Esportes

Aldo anuncia maior assistência a atletas para Olimpíadas de 2016


O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, avaliou nesta segunda-feira (13), em entrevista coletiva na embaixada do Brasil em Londres, que o desempenho da delegação nacional nos Jogos Olímpicos de Londres correspondeu ao esperado, mas os resultados deverão evoluir para a edição do Rio de Janeiro, em 2016.



“Alcançamos pódios em meio a tantos atletas e seleções. Isso é um feito de orgulho e de reconhecimento. Alcançamos o ouro no vôlei feminino, um ouro inédito na ginástica. Dos atletas que alcançaram medalhas nos esportes individuais, dez são bolsistas do Ministério do Esporte”, destacou o ministro. 


Aldo Rebelo acrescentou que o governo, como um todo, fez um esforço, junto com as empresas estatais, que já vinham apoiando os esportes olímpicos, para intensificar os investimentos nos últimos quatro anos. “Alcançamos 17 medalhas, número inédito para o país. Tivemos 15 medalhas em Pequim e aqui em Londres a projeção do Comitê Olímpico Brasileiro era repetir a quantidade. Nós, do Ministério do Esporte, fomos um pouco mais otimistas e previmos 20 medalhas, mas o número chegou perto”, explicou.


Também participaram da coletiva o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, e o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser.

Ricardo Leyser ressaltou que este foi o primeiro ciclo olímpico em que o debate sobre os planos de metas e a transparência dos recursos públicos foi concretizado. “O ponto importante a destacar no balanço de Londres é que, diferente de Pequim, aqui foi consolidada a ideia de é que preciso ter uma avaliação de resultados e uma transparência na aplicação dos recursos. O Ministério do Esporte levantou a ideia de objetivos, planos e metas e o confronto entre resultados e recursos investidos.”

O ministro lembrou que, em 2016, o Brasil terá de responder às expectativas de um país-sede. “Já em 2016 estamos em uma condição inédita: participar das Olimpíadas como um país anfitrião. Pequim e Londres fizeram um esforço especial para tornar compatível o desempenho com a condição de país-sede.”

Para alcançar o novo patamar, o governo realiza uma série de ações para ampliar as condições de treinamento dos atletas brasileiros. “Temos de fazer um esforço de integração maior, entre todos os entes que trabalham voltados para o esporte de alto rendimento: o governo, o COB, as confederações, os clubes. O objetivo é promover uma assistência melhor para os atletas, com a criação de instrumentos como a Bolsa-Técnico, o Plano Medalha e a melhoria dos equipamentos da infraestrutura esportiva. Todas essas medidas serão tomadas para que tenhamos uma expectativa ainda melhor para 2016”, acrescentou Aldo Rebelo.

Luis Fernandes comentou os preparativos dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016: "Estamos finalizando a Matriz de Responsabilidades. Vários elementos do orçamento dependem de uma definição técnica em relação à natureza dos equipamentos esportivos que serão construídos. Formamos dois grupos técnicos, com a participação da prefeitura, do governo estadual e do comitê organizador, para fechar o desenho do perfil dos projetos básicos desses equipamentos esportivos".

Em entrevista à BBC Brasil, neste domingo (12), o ministro do Esporte reafirmou que o país terá mais investimento e pode alcançar meta para as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. "Temos uma referência importante, que é o Reino Unido. A própria preparação para a Olimpíada de Pequim e agora para a Olimpíada Londres, demonstrou que com afinco, que com cuidado, com investimento, com metas, você pode alcançar os resultados."



Fonte: Ministério do Esporte, com informações da BBC Brasil



Os Jogos Olímpicos e a Era do Fogo



Os nossos antepassados que viviam nas cavernas descobriram que uma caverna com uma fogueira dentro é uma casa melhor. Fogo é melhoria: dá luz, calor, espanta o medo, espanta os bichos. E, por acidente, eu acho, eles descobriram que com o fogo se pode fazer comida. A história da humanidade está ligada ao domínio do fogo. (Vejam o filme “A guerra do fogo“ – é divertido e instrutivo.)



Por Alexandre Machado Rosa

Quando no dia 27 de julho de 2012, a chama olímpica for acesa*, terão início, oficialmente, os Jogos Olímpicos de Londres, que receberá os Jogos pela terceira vez. As duas edições anteriores foram em 1908 e 1948. Essa será a 30ª edição do maior evento do esporte mundial. O ritual do fogo, que acompanha os Jogos desde a Era da Antiguidade, em Olímpia, na Grécia, talvez seja o símbolo mais autêntico que tenta manter o caráter ritualístico relacionado aos Jogos Olímpicos e a celebração da história da civilização.

A Inglaterra foi o centro do maior império da história da humanidade. Os quatro continentes, representados pelos quatro Anéis Olímpicos fizeram parte do Império Britânico. Curiosamente, foi na Inglaterra que nasceu o esporte moderno e o movimento esportivo a partir da organização dos conceitos envolvidos na esportivização da sociedade inglesa, tão bem descrito por Norbert Elias, no livro O Processo Civilizador; e Eric Hobsbawm e Edward Thompson quando traçam em seus estudos a história da classe operária e dos elementos simbólicos da modernidade, especialmente na Inglaterra, onde está o esporte.

Neste contexto, é interessante observar o significado dos mascotes dos Jogos Olímpicos em 2012. Wenlock e Mandeville fazem jus à Era do Fogo e à Revolução Industrial, presentes na história e na cultura da Grã Bretanha. Wenlock e Mandeville representam duas gotas de aço da fundição de Bolton, cidade de 140 mil habitantes e potência industrial inglesa desde os primórdios da Revolução Industrial surgida com força região metropolitana de Manchester, berço da industrialização mundial.
A mascote Wenlock foi batizada em homenagem a cidade de Munch Wenlock onde, desde 1850, ocorrem pequenas disputas olímpicas entre os habitantes, evento que também ajudou a inspirar a primeira Olimpíada da era moderna em Atenas, 1896.

Já Mendeville levou seu nome inspirado na vila de Stoke Mandeville, no condado de Buckinghamshire, região considerada o berço dos Jogos Paraolímpicos pelo fato de ter realizado uma competição paralela só para portadores de deficiência, em sua maioria mutilados de guerra, no mesmo dia da abertura dos Jogos Olímpicos de Londres em 1948.

Vale lembrar que Londres sediou os primeiros jogos do pós - Guerra. A capital inglesa havia sido um dos núcleos de resistência à ofensiva da Alemanha de Adolf Hitler e, pagou um alto preço por isto. Muitos edifícios ainda estavam em ruínas, a população vivia um racionamento alimentar e qualquer libra esterlina, a moeda local, valia uma fortuna.

O orçamento total dos Jogos de 1948 foi de 732 mil libras, um acinte para uma época de penúria. Para se ter uma idéia, nenhuma instalação nova foi construída para a edição de 1948, o inverso da Olimpíada 2012, novamente em Londres, que ostentará arenas novas em folha após gastos bilionários com infraestrutura. A Câmara dos Comuns anunciou em 2007, um orçamento de 5,3 bilhões de libras esterlinas para a construção do estádio e das infraestruturas necessárias para os Jogos, ao mesmo tempo anunciou a reforma urbana do Lower Lea Valley, com um orçamento de 1,7 bilhão de libras.

Participarão dos Jogos Olímpicos de Londres, 204 Comitês Olímpicos Nacionais, contra 59 países participantes em 1948.

Carruagens de Fogo

O desenvolvimento do movimento esportivo a partir da Inglaterra se espalhando pela Europa, estimulou o surgimento do movimento olímpico liderado pelo Barão de Coubertin (1863-1937), que é o titulo nobiliárquico do pedagogo e historiador francês Pierre de Frédy. Filho de aristocratas franceses, ele levou adiante o espírito impresso pela aristocracia inglesa e reproduzido em escala pela aristocracia européia e posteriormente, a sulamericana, a oriental e da Oceania.

Os valores aristocráticos traduziam na prática esportiva os ideais morais, de força e vigor físico necessários para liderar o desenvolvimento econômico e militar das nações do capitalismo e estimulava a superação os desafios impostos ao novo homem, o homem moderno e burguês.

No filme Carruagens de Fogo (Chariots of Fire, 1981) Eric Liddell (Ian Charleson) e Harold Abrahams (Ben Cross) pretendem disputá-la, mas seguem caminhos bem diferentes. Liddell é um missionário escocês que corre em devoção a Deus. Já Abrahams é filho de um judeu que enriqueceu recentemente e deseja provar sua capacidade para a sociedade de Cambridge. Liddell corre usando seu talento natural, enquanto que Abrahams resolve contratar um treinador pessoal. Ambos seguem as eliminatórias sem problemas, até que uma das classificatórias de Liddell é marcada para domingo. Ele se recusa a competir, por ser este um dia santo. Percebendo a situação, um nobre oferece a Liddell sua vaga na disputa dos 400 metros. Ele aceita e vence a corrida, assim como Abrahams. A partir de então, os dois integram a equipe do Reino Unido para as Olimpíadas.

O filme ilustra de forma brilhante a dualidade que marcou o esporte durante todo o século 20: o profissionalismo, que busca na ascensão social seu maior resultado versus o amadorismo, ancorado nos valores aristocráticos de superação, o fairplay, que era a razão dos Jogos Olímpicos da Grécia antiga, onde a capacidade de superação humana era celebrada nos jogos e rituais de reverência aos deuses do Olimpo.

Os jogos da atualidade tentam manter alguns elementos que afirmam o caráter amadorístico e de superação dos jogos, como a coroa de louros e a medalha, mas já corrompidos pelo grande negócio que se transformou o esporte atual e a busca implacável e muitas vezes a qualquer custo, inclusive com o doping, dos primeiros lugares.

Tal dualidade persistirá nos Jogos de Londres 2012. Dos mais de 11 mil atletas esperados nos jogos, a maioria é composta por profissionais que recebem financiamento para suas rotinas de treinamento e competições oriundas de patrocinadores diversos em forma de salários, muitas vezes altíssimos, coisa impensável na primeira edição dos jogos da era moderna, em 1896, na Grécia.

A delegação brasileira, por exemplo, dos 259 atletas que estarão em Londres, 111 fazem parte do programa Bolsa Atleta, um subsídio que o Governo dá a atletas, inclusive a campeões mundiais.

Os EUA, uma das grandes potências mundiais do esporte, oferece um prêmio de US$ 25 mil (R$ 50 mil) a cada campeão olímpico. Aqueles que conquistarem uma prata terão a premiação de US$ 15 mil (R$ 30 mil), enquanto o bronze valerá US$ 10 mil (R$ 20 mil). O sonho de Coubertin virou mera utopia.

Já o Reino Unido, anfitrião dos Jogos, confirmou que não dará sequer uma libra para quem conquistar medalhas. O incentivo está no que poderão conseguir a curto ou médio prazo, na captação de patrocinadores.

*O artigo foi escrito antes do dia 27 de junho



Governo e Fifa encerram visitas a estádios no Mané Garrincha




Na última escala da sequência de três visitas da FIFA e do Comitê Organizador Local a cidades-sede da Copa, representantes das entidades e do governo federal fizeram, na manhã desta quinta-feira (28) uma inspeção no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. A arena sediará a abertura da Copa das Confederações de 2013, com um jogo da seleção brasileira em 15 de junho.




Visitas
"Visitantes" fizeram uma "disputa de pênaltis" no Mané Garrincha

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, acompanharam o governador do DF, Agnelo Queiroz, o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, o presidente do Comitê Organizador Local (COL), José Maria Marin, e os ex-jogadores e integrantes do Conselho do COL Ronaldo e Bebeto, além do artista plástico Romero Britto, embaixador da FIFA. Primeiro, assistiram a uma apresentação sobre o andamento do empreendimento. Em seguida, foram ao gramado improvisado no interior do estádio, usado pelos operários como lazer, para observar de perto o avanço físico.



Segundo o consórcio construtor, a arena está dentro do cronograma estabelecido, com a arquibancada inferior finalizada, a intermediária 90% pronta e a montagem da superior adiantada. A cobertura já foi licitada. Nesta semana, serão apresentadas as propostas para o fornecimento das cadeiras. Os passos seguintes são as licitações do gramado e do placar.


"A visita, mais uma vez, comprova o cumprimento do calendário do Estádio Nacional Mané Garrincha. Confirma a nossa convicção de que será uma obra à altura da capital do país, dos seus desafios, da sua ousadia. O Brasil terá um estádio à altura para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo", afirmou o ministro do Esporte, Aldo Rebelo. 


Cronograma


O governador do DF, Agnelo Queiroz, reforçou o cronograma em dia e pontuou as características sustentáveis da arena. "Estamos buscando a classificação Leed Platinum. A intenção é que tenhamos o primeiro estádio do mundo top de linha em sustentabilidade, o que transforma esse estádio em referência nacional e vanguarda para construções sustentáveis no mundo. Num prazo de dez anos, teremos condições de recuperar o investimento feito", disse. 


O secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, mostrou entusiasmo com a estrutura. "O estádio de Brasília será uma joia, já dá para ver e sentir isso. É realmente uma arena digna de representar a capital do país. Além disso, será um modelo de construção sustentável não só para o Brasil, mas para o mundo".


Ronaldo e Bebeto comentaram a imponência do palco de sete partidas da Copa do Mundo da FIFA 2014. "Impressiona. Daqui de perto você olha para a arquibancada bem alta e percebe que vai ser imponente demais. Lembra muito os estádios europeus onde já joguei, como o de Barcelona (Camp Nou) e o de Madri (Santiago Bernabéu). É uma obra fantástica, seguindo o cronograma. Parabéns a todos os operários pelo empenho e entusiasmo", disse Ronaldo. "O estádio é realmente especial, parece mesmo com os lá de fora. Vai ser uma alegria quando começar a Copa das Confederações aqui", completou Bebeto.


Ainda nesta quinta-feira, representantes da FIFA, do COL e do governo federal participam da reunião de diretoria do COL. no Centro de Convenções de Brasília. 

Pênaltis

Durante a visita, Bebeto, Ronaldo, Aldo Rebelo, Jérôme Valcke e Agnelo até arriscaram bater e tentar agarrar alguns pênaltis. Alguns dos 4 mil operários que trabalharam em três turnos na obra também participaram.

Entre eles, a sinaleira Fabiana Silva Santos, de 25 anos. Moradora de Ceilândia, ela está há cinco meses na obra e começou como ajudante de limpeza. Hoje, trabalha nas alturas, ajudando os operadores das enormes gruas que fazem a construção do estádio. Ela não só bateu um pênalti com Ronaldo no gol como agarrou uma cobrança (na verdade, um quase recuo) de Bebeto. "Estou nervosa até agora de tanta emoção", disse. "Vamos dar o sangue aqui para que tudo fique pronto no tempo certo."

Sustentabilidade

Uma das marcas da arena de Brasília é a preocupação com critérios ambientais. O conceito de arena verde teve início, segundo informações do consórcio construtor, ainda na criação do projeto. São usados materiais recicláveis ou reciclados. Tudo o que saiu do antigo estádio foi reaproveitado na obra ou em cooperativas de reciclagem do Distrito Federal. Depois de pronto, haverá captação de energia solar e de água da chuva.

A cobertura segue o mesmo conceito. O revestimento será executado com membrana de tecido especial que, além de liberar a passagem de iluminação natural, tem maior reflexão dos raios solares. A consequência é a redução do calor interno e da necessidade do uso de ar condicionado e outro tipo de ventilação artificial.

Com informações do Ministério do Esporte
Profº Cleber de Oliveira


Pelé participa de reunião entre presidente Dilma Roussef e Joseph Blatter
Pelé participa de reunião entre presidente Dilma Roussef e Joseph Blatter

O embaixador da Copa do Mundo da FIFA 2014, Pelé, aceitou o convite da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e do presidente da FIFA, Joseph S. Blatter, para participar da reunião no Palácio do Planalto em Brasília no dia 16 de março de 2012.
“Estou muito satisfeito que o legendário Pelé se juntará a nós para este encontro tão importante” disse o presidente da FIFA, “onde vamos discutir o andamento dos preparativos e o que precisa ser feito ao longo dos próximos meses para atingir o objetivo comum da FIFA e do governo brasileiro de realizar uma grande Copa das Confederações da FIFA, em junho de 2013, e uma bem-sucedida Copa do Mundo da FIFA 2014 ".
Fonte: http://pt.fifa.com  
____________________________________________

Ministro oficializa pedido de novo interlocutor da Copa de 2014 à Fifa

Aldo Rebelo envia carta à federação pedindo troca de Jérôme Valcke, que diz ter tido declaração traduzida errada do francês para 'chute no traseiro'


Por GLOBOESPORTE.COMBrasília

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, oficializou na tarde desta segunda-feira à Fifa o pedido de mudança do interlocutor da entidade com o Brasil para a Copa do Mundo de 2014. Atualmente, o responsável pelas conversas com as autoridades do país é o secretário-geral Jérôme Valcke. Logo após publicar a reclamação formal do governo, o site "Portal da Copa", do ministério do Esporte, divulgou um pedido de desculpas de Valcke, que disse ter tido uma declaração mal traduzida.

Segundo Valcke, a expressão que ocasionou toda a polêmica foi traduzida de forma errada do francês para o português: "se donner un coup de pied aux fesses". A frase, em francês, literalmente quer dizer "dar um chute no traseiro", mas é usada como expressão similar a "correr contra o tempo". Em seu pedido de desculpas, o dirigente afirma que quis dizer "acelerar o ritmo". Na carta, ele afirmou ainda que não existe a possibilidade de o Brasil perder a Copa do Mundo.
- O Brasil é e sempre será a única opção para sediar a Copa do Mundo de 2014 - disse Valcke.
Aldo Rebelo e Jerome Valcke durante coletiva Copa 2014 arquivo (Foto: Ailton de Freitas / Agência O Globo)Aldo e Valcke: relações rompidas entre ministro e francês (Foto: Ailton de Freitas / Agência O Globo)


A declaração do secretário-geral na última sexta-feira causou um mal-estar entre os membros do governo, que classificaram a atitude do dirigente da Fifa como desrespeitosa. No fim de semana, Rebelo afirmou que faria o pedido à entidade para a troca do interlocutor, o que se oficializou nesta segunda. O ministro do Esporte recebeu o pedido de desculpas de Valcke, vai analisá-lo e divulgará a posição sobre o tema na terça.
Assim que teve conhecimento da polêmica com os brasileiros, Valcke não citou erro de tradução e chegou a chamar Aldo Rebelo de "infantil".
- Se o resultado (de minhas declarações) é que não querem mais falar comigo, se não sou a pessoa com quem querem trabalhar, então é um pouco infantil. Vou viajar ao Brasil no dia 12 de março - disse Valcke em declarações publicadas pela agência de notícias AFP.
Na carta, o ministro diz o seguinte: "recebemos com espanto as inapropriadas declarações do senhor Jérôme Valcke nos últimos dias à imprensa internacional. A forma e o conteúdo das declarações escapam aos padrões aceitáveis de convivência harmônica entre um país soberano como o Brasil e uma organização internacional centenária como a Fifa". No documento  enviado à Fifa, o ministério do Esporte errou o endereço da entidade ao citar Lausanne em vez de Zurique, onde fica a sede do organismo. No nome do presidente Joseph Blatter, também foi incluído o apelido "Sepp".

Á noite, o Ministério do Esporte divulgou uma nota reconhecendo o engano e disse que "a carta enviada nesta segunda-feira ao sr. Joseph Blatter, presidente da Fifa, foi recebida pelo destinatário, por fax e por e-mail. O erro inicial sobre a cidade foi da assessoria técnica do Ministério, que confundiu a sede da FIFA, Zurique, com a sede do COI, Lausanne. O equívoco já foi corrigido"
Carta do ministro Aldo Rebelo contra Jerome Valcke, da Fifa (Foto: Divulgação)
Rebelo afirmou no documento que o Governo não aceitará mais as interferências de Valcke na organização da Copa do Mundo de 2014.
- Diante da realidade, o Governo Brasileiro não pode mais aceitar, nas suas tratativas com a Fifa, a Senhor Jérôme Valcke como interlocutor durante a preparação desse mundial.
Na manhã desta segunda-feira, o assessor da presidente Dilma Rousseff, Marco Aurélio Garcia, também entrou na polêmica e chamou Valcke de "vagabundo".
- O interlocutor (da Fifa) já está riscado. Esse cara é um vagabundo! Imagina! A presidente tem coisas melhores para se irritar do que com os comentários de um boquirroto... Ele (Jérôme Valcke) é um boquirroto. Não criou um problema para nós: criou um problema para a Fifa - afirmou Garcia, em entrevista ao jornal "O Globo".
Logo após a divulgação da carta do governo brasileiro, o ministério do Esporte publicou o pedido de desculpas de Valcke. No texto, o francês garante que a Copa do Mundo de 2014 será realizada no Brasil.
Carta de pedido de desculpa de Jérôme Valcke ao governo brasileiro (Foto: Divulgação)




















































Prof. Cleber de Oliveira - Pres. do PCdoB de Jales e Aldo Rebelo - Ministro dos Esportes
Comemoração aos 90 Anos do PCdoB - Assembléia Legislativa de São Paulo (2012).


     Sempre com muita retidez nas suas ações políticas, tenho no Ministro Aldo Rebelo um exemplo a ser seguido como aquele que trata com relevância importância a política para o desenvolvimento do nosso País, Estados e Municípios. Uma trajetória marcada por "lutas" sempre ao lado do povo. 
     Neste evento, quem lá esteve, compartilhou a oportunidade única de ouvir do próprio Ministro, o verdadeiro momento que vive o Projeto "Copa do Mundo 2014 no Brasil", falou sobre as etapas a serem desenvolvidas e explicou detalhadamente como estão dentro do prazo planejado as preparações para o evento que terá a repercussão Mundial como a "Copa das Copas". 
     A mídia não está passando para a população em geral, de maneira clara e inteligível, a importância da Copa para o Brasil e o legado que deixará nas questões econômicas, sociais, esportivas, cultural e educacional. A participação do povo Indígena, a oportunidade para a população idosa e estudantes terem acesso com todos os direitos garantidos conforme garante a legislação brasileira. A maneira como o Governo respaldou a posição do Ministério de garantir a soberania Nacional diante da entidade "FIFA", sabendo respeitar os direitos de capital da tão poderosa entidade, porém sem perdermos a nossa identidade, conquistada com a luta do povo e suas entidades de classe.
     Saber se impor perante um enorme acrevo econômico que virá para o Brasil através dos investimentos de mídia, marketing desportivo, propagandas etc...; exige sim grande qualificação e capacidade. 
     Além da importância das praças onde ocorrerão as competições para os clubes que pertencem ao nosso desporto, existe a condição da participação social. Deixo aqui a pergunta: - Se algumas pessoas não conseguirem participar de forma passiva ou ativa deste evento de dimensões global aqui no Brasil, participariam onde? Nos Estados Unidos por exmplo? Será?
     Com toda "certeza do mundo", está será a copa com o maior número de participação de brasileiros e tambem com certeza de empresas brasileiras. Devido ao fato geográfico por estarmos no Brasil, isto contribui e muito para isso!
     Deixo também uma reflexão: - Falam tanto das condições dos aeroportos, hotéis, etc... (tentando nos conduzir a lembrar muito da teoria de que somos "cachorros vira lata", e que o Europeu ou Norte Americano são dotados de verdadeiros pedigris"; mas será que se não fosse o advento da "Copa do Mundo", estaríamos com toda essa "preocupação", justificando todos os anos que não se investiu em tais infra estruturas em nosso país?
     De certa maneira é positivo que a Copa do Mundo e as Olímpiadas 2016, façam a população atentarem sim para as necessidades básicas de desenvolvimento das grandes cidades, mas não devemos nos esquecer das pequenas. Porque "TOLOS" são aqueles que dizem e ficam se vangloriando do argumento: - "Cidade grande é diferente"! É diferente sim, nas estruturas, nas distâncias, no número de habitantes, mas não devemos nos esquecer que os impostos pagos são os mesmos e igual para todo o cidadão, salvas algumas leis orgânicas municipais, mas os impostos estaduais e federais, são os mesmos; fato que colocam os cidadãos em situação de igualdade. Alias tratando-se do assunto de promoção de Igualdades, devemos abordar a questão de igualdade de gênero (homem X mulher), raça, social, opção sexual, etc...; mas aí já é um assunto prá próxima matéria.
     
Saudações Socialistas a tod@s!

por:  Prof. Cleber de Oliveira - Pres. PCdoB Jales/SP.
     

http://globoesporte.globo.com/sp/futebol/campeonato-paulista
esportes.terra.com.br/

www.lancenet.com.br/