá apuração na CPMI do Cachoeira suas relações com jornalistas da grande mídia hegemônica.

"Se houve cooptação e corrupção de alguns atores da mídia, isso deve ser investigado pela CPMI. Não há tema proibido. Nós não vamos generalizar nenhum tipo de investigação, mas é preciso individualizar condutas. Quer seja entre alguns membros da imprensa, membros do empresariado brasileiro, membros do Congresso Nacional, agentes de governos municipais e estaduais e agentes do governo federal. Essas condutas que, individualizadas, serviram à organização criminosa, têm que ser investigadas por nós", respondeu Odair Cunha.

Na sequência, ele pergunta se algum caso especificamente o chamou a atenção e ele disse que inicialmente não vai citar nenhum caso, nem da mídia, nem de parlamentares, antes de analisar os autos dos dois inquéritos da Polícia Federal.

Odair Cunha reconhece que há pressões, feitas pelo movimento de entidades que defendem a democratização e regulamentação da comunicação, mas, afirma serem naturais do processo democrático.

"Nós estamos numa Casa política. Há pressões no sentido de se investigar aquilo ou de não se investigar aquilo. Tudo isso depende dos interesses que estão colocados. É uma Casa política", afirmou.

Sobre a convocação de governadores para depor, Cunha explica que não há indícios suficientes para justificar a medida. 

Sobre a matéria, que teve destaque na capa da Folha de S. Paulo, o jornalista Eduardo Guimarães dispara em seu blog: "O fato é um só: há indícios mais do que concretos de que a publicação (Veja), através de um ou mais membros de sua equipe, publicou matérias do interesse do criminoso Carlos Cachoeira, que está preso na penitenciária da Papuda, em Brasília, tendo tido já habeas corpus negado pela Justiça."

Ele observa, ainda, que Cachoeira não somente acusado de contravenção, por conta da exploração de jogos ilegais, "... mas o bicheiro não cometeu só esse tipo de infração da lei. Há crimes de associação criminosa, de corrupção de autoridades e de apropriação indébita de dinheiro público."

Seguindo seu raciocínio, a revista Veja e toda a grande imprensa omitem diálogos comprometedores do jornalista Policarpo Júnior, do semanário da Editora Abril,  citado na matéria da Folha supra reproduzida diálogos que sugerem "influência do criminoso Carlos Cachoeira na publicação da Editora Abril, a qual pode ter publicado matérias a pedido dele."

A editora Abril contra-argumenta que Cachoeira é apenas fonte da revista, mas há indícios de que pode ter ocorrido algo além. Há suspeitas sobre outras pessoas que aparecem nas gravações da Polícia Federal e que estão alegando a mesma coisa que a Veja e o resto da grande imprensa.

Para exemplificar, o jornalista criador do Blog da Cidadania fala da relação de Carlos Cachoeira e o deputado federal Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO). Segundo ele, matéria da mesma Falha explica uma situação que pode, perfeitamente, aplicar-se à Veja, citando matéria publicada na versão eletrônica do jornal, do dia 14 de abril, que "parece pretender aliviar a barra de Leréia, mas que não consegue".

Na íntegra, segue a explicação de Eduardo Guimarães:

"A matéria é extremamente condescendente com Leréia, pois, como pedi para que o leitor se lembrasse, Cachoeira não é só um contraventor. Fosse assim, não teria sido criada uma CPI. A contravenção dele deu curso a crimes, crimes dos quais ele participou, e se participou de crimes torna-se um… criminoso. Ou não?

Ah, mas, então, a mídia e a própria Veja alegam que a imprensa tem garantia constitucional de sigilo da fonte, e diz de uma forma como se sigilo da fonte significasse inimputabilidade total inclusive para acobertar e favorecer crimes.

Não é bem assim. Outra matéria explica melhor do que este blogueiro “sujo” explicaria. É do site Legislação em Comunicação. Permite ao leitor entender que há limites muito claros a esse preceito constitucional sobre sigilo da fonte. Leia a matéria abaixo e, em seguida, a conclusão deste post." (reproduzido abaixo)

Anonimato de fontes na imprensa

Estudos apontam que as primeiras práticas de anonimato tiveram origem na associação de credores do Estado, ainda na Idade Média. Mas foi em 1407, em Gênova, através do Banco São Jorge, que surgiram as primeiras sociedades anônimas, no qual o investidor, que emprestava o dinheiro, não se identificava.

O conceito mais comum sobre o termo é entendido como o ato de não querer se identificar. Hoje, no entanto, a ideia sobre anonimato possui um caráter diferente e é regido por leis. A Constituição Federal, no art. 5º inciso IV, proíbe o anonimato de forma ampla, abrangendo todos os meios de comunicação (cartas, matérias jornalísticas, informes publicitários, mensagens na Internet, notícias radiofônicas ou televisivas, etc.), ao deixar claro que “É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.”.

No âmbito jornalístico, no entanto, ocorre uma prática que vai de encontro com a referida lei: é o caso do sigilo de fontes. O anonimato das mesmas ocorre com o intuito de proteção e segurança do indivíduo que forneceu determinada informação. Na maioria dos casos, são vítimas ou testemunhas de um crime ou casos de violência contra o patrimônio público e cidadania. Segundo Yara Vasku, jornalista do Jornal A Tarde, as editorias de política e polícia são as que reservam mais exemplos desses casos.

Entrevista com Társis Lima – Juiz Federal para o site Legislação em Comunicação

Legislação em Comunicação: Com a não validação da Lei de Imprensa, como o jornalista e fonte são assegurados diante das matérias publicadas?
Társis Lima: A extinta Lei de Imprensa assegurava a conduta: “No exercício da liberdade de manifestação do pensamento e de informação, não é permitido o anonimato. Será, no entanto, assegurado e respeitado o sigilo quanto às fontes ou origem de informações recebidas ou recolhidas por jornalistas, rádio-repórteres ou comentaristas”. Mas, com a decisão do Supremo Tribunal Federal de declarar a inconstitucionalidade de diversos artigos da Lei de Imprensa (Lei n. 5.250/67), em 2007, as questões relativas a ilícitos e danos causados através da imprensa passaram a ser regidas pelo Código Penal e pelo Código Civil.

É preciso salientar que ambos devem ser interpretados a partir da Constituição Federal da República do Brasil, que fixa premissas básicas para as relações entre mídia e vida privada, mídia e sociedade, mídia e Estado (art. 5., IV, e art. 220 a 224).

LC: Quais leis asseguram o sigilo de fontes na imprensa?
TL: O sigilo da fonte é uma conseqüência lógica da liberdade de imprensa, já que o jornalismo ocupa o espaço institucional de veiculação de informações com objetividade, ou seja, assume-se como órgão voltado especificamente ao dever de informar (órgão de comunicação social, regulada pelos art. 220 a 224 da Constituição Federal).

Com Folha de S. Paulo e Blog da Cidadania
Profº Cleber de Oliveira



Em mensagem, Dilma critica lógica perversa do setor financeiro

Em pronunciamento veiculado em rede nacional de rádio e TV na noite desta segunda-feira (30), alusivo ao 1º de Maio, Dia Internacional dos Trabalhadores, a presidente Dilma Rousseff criticou os bancos pelas exorbitantes taxas de juros que praticam nas operações de crédito.

A presidente disse que, além de cuidar da economia, quer ser conhecida pela defesa da capacitação profissional do trabalhador brasileiro. “Não quero ser a presidenta que cuida apenas do desenvolvimento do país, mas aquela que cuida, em especial, do desenvolvimento das pessoas”, afirmou.

Uma das iniciativas nesse sentido, segundo Dilma, é a concessão de bolsas para 100 mil brasileiros estudarem em universidades estrangeiras por meio do Programa Ciência sem Fronteira, que a presidente chamou, no pronunciamento, de Brasil sem Fronteira. A capacitação profissional, continuou a presidente, contribui para a luta contra a pobreza extrema, a conquista de melhores salários e, consequentemente, permite ao trabalhador ter acesso a mais bens e serviços.

Dilma cobrou dos bancos privados mais esforços para reduzir as taxas de juros cobradas em empréstimos, cartões de crédito e no cheque especial. E aconselhou o brasileiro a procurar os bancos que ofereçam as taxas mais baixas.



“É inadmissível que o Brasil, que tem um dos sistemas financeiros mais sólidos e lucrativos, continue com um dos juros mais altos do mundo. Esses valores não podem continuar tão altos. O Brasil de hoje não justifica isso. Os bancos não podem continuar cobrando os mesmos juros para empresas e para o consumidor, enquanto a taxa básica Selic cai, a economia se mantém estável e a maioria esmagadora dos brasileiros honra com presteza e honestidade os seus compromissos”, disse Dilma.

Para a presidente, com a queda da taxa básica de juros e a inflação estável, os bancos privados estão sem argumento para explicar a manutenção dos altos juros cobrados dos clientes. “O setor financeiro, portanto, não tem como explicar essa lógica perversa aos brasileiros. A Selic baixa, a inflação permanece estável, mas os juros do cheque especial, das prestações ou do cartão de crédito não diminuem”.

De acordo com a presidente, somente quando os juros nacionais chegarem ao patamar das taxas internacionais, a economia brasileira “será plenamente competitiva”, saudável e moderna.

Para fortalecer a economia do país e estimular a abertura de vagas de trabalho, Dilma citou que, no seu governo, retirou impostos incidentes sobre a folha de pagamento, “dando mais alívio ao empregador e mais segurança ao empregado”. E defendeu a necessidade de se investir em educação de qualidade "em todos os níveis" e, também, na qualificação e treinamento dos trabalhadores.

No pronunciamento que fez para comemorar o Dia do Trabalho (1º de maio), a presidente Dilma Rousseff também garantiu que irá combater “malfeitos e malfeitores”. 

Com informações da Agência Brasil


Profº Cleber de Oliveira



Procuradoria denuncia 2 por sequestro na ditadura


O Ministério Público Federal pediu ontem a abertura de ação criminal contra dois ex-agentes da ditadura militar acusados pelo desaparecimento do sindicalista Aluízio Palhano, preso em maio de 1971 no DOI-Codi paulista.

Foram denunciados por sequestro qualificado Carlos Alberto Brilhante Ustra, coronel reformado do Exército e ex-chefe da unidade, e Dirceu Gravina, hoje delegado da Polícia Civil. Se condenados, eles podem cumprir pena de dois a oito anos de prisão.

O caso foi antecipado pela Folha no mês passado. O procurador Sergio Gardenghi Suiama disse que vai esperar o recebimento da denúncia para avaliar se pede outras medidas, como a eventual prisão cautelar dos acusados. A defesa de Ustra e Gravina contesta as acusações.

O Ministério Público sustenta que o desaparecimento forçado de vítimas da ditadura equivale a um sequestro continuado, que não estaria prescrito nem anistiado. Isso se aplicaria a todos os casos em que não há registro sobre o paradeiro dos corpos.

A tese foi apresentada à Justiça pela primeira vez em março, quando o coronel Sebatião Curió foi acusado pelo desaparecimento de cinco militantes na Guerrilha do Araguaia (1972-74).

O juiz federal João César de Matos, de Marabá (PA), entendeu que ele foi beneficiado pela Lei da Anistia e rejeitou a abertura de ação criminal. A Procuradoria recorreu e espera reabrir o caso.

A denúncia oferecida ontem se baseia em depoimentos de três ex-presos políticos que viram ou ouviram a voz de Palhano no DOI-Codi. Segundo esses relatos, o sindicalista foi submetido a torturas no órgão e na chamada Casa de Petrópolis, centro clandestino da repressão que era mantido pelo Exército na região serrana do Rio.

"A vítima sofreu intensos e cruéis maus-tratos provocados pelo denunciado Dirceu Gravina, sob o comando e a aquiescência do denunciado Carlos Alberto Brilhante Ustra" afirma a Procuradoria.

Palhano presidiu o Sindicato dos Bancários do Rio e se exilou em Cuba após o golpe militar de 1964. Voltou ao país clandestinamente e militou na VPR (Vanguarda Popular Revolucionária).

O livro Direito à memória e à verdade , da Presidência da República, diz que ele teria sido entregue pelo agente infiltrado José Anselmo dos Santos, o Cabo Anselmo.

Em 1978, o ex-preso político Altino Rodrigues Dantas Jr. relatou ao STM (Superior Tribunal Militar) ter ouvido de Gravina -conhecido no DOI-Codi como "JC" ou "Jesus Cristo"- que o sindicalista morreu sob tortura. A procuradora Eugenia Gonzaga afirmou que o caso deve chegar ao STF (Supremo Tribunal Federal), que já aceitou a tese de sequestro continuado ao aprovar a extradição de dois agentes da repressão na Argentina.

A corte deve julgar em breve recurso em que a OAB sustenta que a Lei da Anistia não se aplica ao caso dos desaparecidos. A ONG de direitos humanos Human Rights Watch considerou a denúncia "um passo importante" para a punição de responsáveis por crimes na ditadura.

Autor: Direito à memória e à verdade

Profº Cleber de oliveira 





PCdoB decide manter candidaturas a prefeitos em nove capitais

A direção nacional do Partido Comunista do Brasil, reunida em São Paulo, decidiu neste domingo (1º), manter e reforçar as pré-candidaturas do Partido em nove capitais de estados para o pleito municipal de outubro próximo.

O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, afirmou que o partido está vivendo um importante momento de acumulação eleitoral, com o aparecimento de novas lideranças políticas capazes de arregimentar apoios, concertar alianças, obter expressivas votações e vencer as eleições. Os comunistas veem possibilidade de êxito em vários municípios.

Leia também:

PCdoB reúne Comitê Central e faz o balanço de sua História

Resolução sobre as Convenções Eleitorais do PCdoB – 2012 

Resolução do Comitê Central sobre o Sincom e a CNM

Resolução do CC sobre constituição de GT do meio ambiente 

Rabelo destacou a candidatura de Manuela D'Ávila, que aparece nas sondagens em empate técnico com o atual prefeito, José Fortunati. A deputada federal comunista já conta com o apoio do PSB e outras adesões estão por ser anunciadas nas próximas semanas, destacadamente o PP, da senadora Ana Amélia. Com a consciência de que será uma batalha renhida, o presidente do PCdoB assinalou que Porto Alegre é uma das capitais em que os comunistas podem vencer.

Em São Paulo, o vereador Netinho de Paula desponta com uma candidatura forte, com possibilidades de obter enorme votação, sobretudo nas periferias. O vereador, que foi candidato a senador em 2010, quando obteve mais de sete milhões de votos, é uma liderança popular prestigiada com grandes possibilidades eleitorais. A manutenção da sua candidatura projeta a legenda comunista não apenas no quadro paulistano, mas na luta política nacional, tem o valor simbólico de apresentar o PCdoB como protagonista político de peso.

Na Bahia e em Santa Catarina, despontam duas lideranças femininas do PCdoB – a deputada federal Alice Portugal (BA) e a legisladora estadual Ângela Albino (SC), ambas em condições de galvanizar o eleitorado das respectivas capitais, Salvador e Florianópolis. No estado da Bahia e em sua capital atua uma numerosa militância comunista. Trata-se de uma das seções estaduais mais estruturadas do PCdoB no país. O Partido conta na Bahia com ampla influência de massas, traduzida em força política e organizativa nos movimentos sociais. Em tal quadro, a direção do PCdoB considera que é imprescindível, para o partido continuar crescendo, manter a candidatura de Alice e fazer uma aguerrida campanha eleitoral. Em Florianópolis, Ângela Albino é uma das mais importantes lideranças emergentes e já conta com o apoio do PT local.

Goiânia, com Isaura Lemos; Aracaju, onde foi lançado Jefferson Dantas; Macapá, com o deputado federal Evandro Milhomen, e Teresina, onde desponta o nome do deputado federal Osmar Jr., são capitais em que o PCdoB terá candidatos próprios no pleito municipal, em aliança com outros partidos.

Uma das principais lideranças nacionais do PCdoB, o senador Inácio Arruda, é pré-candidato em Fortaleza. Desponta como um dos líderes nas pesquisas eleitorais e está empenhado em articulações políticas para ser o candidato de uma frente que reúna as principais forças da capital cearense.

O PCdoB reúne possibilidades também em cidades médias, nomeadamente em Olinda (PE), onde conquistará o quarto mandato consecutivo, com Renildo Calheiros, candidato à reeleição. Contagem (MG), Jundiaí (SP), Nova Iguaçu (RJ), Campina Grande (PB), Foz do Iguaçu (PR) e Caxias (RS), entre outras, são cidades em que o PCdoB também terá candidaturas próprias e reúne chance de alcançar bons desempenhos nas urnas.

Da Redação do Vermelho

Profº Cleber de Oliveira
________________________________________


Fidel Castro: O mundo maravilhoso do capitalismo

A busca da verdade política sempre será uma tarefa dura, mesmo em nossos tempos, quando a ciência pôs em nossas mãos um grande número de conhecimentos. Um dos mais importantes foi conhecer e estudar o fabuloso poder da energia contida na matéria.

Por Fidel Castro

O descobridor dessa energia e seu possível emprego foi um homem pacífico e bonachão que, apesar de seu repúdio à violência e à guerra, solicitou seu desenvolvimento aos Estados Unidos, então presidido por Franklin D. Roosevelt, de conhecida posição antifascista, líder de um país capitalista em profunda crise, que tinha contribuído para salvar com fortes medidas que mereceram o ódio da extrema direita de sua própria classe. Hoje esse Estado impõe ao mundo a mais brutal e perigosa tirania que nossa frágil espécie já conheceu.

Os despachos procedentes dos Estados Unidos e seus aliados da Otan se referem aos crimes cometidos por eles e seus cúmplices. As cidades mais importantes dos Estados Unidos e da Europa refletem constantes batalhas campais entre os manifestantes e a polícia bem treinada e alimentada, com carros blindados e escafandros, distribuindo golpes, pontapés e gases contra mulheres e homens, torcendo mãos e pescoços de jovens e velhos, mostrando ao mundo as covardes ações que são cometidas contra os direitos e a vida dos cidadãos de seus próprios países.

Até quando podem durar semelhantes barbaridades?

Para não ser extenso, já que estas tragédias irão sendo apresentadas cada vez mais pela televisão e a imprensa em geral, e serão como o pão que a cada dia se nega aos que menos têm, citarei o despacho recebido hoje, de uma importante agência de notícias ocidental:

“Boa parte das costas japonesas do Pacífico poderiam ficar inundadas por uma onda gigantesca superior a 34 metros se se produzisse um terremoto poderoso, segundo os cálculos revisados de um painel do governo.

Qualquer tsunami desencadeado por um terremoto de magnitude 9 na depressão de Nankai, que vai desde a principal ilha japonesa de Honshu até a ilha sulista de Kyushu, poderia alcançar os 34 metros de altura, assinalou o comitê.

Um cálculo anterior em 2003 estimava que a altura máxima de tal onda seria inferior aos 20 metros.

A usina de Fukushima tinha sido projetada para resistir a um tsunami de 6 metros, menos da metade da altura da onda que a impactou em 11 de março de 2011.”

Mas não há razões para preocupação. Outro despacho, datado 30 de março, pode nos tranquilizar. Procede de um meio realmente bem informado. Sintetizarei em breves palavras: “Se você fosse jogador de futebol, xeique árabe ou executivo de uma grande multinacional, que tipo de tecnología lhe faria suspirar?

Recentemente, umas conhecidas lojas de luxo em Londres inauguraram uma seção inteira dedicada a amantes da tecnologia com carteiras abarrotadas.

Televisores de um milhão de dólares, câmeras de vídeo Ferrari e submarinos individuais são alguns dos fetiches para fazer as delícias do milionário.

O televisor de um milhão de dólares é a joia da coroa.

No caso da Apple, a empresa se compromete a entregar seus novos produtos no mesmo dia do lançamento no mercado.

Imaginemos que saimos de nossa mansão e já estamos cansados de rondar por aí com nosso iate, limousine, helicóptero ou jet. Ainda nos resta a opção de comprar um submarino individual ou para duas pessoas.”

A oferta prossegue com celulares com capa de aço inoxidável, processador de 1,2 Gigahertz e 8 Gigas de memória, tecnologia NFC para realizar pagamentos através do celular, câmera de vídeo de marca Ferrari.

É verdade, compatriotas, que o capitalismo é uma coisa maravilhosa! Talvez nós sejamos culpados de que cada cidadão não tenha um submarino particular na praia.

Foram eles e não eu quem misturou no mesmo saco os xeiques árabes e os executivos das grandes transnacionais com os jogadores de futebol. Pelo menos estes últimos entretêm milhões de pessoas e não são inimigos de Cuba. Devo esclarecê-lo.

Fidel Castro Ruz

1º de abril de 2012, às 20h35

Fonte: Cubadebate

Tradução da Redação do Vermelho

Professor Cleber de Oliveira




__________________________________


 Comunistas de todo o Brasil festejam os 90 anos do PCdoB
“Nas ruas, nas praças da luta não fugiu! Viva ao Partido Comunista do Brasil!”. Foi com esse grito que cerca de três mil comunistas externaram sua alegria durante o ato de comemoração do aniversário do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), realizado neste sábado (24), na cidade do Rio de Janeiro.

Do Rio de Janeiro, 
Joanne Mota e Mariana Viel

A festa, que reuniu comunistas e amigos do Partido de todo o Brasil e de diversos países do mundo, foi iniciada com a execução do Hino Nacional pelo maestro Rildo Hora. Ao som de sua gaita, o maestro levantou os presentes, que a uma só nota deram o tom da festa. 

Renato Rabelo: PCdoB e o Brasil, tudo a ver

O vereador e pré-candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PCdoB, Netinho de Paula, coordenou as comemorações. Além do Hino Nacional, foi exibido um documentário contando a história do Partido e resgatando fatos marcantes das nove décadas do PCdoB. 

Tais como a resistência dos comunistas brasileiros ao regime militar, a luta pela redemocratização do país, a campanha Fora Collor, as vitórias do Lula e da presidente Dilma, dentre muitos outros. Ainda durante evento, foi declamado o poema do russo Vladimir Maiakovski em homenagem a Lênin.

Renato Rabelo

Ao som dos gritos de luta dos companheiros, Renato Rabelo, presidente nacional do PCdoB, iniciou seu discurso salientando a importância destas nove décadas para o Partido. Ele lembrou que muitas gerações lutaram, bravamente, para sustentar a bandeira da liberdade, da democracia, da soberania nacional e do socialismo. E completar 90 anos é a prova viva dessa luta.

Segundo ele, a fundação do Partido “foi o vestíbulo na cena política brasileira de um partido da classe trabalhadora, com organização própria, uma causa definida, a luta pelo socialismo, e por objetivos que alcançassem esse grande ideal. Foi um acontecimento que demonstrou a visão histórica e o ato de coragem da semente de comunistas, que germinou para enfrentar a exclusão das massas trabalhadoras do curso político do nosso país”.

O presidente nacional do PCdoB frisou que atualmente o Partido atravessa um dos seus melhores momentos. “Manteve-se na cena da história. Tem sido uma força protagonista deste novo e promissor ciclo político que vive a Nação brasileira e os trabalhadores, aberto com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002, e continuado por Dilma Rousseff. Foi um notável êxito até onde chegamos. Mas, não percamos de vista, que vale mais o que ainda temos a percorrer e conquistar. Por isso, os festejos do dia 25 de março têm a força de renovar seu apelo de luta aos trabalhadores e ao povo”, conclamou Rabelo.

Em seu discurso, o dirigente nacional deixou claro o papel estratégico da organização dos trabalhadores e da atuação dos movimentos sociais. Segundo ele, “o PCdoB vive uma fase de fortalecimento e expansão, em crescimento na sua ligação com o movimento dos trabalhadores e movimento popular, estes que assumem uma face moderna com a marca de grandes contingentes partidários e de lideranças destacadas, de jovens e mulheres”.

Ele frisou o papel dos movimentos organizados na construção do Partido e destacou que “a criação da União da Juventude Socialista (UJS), 28 anos atrás, foi um marco de originalidade e de importante êxito. A contribuição do Partido – com outras forças políticas e sindicais para criação da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) – deu importante passo renovador no movimento sindical. A União Brasileira de Mulheres (UBM), a União de Negros pela Igualdade (Unegro), a Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam) fazem parte da estreita relação de elevados compromissos dos comunistas com os movimentos sociais na atualidade”.

A presidente Dilma Rousseff – que não pôde estar presente na festa – enviou um vídeo cumprimentando o Partido pelo seu nonagésimo aniversário. Durante a mensagem, Dilma reforçou a aliança entre seu governo e o PCdoB em favor do Brasil. 

A mandatária disse que ao longo de sua história “o PCdoB tem sacudido velhas estruturas por um país soberano e com justiça social”. 

Dilma reafirmou que Partido teve um fundamental papel no governo Lula e que atualmente também assume um papel protagonista nos avanços e conquistas do governo federal. 

A presidente falou ainda da unidade política dos parlamentares comunistas no Congresso e da competência do ministro Aldo Rebelo à frente da pasta do Esporte.

Homenagens 

A vice-presidente do PCdoB, Luciana Santos, coordenou as homenagens aos companheiros Astrojildo Pereira, Luiz Carlos Prestes e João Amazonas e rememorou o papel deles na Guerrilha do Araguaia. “Estas três figuras jamais serão esquecidas. O legado destes comunistas norteará nossa militância, que hoje, graças ao Partido, vive uma fase de fortalecimento e expansão, assumindo uma face moderna com a marca de grandes contingentes partidários e de lideranças destacadas, de jovens e mulheres”, afirmou a dirigente.

 

Maria Prestes, viúva de Luiz Carlos Prestes, falou da importância da participação da juventude na atual construção do Partido. Ela lembrou que por cerca de 40 anos participou de importantes lutas ao lado do Cavaleiro da Esperança. Maria Prestes reforçou ainda que enquanto puder e for convidada continuará atuando e contribuindo para as batalhas e lutas do Partido.

Beatriz Alcaforado Martinez, sobrinha de Astrojildo Pereira, disse que a homenagem representa um ato de justiça a um dos fundadores do Partido. “Ele foi um grande idealista e deu sua vida para o Partido. Esse é finalmente um reconhecimento ao trabalho e à defesa que ele fez à democracia e ao povo brasileiro”.

Luciana Santos acrescentou que, ao longo desses 90 anos de luta, o PCdoB toma seu lugar na história republicana brasileira. “Devemos deixar sempre ao alcance de nossa memória as lutas capitaneadas pelo nosso Partido, este que sempre se colocou na linha de frente para as lutas e que em várias ocasiões contribuiu para a determinação ou o desfecho de episódios importantes da história do nosso país”, explicou a vice-presidente do PCdoB. 

Ato Político

A cerimônia também foi marcada por um ato político, que reuniu lideranças dos movimentos sociais e representantes das forças progressistas brasileiras. Foram convidados ao palco o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), André Tokarski; o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Wagner Gomes; a presidente estadual do PCdoB-RJ, Ana Rocha; o senador Inácio Arruda; o ministro do Esporte, Aldo Rebelo; o prefeito de Aracaju, Edivaldo Nogueira, e a vice-presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos.

Também participaram o presidente nacional do PT, Rui Falcão; o ex-secretário-geral da Presidência da República e diretor do Instituto Lula, Luiz Dulci; o secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho; o governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), e o vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB) .

Representantes de organizações comunistas, revolucionárias, progressistas e anti-imperialistas de 22 países também reforçaram seus laços de amizade com os comunistas brasileiros e rederam homenagens ao Partido.

Canto pela liberdade
 


Com o fim das solenidades políticas, os militantes do PCdoB se renderam ao samba do músico comunista Martinho da Vila. Em entrevista ao Vermelho, ele destacou a importância do PCdoB no cenário político nacional e na construção de políticas sociais. Martinho da Vila disse que optou por integrar as fileiras partidárias do PCdoB porque desde sua origem o Partido sempre teve sua visão voltada para os oprimidos e as minorias. Martinho iniciou show prometendo cantar a liberdade
-- 
ATT Enéas Santos 
12- 91730659
11 - 70975221
Twitter.com/eneasantos 

______________________________________________


Dilma quer ganhar no grito e com cara feia, diz Jarbas Vasconcelos, dissidente do PMDB
Por Fábio Brandt
Fonte: UOL, em Brasília

O temperamento ácido da presidente Dilma Rousseff (PT) faz com que ela desperdice a chance de fazer aliados no Congresso. A avaliação é do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), integrante do grupo de senadores do PMDB não alinhados ao governo Dilma.

“Dilma não tem os atributos que são de Lula. Malícia, carisma. Lula tinha paciência. Ela não tem. É uma pessoa muito arrogante”, afirmou o senador em entrevista ao UOL e à Folha.

Para Jarbas, Dilma erra ao tentar “ganhar sempre no grito e na cara feia”. Ele disse que a presidente criou chance de aproximação com os dissidentes ao substituir Romero Jucá (PMDB-RR) por Eduardo Braga (PMDB-AM) no cargo de líder do governo no Senado. Mas, segundo o senador, o acerto de Dilma para aí. “Ela não quer dialogar com o Senado, não quer dialogar com a Câmara”.

Jarbas Vasconcelos falou sobre o assunto no “Poder e Política – Entrevista”, programa do UOL e da Folha conduzido pelo jornalista Fernando Rodrigues no estúdio do Grupo Folha em Brasília. A gravação ocorreu nesta quinta-feira (22).

Na entrevista, o senador disse não duvidar das “boas intenções” de Dilma, mas que ela “convive com o mal feito” e “não fez faxina coisa nenhuma”. Ele explicou: “Foi a mídia que levou o governo ao estrangulamento e às demissões dos ministros”, afirmou Jarbas. Para ele, Dilma merece criticas por ter agido com rigor em um dos primeiros escândalos de seu governo, o do Ministério dos Transportes, mas ter abrandado o tom nos escândalos seguintes.

Apesar de ser oposicionista, Jarbas disse que Dilma deve chegar em 2014 como candidata à reeleição e favorita para vencer a eleição. “Que pesem todos esses vacilos do governo, mas a economia vai bem”, disse. Já o candidato da oposição, segundo Jarbas, deve sair do PSDB. “Talvez fique entre o Aécio [Neves] e o [Geraldo] Alckmin”.

Próximo a José Serra, Jarbas afirmou que o tucano não deve ser candidato a presidente se for eleito prefeito de São Paulo. “Acho que ele vai ter que cumprir o mandato”.

A seguir, trechos em vídeo da entrevista de Jarbas Vasconcelos. Mais abaixo, vídeo com a íntegra da entrevista. A transcrição completa também está disponível.


Ver os videos dessa reportagem, click aqui: http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2012/03/23/dilma-quer-ganhar-no-grito-e-com-cara-feia-diz-jarbas-vasconcelos-dissidente-do-pmdb.htm

---------------------------------------

Encontro Memorável em São Paulo. Viva a Cultura!



Da esquerda para a direita: Prof. Cleber de Oliveira – Presidente do PCdoB de Jales, Eng. Lombardi - Presidente do PV Indaiatuba, Deputado Federal José Luiz Penna – Presidente Nacional do Partido Verde e Eufrásio Félix (Gato Félix) Produtor Artístico e Cultural. 

Foi realmente um encontro sensacional para estes que estão na foto acima. O que era para ser apenas mais uma entre tantas reuniões de aproximadamente noventa minutos, destas onde falamos sobre conjunturas políticas,  simplismente, tornou-se um saboroso encontro entre amigos onde além de análises sobre a atual situação nacional econômica como também prospecções futurísticas, ficamos por mais de cinco horas, trocando e compartilhando idéias sobre “CULTURA”, EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE, CIDADANIA, AMIZADE, TEMPOS DE MOCIDADE, TEATRO, CINEMA, POESIA, LITERATURA, PESQUISAS, MOVIMENTO NEGRO, BRASILIDADES.

Eu, Gato Félix, Alberto Ferreira (não aparece na foto) e Eng. Lombardi, estivemos nesta  segunda-feira (12/03/12) no escritório político em São Paulo do Deputado Federal e Presidente Nacional do Partido Verde, Sr. José Luiz Penna (foto acima vestindo camisa branca), que nos recebeu com os braços abertos e demonstrando muita felicidade, principalmente pelo reencontro seu grande amigo “Gato Félix”, que participou e conheceu muito de perto a mocidade e vida artística deste nobre deputado.

Marcaram presença neste encontro, por citações memoráveis, grandes nomes que muito contribuiram para o crescimento e fortalecimento da nossa cultura como: Lucia de Sanctis, Athenodoro Ribeiro, que juntamente com Gato Félix e Penna  e entre outros, criaram o Teatro Negro da Bahia. Colaborou muito neste processo o diretor de teatro Zembinski (polonês).

Foi também lembrado Alberto D’Avessa (Dir. de cinema e Dir. Escola deTeatro da Bahia), Orlando Senna ( Dir. Escola de Teatro Castro Alves e Dir. de cinema na Universidade de Cinema de Cuba e ainda criador da Universidade de Cinema de Fortaleza).

Contaram Penna e Gato Félix, que tudo começou a aproximadamente trinta anos atrás, juntamente com João Augusto que foi também criador e fundador do Teatro de Vilha Velha da Bahia. Época do "Cinema Novo" com Glauber Rocha e Antonio Sampaio (pai de Camila Pitanga).
 Prof. Cleber de Oliveira e José Luiz Penna

Sobre o convite para visitar a cidade de Jales, Penna (pres. Nacional do PV), disse que atenderá com muito prazer citou grandes festivais de música que ocorriam aqui na cidade. "Era um verdadeiro ARSENAL cultural", expressou Penna,  e faz questão de comparecer à Casa do Poeta e do Escritor de Jales. Acertaremos a data, assim que ele retornar da viagem  internacional em cumprimento a sua agenda.

Penna e Gato Félix (...amigos para sempre...)
Gato Félix foi membro e fundador dos “Novos Baianos”, juntamente com Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor. Conviveu e trabalhou com Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa, Moraes Moreira, Zé Ramalho, Tom Zé, entre outros grandes da música popular brasileira. Já produziu mais de 16 filmes entre “curtas e longas” e alguns deles receberam prêmios internacionais em vários países. Amante de todas as formas de expressões artísticas e não poderia ser diferente, também a Poesia; visitará muito em breve a Casa do Poeta e do Escritor de Jales ainda em 2012.
Gato Félix é o idealizador e Presidente da Bienal do Livro EXPO AFRO BRASIL, único evento cultural vínculado à Copa do Mundo de 2014, já aprovado pelo MINC para a captação e recurso que possibilitará a produção deste evento internacional. Nesta empreitada o Prof. Cleber de Oliveira é o Diretor Executivo da Bienal. Acreditamos que será realizada entre final de maio e início de Junho de 2012. Será escolhida ainda a Cidade sede, apesar de algumas dezenas já terem manifestado o interesse em sediar.


______________________________________

PCdoB-SP 2012: Eleger prefeitos e dobrar a bancada de vereadores

Reunido neste final de semana, o Comitê Estadual do PCdoB debateu e aprovou metas e objetivos para o ano de 2012, com destaque para o projeto eleitoral e a estruturação partidária. Com a palavra de ordem de eleger prefeitos e dobrar a bancada de vereadores, os comunistas de São Paulo trabalham com afinco para colher vitórias em outubro.


1. O ano que se inicia traz importantes desafios políticos para os comunistas e demais forças políticas democráticas e progressistas de São Paulo. O processo eleitoral de outubro, que renovará mandatos de prefeitos e vereadores nos 645 municípios do estado, representará oportunidade para debater soluções para os dilemas que afligem as cidades e impactam a vida da população. 

2. Será também um momento rico para que as forças políticas apresentem suas plataformas e candidaturas ao povo, buscando acumular e assentar as bases para a disputa de 2014, quando estarão em jogo os próprios rumos do estado e do país. Neste sentido, o objetivo é que os projetos e resultados das eleições municipais de 2012 desenhem melhores condições para que o campo progressista obtenha vitórias no pleito de 2014. 

3. O PCdoB-SP está empenhado em manter sua curva ascendente no estado. Ampliamos a votação na última eleição, conquistamos dois mandatos federais e dois estaduais – estes em chapa própria -, alcançamos excepcional votação ao Senado com Netinho de Paula, expandimos a organização partidária para 309 municípios, garantindo presença em todas as cidades que realizam segundo turno (mais de 200 mil eleitores) e todas as com mais de 100 mil eleitores. Chegamos a 50 vereadores e filiamos o prefeito de Monte Alegre do Sul. O Partido vive, portanto, um momento de expansão que pretende acelerar nestas eleições. 

4. Em consonância com as diretrizes nacionais, o centro projeto eleitoral do PCdoB paulista para 2012 consiste em apresentar candidaturas majoritárias onde existirem condições, buscar eleger prefeitos (as) e dobrar o número de vereadores nas câmaras municipais. Fruto dessa resolução política, devemos ter candidaturas a prefeito em 35 cidades e apresentaremos cerca de 2 mil candidatos à vereança. 

5. A política de alianças deve contribuir para o alcance desses objetivos. O esforço realizado pelo Partido foi o de ampliar e diversificar as alianças políticas, levando em conta as melhores condições geradas para o sucesso do projeto, o que tem tido resultados satisfatórios. Caberá às conferências eleitorais municipais aprovar as alianças em âmbito local (ad referendum da instância superior, conforme artigo 29 do Estatuto).

Disputas majoritárias 

6. As prioridades partidárias nas disputas majoritárias são as candidaturas de Netinho de Paula, em São Paulo, e de Pedro Bigardi, em Jundiaí. Temos ainda o objetivo de reeleição do prefeito recém-filiado Carlos Aguiar (Monte Alegre) e vencer em um conjunto de cidades médias ou pequenas nas quais temos boas chances com candidato (a) próprio (a).

7. O cenário eleitoral na cidade de São Paulo segue em aberto e aponta, até o momento, para múltiplas candidaturas. O PSDB, com prévias marcadas para março, ainda não definiu seu candidato. Algumas lideranças tucanas alimentam a esperança que José Serra entre na disputa e, assim, reaproxime o PSD de Kassab. O prefeito, por sua vez, sinaliza tanto para o lançamento de Guilherme Afif quanto para uma composição com Haddad, do PT. Compõem ainda o cenário Russomano (PRB), o próprio Netinho de Paula, Soninha (PPS), Paulinho (PDT) e Chalita (PMDB).

8. O PCdoB participará pela primeira vez da eleição majoritária na capital com a candidatura de Netinho, que aparece na segunda colocação, variando de 13% a 16% nas pesquisas. Netinho é uma liderança conhecida e respeitada, em particular nas camadas mais populares, e tem o respaldo não apenas das pesquisas, mas de quase dois milhões de votos recebidos nesta cidade para o Senado. O trabalho da direção partidária tem sido em torno de fortalecer ainda mais a candidatura, ampliar as alianças políticas e a composição do núcleo de coordenação.

9. A candidatura de Pedro Bigardi, em Jundiaí, vem crescendo continuamente e já desponta consolidada como o principal polo da oposição. O atual prefeito é do PSDB e candidato à reeleição.

10. Já temos apoios de diversas legendas e podemos ampliá-los ainda mais, com vistas a chegar ao segundo turno e buscar a vitória.

Ampliar a bancada de vereadores na Capital 

11. Outro grande desafio é o de ampliar a bancada de vereadores do PCdoB na Câmara Municipal de São Paulo. O esforço para a montagem da chapa possibilitou que ultrapassássemos o número de 100 pré-candidatos, o que somado ao potencial de votos de legenda pode gerar condições favoráveis à consecução deste objetivo.

Acompanhamento aos projetos eleitorais de Campinas e Guarulhos

12. São Paulo é o único estado do Brasil que possui mais cidades com 1 milhão de habitantes além da capital. Por essa característica, aliada aos potenciais econômico e tecnológico, Campinas e Guarulhos devem ganhar destaque no acompanhamento de seus projetos eleitorais, buscando garantir e ampliar a presença do PCdoB nas casas legislativas de ambas as cidades.

Reeleger os atuais vereadores; eleger nas maiores cidades onde não temos presença

13. Faz parte dos objetivos eleitorais do PCdoB a manutenção de mandatos conquistados em municípios chave do interior e da grande São Paulo, a obtenção de cadeiras em cidades com mais de 200 mil eleitores nas quais não temos parlamentares, a eleição de vereadores em cidades com mais de 100 mil eleitores e cidades que são polos regionais.

Eleger prefeitos e dobrar a bancada de vereadores

14. O êxito deste projeto político e eleitoral do PCdoB-SP em 2012 é fundamental para angariar prestígio junto ao povo, impulsionar a luta das forças progressistas por mudanças no estado e para o impulso do novo projeto nacional de desenvolvimento. Para um melhor e mais permanente acompanhamento, o Comitê Estadual indica a formação de um Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) composto por Nádia Campeão, Marcelo Cardia, Vânius Silva, Bruno Prado, José Carlos Pires (Zeca), Elizeu Soares e Orlando Silva, a ser coordenado por este último.

15. A ampliação do protagonismo político dos comunistas é, portanto, indispensável para a construção do “Partido do tamanho de nossas ideias”, como consignou a última Conferência Estadual. O Comitê Estadual conclama a militância a realizar todos os esforços, tensionar todas as forças partidárias rumo à vitória em outubro, materializada na eleição de prefeitos e na duplicação da bancada de vereadores no estado.

Desafios da estruturação partidária

16. Como Partido organizado, militante, permanente e de grande inserção nos movimentos sociais e lutas do povo, o PCdoB-SP tem uma extensa agenda a cumprir neste ano de 2012, que extravasa o calendário eleitoral. A direção estadual reforça a importância e conclama dirigentes e militantes a envidarem esforços para o êxito de todas as atividades que seguem.

17. De imediato, ganha destaque na agenda o movimento sindical, com a eleição do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (29/2 a 1/3), uma das prioridades para o PCdoB-SP e na qual a chapa liderada pela CTB busca a vitória. Também fica convocada a militância partidária ao engajamento e participação no grande ato unificado de 1º de Maio, que contará com o empenho das centrais sindicais CTB, Força Sindical, UGT, Nova Central e CGTB.

18. Os comunistas que atuam no movimento juvenil também viverão em 2012 um grande momento de debate político, organização e expansão de suas fileiras com o processo de Congresso da União da Juventude Socialista, cuja etapa paulista deve ocorrer entre 25 e 27 de maio. 

19. A militância feminista da UBM está engajada na preparação de uma grande participação das mulheres comunistas de São Paulo na Conferência Nacional da Questão da Mulher, marcada para os dias 18 a 20 de maio.

20. Foi aprovada na última Conferência Estadual a meta de uma contínua campanha de filiação visando atingir, até o final de 2012, a marca de 20 mil novos filiados e a distribuição de 50 mil livretos do Programa Socialista. Para atingir tal resultado, é importante que todas as frentes de atuação se engajem nesta tarefa como parte da mobilização das atividades já listadas.

21. É necessário também elevar os esforços relacionados à sustentação material do Partido via a contribuição militante. A contribuição financeira deve ser sempre reafirmada como compromisso político e ideológico do militante, por isso, à medida que ampliamos nossas fileiras, precisamos aumentar o número de contribuintes no Sincom (Sistema Nacional de Contribuição Militante). Ao mesmo tempo, é preciso intensificar a aquisição da Carteira Nacional do Militante com vistas a atingir todos os que participaram da Conferência e/ou estejam de alguma forma organizados, pois a “carteirinha” representa um passo a mais na identificação entre militante e Partido.

22. O Curso do Programa Socialista (CPS) é peça fundamental para o sistema de formação partidária, especialmente num momento, como o atual, em que o PCdoB expande suas fileiras, e ganha ainda maior relevo com a comemoração dos 90 anos de fundação do Partido. Sendo assim, desde o ano passado as direções têm feito grande esforço de ministrar o CPS a todos os militantes envolvidos no processo de Conferência. Este impulso na formação deve persistir e ser ampliado em 2012.

23. Os fóruns de macrorregiões – órgãos consultivos que auxiliam na implementação das orientações – têm se demonstrado muito importantes na realidade do PCdoB paulista. Atualmente, já são 25 macros em funcionamento. É importante reforçar cada vez mais seu papel para ampliar a capacidade dirigente.

São Paulo, 11 de fevereiro de 2012

Comitê Estadual de São Paulo do PCdoB


Fonte: Portal Vemelho


 _____________________________________________________________
UBM apoia palestina presa em greve de fome

A União Brasileira de Mulheres (UBM), entidade integrante do ‘Comitê Pelo Estado da Palestina Já’, emitiu nota em solidariedade à palestina Hanaa Chalabi, 30 anos, mantida em cárcere privado em Israel. No Dia Internacional da Mulher, 8 de Março, cerca de mil mulheres foram às ruas pedir pela libertação de Hanaa, que estava em greve de fome há 22 dias na ocasião. 


Mulheres palestinas ocuparam ruas na Faixa de Gaza e na Cisjordânia para marcar o dia Internacional da Mulher. Outros protestos foram realizados na barreira de Qalandiya na Cisjordânia, entre Ramallah e Jerusalém, convocados por grupos de defesa dos direitos da mulher.

O Exército israelense usou jatos d'água e um veículo amplificador de som para dispersar a multidão. Alguns jovens atiraram pedras nos soldados, que responderam com o lançamento de granadas de gás lacrimogêneo.

Hanaa Chalabi foi presa pela primeira vez em 2011 e chegou a ser libertada em outubro, durante uma troca de 1.027 prisioneiros palestinos, entre eles 27 mulheres, pelo soldado israelense Gilad Shalit, que ficou em poder, durante mais de cinco anos, do movimento islamita Hamas, na Faixa de Gaza.

Acusada pelo Exército israelense de ser uma "agente mundial da jihad", ela foi novamente presa no dia 16 de fevereiro em Burqin, norte da Cisjordânia, e colocada sob detenção administrativa por seis meses - medida que pode ser renovada por tempo indeterminado. A pena foi reduzida, domingo, para quatro meses, por um tribunal militar israelense.

A Autoridade Palestina, que governa as zonas autônomas da Cisjordânia, considerou feriado o Dia Internacional da Mulher.

Íntegra da nota da UBM:

A União Brasileira de Mulheres (UBM), entidade integrante do ‘Comitê Pelo Estado da Palestina Já’, saúda a brava luta das mulheres palestinas, tanto em sua solidariedade à companheira que faz greve de fome, como na manifestação realizada no dia 8 de março, na barreira de Qalandiya na Cisjordânia, entre Ramallah e Jerusalém e repudia veementemente a violência policial.

O reconhecimento de um Estado palestino soberano, baseado no fim da ocupação, na erradicação dos assentamentos e no retorno dos refugiados, de acordo com as próprias resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU), atende aos interesses fundamentais dos povos e das mulheres da região. A UBM apoia as mobilizações populares das palestinas que lutam contra o governo antidemocrático de Israel.

Com UBM e Bandeirantes



_____________________________________________________________

Prof. Cleber de Oliveira - PCdoB Jales/SP e Netinho de Paula - Vereador PCdoB/São Paulo 

Netinho nega ser vice

Em entrevista à Rádio CBN na manhã desta quinta-feira (1º/3), o pré-candidato do PCdoB à Prefeitura de São Paulo, Netinho de Paula, reforçou que o Partido não abrirá mão da candidatura majoritária no pleito deste ano. Netinho lembrou que historicamente o PCdoB sempre foi aliado do PT — partido com o qual mantém importantes relações políticas —, mas que é chegada a hora da “independência do Partido” na capital.

Por Mariana Viel

O pré-candidato comunista disse que a iniciativa de lançar candidaturas próprias em São Paulo, assim como em outras grandes capitais brasileiras nas eleições desse ano, é uma decisão do Comitê Central do Partido. Atualmente, as pesquisas de intenção de voto indicam que Netinho tem 13% da preferência do eleitorado paulistano. Segundo ele, esse é um esforço do PCdoB em todo o país para reforçar os ideais que a legenda defende desde sua fundação há 90 anos — comemorados no próximo dia 25 de março.

Netinho reiterou que não existem negociações para que o PCdoB assuma a vice na chapa do ex-ministro da Educação, Fernando Haddad (PT), e que não trabalha com essa possibilidade. Ele afirmou que o Partido defende a criação de uma terceira via na capital paulistana, alternativa à polarização entre o PSDB-PSD , por um lado, e o PT por outro. Para Netinho, esta alternativa deve aportar novas propostas de desenvolvimento. “Temos mantido conversas com outras lideranças e forças que queiram compor e participar dessa terceira via”.

Eleito em 2008 vereador de São Paulo, com mais de 84 mil votos, Netinho falou de sua atuação na Câmara. Em resposta a um ouvinte, ele disse que devido à sua popularidade artística foi eleito com um forte apelo para a área da Cultura, mas que sua atuação parlamentar inclui demandas voltadas à população jovem, educação e capacitação profissional. Ele ressaltou ainda a participação nas comissões de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude; de Finanças e de Educação.

Um dos pontos centrais do programa de governo de Netinho Paula para São Paulo — que ainda está em fase elaboração — será a redução das desigualdades sociais, culturais e de oportunidades entre a região central da capital e a periferia. Ele afirmou que “a cidade cresceu de forma desorganizada” e que diariamente cerca de 3,5 milhões de pessoas são obrigadas a se deslocar para o centro da cidade em busca de emprego, educação, atendimento médico e cultura.

Para o pré-candidato comunista, é necessário promover a descentralização dos serviços essenciais e criar incentivos para que empresas ofereçam novas oportunidades em outras regiões da capital, principalmente na periferia da cidade — assegurando a todos os paulistanos mais qualidade de vida. Netinho lembrou que durante mais de 20 anos usou os serviços públicos de transporte, educação e saúde, que conhece de perto as carências e demandas dessas áreas.

Em resposta ao colunista Juca Kfouri, Netinho falou sobre a polêmica da agressão à sua ex-mulher, sete anos atrás. Ele afirmou que o que incidente foi “um ato covarde”, que se envergonha de ter se envolvido nessa situação e que já se desculpou publicamente inúmeras vezes sobre o ato. Segundo ele, o contato estreito com o próprio Movimento de Mulheres do PCdoB o ajudou a compreender erro.

Netinho disse que pretende se tornar o “prefeito da oportunidade”. O pré-candidato comentou os resultados da pesquisa divulgada pelo Movimento Nossa São Paulo, no início deste ano, que revela que 56% dos paulistanos abandonariam a capital se tivessem oportunidade. “Quero que a juventude se orgulhe da cidade em que vive. Que as escolas voltem a ter fanfarras, que tenham quadras cobertas e piscinas. Que esse volte a ser um equipamento público referência para a população”.

Com Portal Vermelho


"A PRIVATARIA TUCANA"



Autor de Privataria Tucana participa de audiência na Bahia

O jornalista e autor de “A Privataria Tucana”, Amaury Ribeiro Jr., esteve nesta quinta-feira em Salvador para participar de uma audiência pública debatendo o tema do livro, que, segundo ele, já vendeu mais de 150 mil cópias em apenas três meses.

Durante o bate-papo, Amaury deixou os tucanos com o “bico entre as penas” ao dizer que já foi procurado pelos serviços de inteligência do Ministério Público e da Receita Federal para dar informações sobre os temas abordados em “Privataria”.

Cheio de ironia e transbordando alegria pelo sucesso do trabalho, Amaury aproveitou para brincar com algumas das histórias do livro. “Se tem um povo que sofreu com a Privataria, foi o povo baiano.
Transformaram até Trancoso em um centro financeiro, uma bolsa de valores”, ironizou.

Presente no evento, o deputado federal Emiliano José (PT-BA) destacou a importância da criação da CPI da Privataria Tucana no Congresso Federal. “Estamos lutando para isso, mas muitos fatores podem
determinar a abertura, ou não”, afirmou. Entre os aplausos e sorrisos da platéia, a sensação foi de que “Privataria” é uma obra exemplar quando o assunto é um jornalismo bem apurado e documentado, além de ter sido responsável pela abertura das feridas dos mandatos tucanos. Vamos ver até onde chegam as investigações e como será o futuro desta cadeia alimentar. Se correr, o bicho pega, se ficar, o bicho come.

Em tempo – Para divulgar o debate e o lançamento do livro na Bahia, um jornal de Salvador publicou uma nota com a foto do autor do “fenômeno de vendas”. Aliás, só tentaram! A foto que aparece ao lado da coluna, observem, é de Amaury Jr, mas não o jornalista investigativo e sim o freqüentador das melhores festas da “alta sociedade brasileira”…

Pois é, o Amaury da televisão!!! É o jornalismo “google”, sem o menor compromisso com a apuração! É pra rir ou pra chorar?

Clique aqui para ler Serra se blinda contra Privataria, Kassab: contra Aécio, Serra vota em Dilma, vídeo bomba: tucano chama Serra às falas, vote sim ou não: Serra trairia Aécio ? e a trepidante enquete como o Serra acha que o Brasil deveria se chamar ?

http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2012/03/02/amaury-privataria-ja-vendeu-150-mil-exemplares/
Amaury: Privataria já vendeu 150 mil exemplares ! | Conversa Afiada
www.conversaafiada.com.br