Gilberto Gil faz concerto contra a fome no mundo

Um Concerto de Cordas e Máquinas de Ritmo. Este foi o nome do show que Gilberto Gil escolheu para rodar o mundo no ano em que completou 70 anos. Sua mais recente apresentação foi no Parque da Música, em Roma, a convite da ONU.



Gil em show contra a fome no mundo
Gil em show contra a fome no mundo

Logo no início do evento, Gil explicou: "Cordas são as minhas duas vocais, as do meu violão, as do violão do meu filho Ben Gil. Máquinas de Ritmo são os meus companheiros na banda".



Consequências

Antes de a música começar, o diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva, lembrou ao público que atualmente, 1 a cada 7 pessoas no mundo sofre as consequências da fome.

Mais cedo, depois da passagem de som, Gil recebeu a Rádio ONU para uma entrevista.

"A fome sempre foi um problema onde e quando ela tenha existido. É um problema a ser resolvido pelas mães, pelos pais, pelas famílias, pelos coletivos. A questão atual fica muito mais grave – essa pode ser a maneira de ver – porque são grandes multidões num mundo com 7 bilhões, e ainda com possibilidade de crescimento muito maior da população mundial em que o sistema não tem sido capaz de alimentar todo mundo. É uma quantidade muito grande de gente com fome, abaixo da linha da pobreza. Então, não é mais um problema só dos pais e mães mas sim da família mundial, a família Terra, a família planetária está preocupada com isso porque é uma questão grave. E aí, então, todas as mobilizações, o fato de existir uma instituição já há muitos anos que vem monitorando os problemas da fome, a gravidade desses problemas, de sua intensificação".

Brasil na FAO

Gilberto Gil, que é embaixador da Boa Vontade da FAO, comentou algumas atividades da agência e o trabalho do novo chefe da FAO, José Graziano da Silva.

"O Graziano fez experiências muito interessantes no sentido de politicas compensatórias no Brasil, especificamente para atacar a fome e a pobreza, para possibilitar o surgimento de novas classes médias, com capacidade de consumir, de acesso à educação e cultura e é uma experiência importante reconhecida no mundo inteiro. Agora acredito que ele à frente da FAO pode trazer uma experiência que – apesar de muito difícil – foi muito importante e de uma certa forma muito bem sucedida no Brasil e isso agora pode ser um elemento para as políticas mundiais".

Fonte: ONU com reportagem da Rádio Vaticano. 




Lei sobre pessoas sem pátria é desafio no Brasil

Paulo Abrão, que tomou posse recentemente no Comitê Nacional de Refugiados, também tem como meta acelerar os pedidos de refúgio no país; apatridia é a situação de pessoas sem nacionalidade ou cidadania.


O novo presidente do Comitê Nacional de Refugiados do Brasil, Conare, quer acelerar os pedidos de refúgio para pessoas que buscam abrigo no país.

Em entrevista à Rádio ONU, de Frankfurt, Paulo Abrão afirmou que este é um dos desafios do seu mandato. Outro, é criar uma lei sobre os apátridas, como são chamados os cidadãos sem nacionalidade.

Plano

"Nós temos alguns projetos visando aperfeiçoamentos normativos e legislativos. O Brasil não tem uma legislação de apatridia. Vamos trabalhar nesse projeto de lei para que não haja mais uma lacuna nessa seara. Queremos também trabalhar mais fortemente com a criação de medidas de integração, mecanismos que possam trabalhar em torno da permanência do refugiado e do reassentado no território brasileiro."

O presidente do Conare participou, em Genebra, de uma reunião do Alto Comissariado da ONU para Refugiados, Acnur. Representantes de vários países discutiram um plano global de reassentamentos para 2013.

Angola

Paulo Abrão explica que o reassentamento ocorre quando há a necessidade de um novo destino e proteção para cidadãos que já estão refugiados. O programa de reassentamentos brasileiro existe há 10 anos, voltado para pessoas que saem da situação de conflito na América Latina.

Segundo o Ministério da Justiça, o Brasil tem mais de 4,5 mil refugiados de 77 países, sendo a maioria de Angola, Colômbia e República Democrática do Congo.

Fonte: Rádio ONU