Educação

Participe do seminário "PCdoB 90 anos"

O seminário "PCdoB 90 anos: história, legado, lições e alternativa socialista" será realizado nos dias 20 e 21 de abril de 2012 no campus Paraíso da Universidade Paulista (Unip), na Rua Vergueiro nº 1.211, em São Paulo. São convidados dirigentes, militantes do PCdoB e outras personalidades. Confirme sua presença por este e-mail: inscricoes@grabois.org.br Participe!
Cartaz do Seminário 
Arte: Cláudio Gonzalez

No âmbito das comemorações dos seus 90 anos, o PCdoB e a Fundação Maurício Grabois realizam essa atividade para debater a presença da legenda comunista na história do país. Como o Partido marcou com suas bandeiras a história nacional e, ao mesmo tempo, como foi influenciado por ela. Será ressaltado, também, o legado dos comunistas à construção do Brasil.
Por outro olhar, se verá que as lições dessa longa trajetória são diretrizes para o Partido seguir avante, com acúmulo crescente de forças. Finalmente, será discutido a alternativa do socialismo na contemporaneidade e no contexto da presente crise do capitalismo mundial.
Confira abaixo a programação do seminário.


Profº Cleber de Oliveira

Meu amigo, minha amiga

Educação, Direitos Humanos, desigualdades sociais, étnicas e de gênero, cultura, religiões de matrizes africanas, segmento LGBTT e juventude foram assuntos que priorizamos no primeiro ano do nosso mandato com uma consistente produção legislativa. Isso só foi possível por causa da sua contribuição. Para estreitarmos esse diálogo e construirmos um mandato participativo, criamos mais um canal de comunicação. Por meio desse informativo eletrônico, você tomará conhecimento de todas as nossas ações e poderá enviar suas sugestões e propostas.

Participe!


Carnaval


Apaixonada pelo Carnaval, a deputada Leci Brandão desfilou em duas escolas de samba de São Paulo: Acadêmicos do Tatuapé e Vai-Vai. Leci foi homenageada pela Acadêmicos do Tatuapé, que contou sua história de vida na avenida. A agremiação foi vice-campeã do grupo de acesso e, em 2013, vai desfilar no Grupo Especial. Parabéns Acadêmicos do Tatuapé e a todas as escolas de samba de São Paulo pelo belíssimo Carnaval!



Comissão de Educação realiza audiência pública para debater jornada extraclasse


Com a participação de grande número de professores da rede estadual de ensino, a Comissão de Educação promoveu no dia 8/2 audiência pública para debater o cumprimento da jornada extraclasse da categoria, um direito garantido aos professores pela Lei Nacional do Piso e que, segundo a Apeoesp, não está sendo cumprido no Estado. "Atualmente os professores se sentem agredidos e desvalorizados. Precisamos resgatar a dignidade dessa categoria tão importante para o desenvolvimento do nosso país", disse Leci, que é membro da Comissão de Educação.


Alckmin veta projeto de lei

A regulamentação do projeto de lei que trata da obrigatoriedade de fixação de placas para a divulgação da Lei estadual 14.187/2010, de autoria da deputada Leci Brandão, foi vetada pelo governador Geraldo Alckmin. Gastos de divulgação com a medida e problemas jurídicos foram as justificativas.

Leci se reúne com Secretário de Estado para criar campanha de combate à discriminação

No dia 4 de janeiro, o Secretário Adjunto da Justiça e da Defesa da Cidadania, Fabiano Marques de Paula, recebeu a deputada estadual Leci Brandão, para discutir a criação de uma campanha para fortalecer o combate à discriminação racial e ações para reconhecimento das comunidades de terreiro e quilombolas do Estado. O coordenador de Políticas para População Negra e Indígena, da Secretaria da Justiça, Antonio Carlos Arruda, também participou da audiência.


Ação para superação do racismo


A deputada Leci Brandão apresentou projeto para a criação do Fundo para a Superação da Discriminação Racial e Promoção da Igualdade. O Fundo terá como objetivo dar apoio financeiro a projetos e campanhas voltados ao enfrentamento da discriminação racial e promoção da igualdade. Outra proposta a ser apresentada pela deputada será a de aumentar os recursos do orçamento da Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena e do Conselho Estadual de Participação e do Desenvolvimento da Comunidade Negra.



Odoyá!


No dia 2 de fevereiro, a deputada Leci Brandão se juntou aos devotos de Iemanjá em procissões na Baixada Santista. As homenagens para a Rainha do Mar tomaram conta das praias e reuniram representantes de vários terreiros de Candomblé de Santos, Guarujá e da capital paulista. "É importante garantir a liberdade de expressão de todas as religiões. Nós que somos das religiões de matrizes africanas só queremos respeito", disse Leci.



Pinheirinho

Newsletter
A Assembleia Legislativa realizou audiência pública para discutir a desocupação do bairro Pinheirinho, em São José dos Campos. Durante o encontro, os moradores deram depoimentos relatando a ação violenta da Polícia Militar. Para o defensor público Jairo de Souza, a ação no Pinheirinho foi uma "barbárie nunca vista antes". O ato, coordenado pelos deputados Carlos Giannazi (PSOL) e Adriano Diogo (PT), teve o apoio da deputada Leci Brandão, que compôs a mesa de debates.


Economia criativa


Uma pesquisa sobre a cadeia produtiva do Carnaval paulista deverá ser realizada em cinco regiões administrativas do Estado: Vale do Paraíba, Baixada Santista, Região de Sorocaba, Região de Campinas e Grande São Paulo. A iniciativa terá o apoio do mandato da deputada Leci Brandão.





Lei 10.639


A 1ª Conferência de Educação para a Diversidade Étnico-Racial será realizada no primeiro semestre deste ano. O compromisso foi assumido pelo mandato da deputada Leci Brandão. O objetivo é aperfeiçoar a implementação da Lei 10.639 nas escolas públicas e privadas do Estado.

Menino que perdeu a visão por bala de borracha é ouvido na Assembleia

 
Reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais.



Reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais abordou nesta terça-feira, 10/4, o caso do menor Vinícius Queiroz da Silva, que perdeu a visão do olho direito durante uma blitz da Polícia Militar, na zona leste de São Paulo. Na abertura da reunião, o presidente da comissão, Adriano Diogo (PT), exibiu dois vídeos: um sobre o uso abusivo e ilegal de armamentos não letais como balas de borracha e gás lacrimogêneo ou pimenta, e uma reportagem do SBT sobre o caso de Vinícius Queiroz.
No dia 21/2/2012, Vinícius, de 15 anos, voltava para casa de bicicleta, por volta das 21h, no bairro de São Miguel, São Paulo. Ele parou para conversar com um amigo perto de um carro que tocava música alta. Uma viatura da Força Tática teria disparado tiros com balas de borracha, atingindo-o no olho direito, o que acarretou a perda da visão.
Os acontecimentos após o incidente foram narrados pela vítima e seus pais, Sileide e Eduardo Queiroz da Silva. O advogado da família, Anderson Dias de Meneses, também falou sobre os fatos e lamentou a falta de opções de lazer na zona leste. Ele ainda pediu o banimento de armamento menos letal, que já fora abolido em outros países.
Os policiais da viatura lavraram dois boletins de ocorrência sobre o fato, alegando que o menor teria sido atingido por uma pedra. O caso está sendo investigado pelo delegado titular do 22º DP de São Miguel, Adilson Jorge Donofrio, que apresentou um resumo do inquérito em andamento. Ele comunicou as providências que estão sendo tomadas para a elucidação do fato e disse que o inquérito, que garantiu estar sendo feito com imparcialidade, deve ficar pronto em 90 dias.
Olimpio Gomes (PDT) perguntou sobre a análise da bala de elastômero, que foi retirada pela própria vítima do olho, e foi enviada para perícia.
A deputada Leci Brandão (PCdoB) expôs sua preocupação com a ocorrência de racismo e preconceito contra música funk por parte da polícia. Já Marco Aurélio (PT) lamentou que o Estado aja contra o Estado de Direito, pois a pessoa tem que ser protegida pelo Estado, e não se sentir ameaçada pela polícia. No final da oitiva, Adriano Diogo disse a Vinícius: reaja, não deixe que esta injustiça destrua sua vida.

Matéria publicada no Portal Alesp
Redação: Monica Ferrero
Foto: Vera Massaro
Prof º Cleber de Oliveira