ANPG tem agenda cheia no encontro anual da SBPC no Maranhão

Desde o primeiro dia da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) participou ativamente dos debates. Na manhã da segunda-feira (23) os diretores escolheram alguns debates prioritários para as pautas dos pós-graduandos. À tarde, o destaque foi o 13º Encontro de Jovens Cientistas. Já na terça (24), foi dia de posse da nova diretoria, além de um instingnte debate sobre o Programa Ciência Sem Fronteiras.


Durante outra atividade, a Conferência Estratégia Nacional de C,T&I: Desafios e Oportunidades, proferida pelo Ministro de C,T&I, Marco Antonio Raupp não poderia ter ficado de fora, o lançamento de um pacote de medidas foi o ponto principal da . O objetivo é otimizar recursos orçamentários, manter, aprimorar e criar programas mobilizadores e dar consistência às políticas da área, com o intuito de promover os temas como um dos eixos estruturantes do desenvolvimento do Brasil, nos próximos anos. 

O anúncio inicial foi a renovação por mais dois anos (até 2015) de 116 Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) que atuam em áreas de conhecimento estratégico para o desenvolvimento sustentável da sociedade, como energia, nanotecnologia, biodiversidade, tecnologia da informação e comunicação (TICs) e meio ambiente. 

O ministro também informou que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) lançará nova chamada do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) na segunda-feira (30). Desta vez, Austrália, Alemanha, Canadá, Coreia do Sul, EUA, Holanda, Portugal e Reino Unido, são os países que o programa alcançará. Foi informado que acordos com China, Japão, Irlanda, Finlândia e Noruega, e instituições como o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e as universidades de Oxford e Harvard estão próximos de serem finalizados. Nestes meses de julho e agosto, o CNPq está efetuando ainda chamadas públicas voltadas para tecnologias apropriadas ao desenvolvimento dos assentamentos do Plano Nacional de Reforma Agrária e áreas como nascimento prematuro e saúde bucal, entre outros. 

Jovens Cientistas

Já é tradição da ANPG realizar o Encontro de Jovens Cientistas durante a Reunião Anual da SBPC, e dessa vez não foi diferente. A atividade realizada na tarde da segunda (23) reuniu cerca de 50 estudantes na Tenda da ANPG. O professor Álvaro Ayala, integrante da Comissão Executiva Nacional do PET (CENAPET) enriqueceu o debate com reflexões acerca do tema do encontro: Educação científica para a popularização da ciência.

Ayala destacou a necessidade de interdisciplinaridade na pós-graduação. Em sua opinião, a experiência que os estudantes vivenciam nos grupos PET envolvem comprometimento com a extensão e a pesquisa e necessidade de desenvolverem o trabalho de forma coletiva, formato bem diferente do experimentado na pós-graduação, onde a relação se dá entre orientador e orientando. Por fim, o professor destacou o desafio do país em formar mais cientistas e não apenas pesquisadores. 

A vice-pesidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) no Maranhão, Renata Pearce, e a diretora de Políticas Institucionais da UBES, Juliane Verseli, pontuaram a deficiência de atividades de ciências nas escolas brasileiras, em especial no Ensino Fundamental. Num relato pessoal, Juliane declarou que seu primeiro contato com uma feira de ciências se deu quando estudava em uma escola da rede particular, que contava com uma infraestrutura maior de recursos para a área.

Quem também passou pelo encontro foi o reitor da Universidade Federal do Maranhão, professor Natalino Salgado. O reitor fez questão de parabenizar a ANPG pela realização da atividade em um “espaço ímpar de interação como é a Reunião Anual da SBPC”. 


Confira algumas imagens feitas pela entidade durante o evento:



Fonte: ANPG

Os Jogos Olímpicos e a Era do Fogo



Os nossos antepassados que viviam nas cavernas descobriram que uma caverna com uma fogueira dentro é uma casa melhor. Fogo é melhoria: dá luz, calor, espanta o medo, espanta os bichos. E, por acidente, eu acho, eles descobriram que com o fogo se pode fazer comida. A história da humanidade está ligada ao domínio do fogo. (Vejam o filme “A guerra do fogo“ – é divertido e instrutivo.)

Por Alexandre Machado Rosa

As quatro mortes da estudante paulista que virou guerrilheira

“Na cabine, o comandante sente o cano do revólver em sua nuca, e ouve a ordem: Vamos para Cuba. Mas, antes, pare em Santiago e carregue o avião com a maior quantidade possível de combustível.” O trecho narra o sequestro de um avião em Buenos Aires, feito pela Ação Libertadora Nacional (ALN), liderada por Carlos Marighella. A bordo, com uma bomba no colo, Maria Augusta Thomaz, a estudante que se engajou na luta armada contra a ditadura civil-militar no país.

Por Deborah Moreira


Jorge, bem amado pelos russos

Jorge Amado foi e continua a ser o escritor brasileiro numero um na Rússia. Para muitos, ele é a própria literatura brasileira. As suas obras entraram para o contexto da literatura russa soviética e tornaram-se parte inseparável dela. 


Por Elena Beliakova, na Gazeta Russa