Após rodar 12 cidades, Feira Literária do Tocantins chega ao fim

Depois de quase quatro meses, a Feira Literária Internacional do Tocantins (Flit) chega ao fim no próximo domingo (15) na capital Palmas. É a oitava vez que o encontro literário ocorre no estado.


Desde abril, a feira passou por 12 cidades do estado, o mesmo caminho feito pela Coluna Prestes no estado, movimento de tenentes e capitães liderados por Luiz Carlos Prestes que percorreu o interior do país, entre 1925 e 1927, defendendo mudanças políticas e sociais, como a implantação do voto secreto. Durante a feira, foi reaberto o Memorial Coluna Prestes, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e que estava fechado há quase oito anos.

O evento teve a participação de autores brasileiros e 11 palestrantes estrangeiros, além de shows com artistas nacionais e internacionais e apresentações de danças típicas tocantinenses, como o congo e os folguedos.

Um dos palestrantes foi o carioca Alexandre Acampora, que está escrevendo um livro sobre a influência cultural africana no sudeste do Tocantins. Ele aproveitou a feira para conversar com o público “sobre desejos e expectativas ao texto e criar um ambiente de receptividade”.

Para o secretário estadual de Educação, Danilo de Melo, o evento serve para a população ter acesso à diversidade cultural. Em algumas das cidades visitadas, a literatura de cordel foi usada, por exemplo, para estimular o hábito da leitura e da escrita. “Se a pessoa não usa a língua escrita no cotidiano, acaba voltando à condição de analfabeto”, explica.

A programação incluiu o 1º Seminário Nacional do Plano do Livro e da Leitura, que discutiu políticas de promoção à leitura, e o Encontro de Academias de Letras, que reuniu as academias de 16 estados e a União Brasileira de Escritores, além de palestras sobre gravidez na adolescência e campeonatos de pipa, badminton e tênis de mesa. A Flit será encerrada com show da cantora Elba Ramalho.

Fonte: Agência Brasil

Anima Mundi começa nesta sexta no Rio

 anima mundiCom mais 400 filmes selecionados, entre eles 80 brasileiros, começa nesta sexta (13), no Rio de Janeiro, a 20ª edição do Festival Internacional de Animação do Brasil, o Anima Mundi 2012. O evento, que reúne vários fãs de animação, entre crianças e adultos, vai até o dia 22 na capital fluminense e, depois segue para São Paulo, onde as atividades ocorrerão entre 25 e 29 deste mês.




Segundo os organizadores, a edição, que comemora duas décadas da mostra, contará com uma novidade marcante: sua inclusão no restrito grupo de festivais que podem indicar candidatos ao Oscar de curtas de animação. O prêmio, oferecido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, é o mais importante do cinema mundial.


Aída Queiroz, uma das criadoras do festival, destacou que a evolução do evento desde o ano de sua criação, em 2003, é fruto de muito trabalho, dedicação e apoio do público.

“O Anima Mundi já é o segundo maior festival do gênero, atrás apenas do de Annecy, na França, e contabiliza recorde de inscrições. Somente este ano, foram mais de 1,6 mil, o que comprova que esses 20 anos serviram para sedimentar muitas coisas, formar um público para o setor, um mercado de animação no país. Tudo isso é motivo de muito orgulho.”

Além do Brasil, foram recebidas inscrições da França, Alemanha, do Japão, da Polônia, de Portugal, dos Estados Unidos, da Suíça, Dinamarca, República Tcheca, Síria e Tunísia. Entre os convidados internacionais está a diretora inglesa Sarah Cox, que falará sobre o filme que produziu com crianças do mundo inteiro.

Experiente no assunto, a educadora ambiental Elaine Mendonça diz que o Anima Mundi já faz parte do calendário da família. Todo ano, ela confere a programação na companhia de sua filha, Ana Carolina Mendonça, 23 anos, que frequenta o festival desde a primeira edição.

“Sempre vamos juntas porque sou fã de animação. Tanto é que usei filmes do festival como base para a minha especialização em educação ambiental. A linguagem é fácil, universal e geralmente consegue conquistar o público de uma forma muito intensa”, disse.

No Rio de Janeiro, a programação pode ser conferida no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Centro Cultural Correios, Casa França-Brasil, Oi Futuro Flamengo, Odeon, Itaú Arteplex e Oi Futuro Ipanema. Em São Paulo, as atividades ocorrem no Centro Cultural Banco do Brasil e Memorial da América Latina. A entrada é gratuita e os horários das sessões podem ser conferidas no site www.animamundi.com.br.

Fonte: Agência Brasil