Supremo confirma legalidade do Programa Universidade para Todos

supremoA validade do Programa Universidade para Todos (ProUni), que incentiva o ingresso de alunos de baixa renda no ensino superior, foi confirmada nesta quinta (3) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Por um placar de 7 votos a 1, os ministros entenderam, no julgamento de ações de... Leia mais...

Transformação de vida entre moradores de rua

Transformação de vida entre moradores de rua


Durante cinco anos, a psicóloga Aparecida Magali de Souza Alvarez acompanhou de perto um grupo de moradores de rua da cidade de São Paulo e as pessoas que os auxiliavam. Do convívio, resultaram uma tese e um livro, que revela "encontros, amor ágape e resiliência".

SOGESP PROMOVE MUTIRÃO CONTRA O HPV NO SHOPPING IBIRAPUERA


No sábado, dia 5 de maio, das 10h às 22h, a Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP), em parceria com o Shopping Ibirapuera, promove uma campanha de prevenção e combate ao HPV. Uma equipe de médicos ginecologistas voluntários estará a postos para esclarecimento de dúvidas sobre a doença e transmitir informações para a população sobre o diagnóstico e o tratamento. Os médicos também distribuirão material informativo e preservativos aos visitantes do Ibirapuera.
“A informação é o mais valioso instrumento na luta contra o HPV, por isso levamos esses conhecimentos a diversos espaços na cidade, sempre com linguagem atual, para chamar a atenção da comunidade, afinal é necessário buscar prevenção por meio de vacinas, preservativos, exames e tratamento do HPV”, explica a dra. Márcia F. Terra Cardial, da SOGESP.

HPV

O Brasil é um dos líderes mundiais da infecção pelos vírus da família Papilomaviridae, ou HPV. Estes vírus são capazes de provocar lesões de pele ou mucosa. São cerca de 200 tipos diferentes de HPV, classificados como de baixo ou alto risco de câncer. Os HPV ‘s encontrados na maioria das verrugas genitais não oferecem risco de progressão para malignidade. 
No entanto, o crescimento da infecção por HPV em todo o mundo tem sido imenso, e assim, crescem os casos também de alto risco de câncer. Estima-se que 50% a 80% das mulheres sexualmente ativas serão infectadas por um ou mais tipos de HPV em algum momento de suas vidas. Embora a maioria destas infecções seja transitória, combatida espontaneamente pelo sistema imune, nem sempre os anticorpos são suficientemente competentes para eliminar os vírus.
Prevenção
A transmissão dos HPV genitais acontece por meio das relações sexuais, podendo causar lesões na vagina, colo do útero, pênis e ânus. As infecções clínicas mais comuns na região genital são as verrugas genitais ou condilomas acuminados, popularmente conhecidas como "crista de galo". Já as lesões subclínicas não apresentam nenhum sintoma, podendo progredir para o câncer de colo de útero se não diagnosticadas e tratadas precocemente.
O uso de preservativo (camisinha) é a maneira mais eficiente de prevenir a transmissão do HPV genital. Sua utilização é recomendada em qualquer tipo de relação sexual, mesmo naquela entre casais estáveis.
Outra medida importante é realizar consultas periódicas ao ginecologista, realizando todos os exames solicitados.

Fonte: INCA
Prof º Cleber de Oliveira

CORRUPÇÃO DA MÍDIA NA MIRA DA CPMI DO CACHOEIRA





"Se houve cooptação e corrupção de alguns atores da mídia, isso deve ser investigado". A afirmação é do deputado Odair Cunha (PT-MG), relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira, feita na quinta-feira (3). Para o jornalista Eduardo Guimarães, a mídia usa recursos semelhantes de parlamentares para se esquivarem de acusações, alegando tratar-se apenas de uma fonte.


Ler na Íntegra!