Mostra relaciona cinema e antropologia

estamira

Conflitos armados, religião, transexualidade e interesses econômicos são alguns dos temas focados pela mostra de cinema “Múltiplos Brasis”, que acontece até 8 de julho em quatro complexos da cidade de São Paulo.


Estamira integra a programação / Foto: Divulgação
Com entrada gratuita, a programação tem como objetivo aproximar o público de temas que têm incomodado tanto cineastas quanto antropólogos nos últimos anos, dentro da perspectiva de um Brasil múltiplo, cultural e socialmente.

A curadoria assinada por Paula Morgado divide o mostra em cinco temas: Cidades, Personagens, Fronteiras, Performances e Outros Brasis. Entre os destaques, estão “Terra Deu, Terra Comeu”, “O Voo da Beleza”, “Jogo de Cena” e “Estamira”, produções que participaram de importantes festivais nacionais e internacionais.

A mostra conta ainda com bate-papos, debates e encontros com diretores e está em cartaz nas salas do Itaú Cultural, Cine Olido, Cinusp e da Matilha Cultural. O site Catraca Livre destacou dois filmes em cartaz. Confira abaixo:

Estamira (Brasil, 2004, 115’, dir.: Marcos Prado)
Dia 6, às 18h, no Itaú Cultural
O documentário acompanha Estamira, uma mulher de 63 anos, que trabalha há mais de duas décadas no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro. Destacando o discurso desafiador da personagem, o filme coloca em pauta assuntos como a saúde pública, a vida nos aterros e a miséria brasileira. 




Nas Terras do Bem-Virá (Brasil, 2007, 110’, dir.: Alexandre Rampazzo)
Dia 8, às 18h30, na Matilha Cultural
O documentário relata casos de conflitos envolvendo migrantes de regiões pobres e fugitivos da seca, que caíram no trabalho escravo. Gravado em 29 cidades de cinco estados do norte e nordeste brasileiro, o filme aborda assuntos como o modelo de colonização da Amazônia, conflitos armados, devastação de terras, e o massacre de Eldorado do Carajás.


Fonte: Catraca Livre


Paraíba: time de futebol combaterá trabalho infantil


O Botafogo Futebol Clube, um dos principais times da Paraíba, firmará convênio-parceria com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de João Pessoa.



Segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT) naquele estado, durante dois anos o clube irá fornecer pessoal e equipamentos para a realização de atividades recreativas voltadas ao público do programa. O acordo foi firmado após o Botafogo descumprir duas vezes um termo de ajustamento de conduta (TAC) feito com o próprio MPT.

De acordo com o Ministério Público, o clube deve mais de R$ 500 mil em multas por irregularidades trabalhistas, como falta de registro de jogadores em carteira, de pagamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e de vale-transporte de funcionários. Pelo acordo, os serviços serão prestados três vezes por semana, conforme as necessidades do Peti. O contrato de parceria deverá ser assinado em até 90 dias, contados a partir do último dia 4.

Fonte: Ministério Público do Trabalho na Paraíba