Pintor brasileiro faz greve de fome após ser deportado da Espanha

Após ser sido detido por 30 horas no Aeroporto de Madri e ser deportado sem qualquer justificativa, o artista plástico Menelaw Sete entrou em greve de fome como forma de protesto contra o tratamento oferecido pela Espanha a imigrantes brasileiros. Entre os últimos dias 17 e 18 de maio, quando permaneceu preso em Madri, produziu ainda 40 desenhos nos quais critica a atuação dos oficiais alfandegários do país.
Menelaw Sete diante de uma das telas pintadas em protesto contr a deportação/ Foto: Acervo pessoal   

 Ao pousar na Bahia, sua terra natal, recorreu imediatamente ao Consulado da Espanha em Salvador e pediu ao cônsul Jacobo González-Arnao Campos que a instância diplomática reunisse os meios de comunicação e fizesse uma retratação pública sobre o caso. Sem resposta, ele manteve sua greve de fome e passou mal na madrugada desta quarta-feira (23). Após desmaiar, foi internado logo pela manhã diagnosticado com pressão alta. Segundo a médica que o atendeu, o mal-estar foi certamente causado pelo jejum e por um quadro de ansiedade.

Ele conversou com a imprensa local e revelou que "estava há 18 horas sem comer, isso após outras 18 horas dentro de avião e 30 horas no aeroporto". "Foi uma jornada muito dura, e entrei em um desgaste", explica.

Um dia antes de sua deportação, era o ministro de Relações Exteriores e Cooperação da Espanha, José Manuel García-Margallo, que voava para Madri após visitar o Brasil e se reunir com o chanceler Antonio Patriota. Na ocasião, se comprometia com o Itamaraty a “trabalhar para que essas dificuldades sejam resolvidas de forma imediata”.

Menelaw viajava para Milão, na Itália, onde participaria de uma exposição de suas obras. Em entrevista ao jornal El País, conta que viaja “há 15 anos pela Europa com a mesma documentação” e que “tinha um convite para o evento”. Mais além, revelou que “não conseguiu falar com o Consulado brasileiro” e que, no espaço de detenção, “só havia negros, mexicanos e brasileiros”.

O artista também conversou com o jornal O Globo e explicou que se sentiu obrigado a aderir à causa “porque os brasileiros estão sendo tratados de forma humilhante na Espanha”. “Minha indignação não é tão pessoal, mas sim pela forma que tratam as pessoas”, conclui.

Questionado sobre as condições em que foi mantido, revelou que não teve nem mesmo permissão para tomar banho durante as 30 horas que permaneceu detido. “A comida é horrível e só podemos beber água durante as refeições. Havia homens, mulheres e crianças. Estavam todos desesperados”, conta.

Ele garante que os 40 quadros que pintou durante sua detenção serão apresentados em sua próxima exposição, pois será uma forma de de mostrar como entrar hoje na Península Ibérica tornou-se uma “questão de sorte”.

Fonte: Ópera Mundi
Profº Cleber de Oliveira

Estudantes e professores defendem Comissão da Verdade da USP

Professores e estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) participaram de um ato hoje (24), no campus do Largo São Francisco, centro de São Paulo, para coletar assinaturas para a criação de uma comissão da verdade dentro da instituição.

LER MAIS >>

Luís Fernandes: Obras essenciais para a Copa estão no prazo

Todas as obras essenciais para a Copa do Mundo de 2014 ficarão prontas a tempo. A garantia é de Luís Fernandes, secretário executivo do Ministério do Esporte e representante do governo federal no Comitê Organizador Local (COL).


“São 101 obras, algumas podem estar um pouco mais adiantadas, outras um pouco mais atrasadas, mas o balanço evidencia que nós estamos dentro do cronograma”, disse.

O secretário discordou da avaliação feita pela imprensa sobre o balanço feito pelo governo sobre o cronograma das obras. “A imprensa, de uma maneira geral, criticou o balanço dizendo que apenas 5% das obras da Matriz de Responsabilidade para a Copa do Mundo estão prontas. Eu não concordo com essa colocação, porque o que o balanço revela é que as obras estão seguindo de acordo com o cronograma esperado. Eu diria que, dois anos antes do evento, 5% das obras já estão prontas porque, na verdade, são obras que no cronograma estão previstas para ficarem prontas somente ao final do primeiro semestre de 2012”, ressaltou.

“Então, o balanço que nós fazemos é de clara evolução na preparação da Copa do Mundo. A nossa avaliação não só é de confiança, mas também de tranquilidade de que todas as obras essenciais necessárias para Copa do Mundo estarão prontas a tempo”, completou.

Fernandes admitiu a existência de uma certa preocupação por parte do governo federal em relação a algumas obras de mobilidade urbana que serão examinadas mais detidamente no próximo balanço previsto para ser divulgado em outubro.

“Mas o que nós registramos em todas as dimensões é uma clara evolução no progresso das obras em relação ao balanço anterior divulgado em setembro do ano passado. Repito: as obras essenciais estarão todas prontas no tempo certo, tanto no que diz respeito à Copa das Confederações como também para a Copa do Mundo”.

O secretário disse ainda que, no próximo balanço, o governo ampliará o levantamento com a inclusão de obras de infraestrutura de serviços. “Nós estamos agora entrando na etapa de inclusão na matriz das obras que nós chamamos de 'segundo ciclo' - que são infraestruturas de serviços: telecomunicações, que já estão inseridas. E, em seguida, serão inseridas também as obras referentes as áreas de segurança, saúde e energia”.

Fernandes participou de um almoço na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), onde representou o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

Fonte: Agência Brasil

Seleção cubana de futebol faz preparativos no Brasil

Seleção cubana faz preparativos no Brasil
Para os corinthianos, o assunto desta quinta-feira (24) é a vitória do time alvinegro sobre o Vasco, que garantiu a vaga da equipe na semifinal da Copa Libertadores da América. Nesta quarta, no entanto, outro jogo chamou a atenção de quem acompanha o Timão.

Em amistoso, no interior de São Paulo, o time sub-20 do Corinthians empatou em 1 a 1 com a seleção de Cuba, que escolheu o país para se preparar para as Eliminatórias da Concacaf (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe).

O jogo foi realizado em Porto Feliz, cidade no interior do Estado de São Paulo, e é o primeiro de quatro amistosos que a seleção cubana de futebol fará no Brasil. Nesta sexta, às 19h30, o time volta a campo contra o São Bento, em Sorocaba.

Na segunda (28), o adversário será o Mogi Mirim e no dia 1º de junho, os cubanos encaram o Paulista de Jundiaí. Os amistosos visam preparar a equipe para enfrentar as eliminatórias da Concacaf que garantem três vagas diretas à Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

O gol corinthiano na partida desta quarta foi marcado logo no início do primeiro tempo com Paulinho. Cuba ainda desperdiçou um pênalti com Marcel Hernández, mas conseguiu empatar o jogo com Ariel Martinez, na segunda etapa da partida.

Atualmente, Cuba está no grupo C na terceira fase das eliminatórias. O primeiro compromisso será no dia 8 de junho, contra o Canadá. Completam a chave cubana, Panamá e Honduras. O país, que tem tradição nos esportes olímpicos, só esteve uma vez na Copa do Mundo. Foi em 1938, na França, na segunda edição do torneio, como convidada. 

"Nosso principal objetivo nesta turnê é verificar os níveis de preparação em todos os aspectos técnico e tático e buscar possíeis variações de jogo. Precisamos confirmar o time titular antes dos jogos com o Canadá e Panamá", afirmou o técnico cubano, Alexander González, em entrevista ao Cubadebate.

Fonte: Opera Mundi
Prof º Cleber de Oliveira