INSTITUCIONAL

Apresentação da UNEGRO

A UNEGRO é uma organização do movimento negro fundada em 14 de julho de 1988, na cidade de Salvador / Ba, em pleno processo de redemocratização do País, e tem por objetivo precípuo o combate ao racismo e toda forma de discriminação e opressão social. Os seus 23 anos de existência são marcados pela defesa da vida, cidadania e igualdade de oportunidades para a maioria da população brasileira. Hoje a UNEGRO está organizada em 24 Estados da Federação, conta com uma Coordenação Nacional, Executiva Nacional e Secretaria Nacional, sediada em São Paulo.


Desde a sua criação participa ativamente das principais atividades do movimento negro brasileiro, contribuindo com a construção, mobilização, divulgação e execução de eventos e campanhas como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação do Racismo, o Dia Nacional da Consciência Negra, o Movimento Brasil Outros 500 Resistência Negra, Indígena e Popular, que culminou com o protesto de Porto Seguro, em 22 de abril de 2000, a Marcha à Brasília pelos 300 anos da Imortalidade de Zumbi dos Palmares, além da Marcha Zumbi+10 realizada em 22 de novembro de 2005.



A UNEGRO desempenhou papel importante na construção do I Encontro Nacional de Entidades Negras; no Congresso Continental dos Povos Negros das Américas, encontros nacionais de mulheres negras, trabalhadores e sindicalistas anti-racismo da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), entre outras iniciativas. Vale ressaltar a participação na III Conferência Mundial Contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata, realizada em Durban, na África do Sul em 2001. 



Compreendendo que a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) é fruto do esforço histórico do movimento negro, no sentido de pautar na agenda do Estado a política de Ações Afirmativas e de superação do racismo, a UNEGRO participou efetivamente das discussões e deliberações da 1ª e 2ª Conferência Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, realizadas em 2005 e 2009. Com assento no Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), órgão auxiliar da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) da Presidência da República.



Com uma atuação destaca, a União de Negros pela Igualdade se transformou num pólo efetivo de reflexões e organização dos negros brasileiros para a luta contra o racismo. Apesar de contar com poucos recursos materiais, pois a sua sustentação básica é realizada pela contribuição financeira voluntária dos seus próprios militantes, nestes 23 anos de existência, a UNEGRO participou de todos os processos político vivido pelo Movimento Negro Brasileiro, com isso a organização acumulou um capital político que a credencia como uma das principais interlocutoras do movimento negro brasileiro.



Destarte, o site ora apresentado é um esforço político e social da UNEGRO tendo em vista uma atuação vigorosa, conseqüente e inovadora em função do exercício pleno da cidadania pela maioria da população brasileira. Espera-se esse instrumento de comunicação realizado através de convenio com a SEPPIR promova o fortalecimento político e institucional da UNEGRO e contribua para a promoção da igualdade racial no Brasil. 



CONTATOS: 

Rua 13 de Maio, 1016 – Conjunto 01 – Bela Vista

São Paulo-SP– Cep. 01327 - 000

Secretaria Nacional de Comunicação 

Alexandre Braga

tel.:31-96561564

bragafilosofia@yahoo.com.br

Em Jales/SP: Prof Cleber de Oliveira - (17) 97020959 -
E-mail: professorcleber65@hotmail.com
Disponivel no site:  http://www.unegro.org.br/

e no Blog: http://cleberdeoliveira.blogspot.com/p/institucional-apresentacao-da-unegro.html