Cachaça vira patrimônio histórico e cultural do Rio




Garapa, Marafo, Branquinha, Marvada, Moça Branca e Água que passarinho não bebe. Esses são alguns das dezenas e dezenas de apelidos que a cachaça recebe pelos diferentes alambiques espalhados pelo Brasil. Em Paraty, a aguardente de cana-de-açúcar é considerada um dos principais símbolos da cidade.

Internet: acesso à banda larga cresceu 73% em um ano

O número de acessos à internet por meio de banda larga fixa e móvel cresceu 73% entre junho do ano passado e junho deste ano, com 32,8 milhões de novos acessos. De acordo com a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), os acessos em banda larga totalizaram 77,5 milhões no fim do primeiro semestre de 2012.


Do total de acessos em junho, 18,7 milhões são conexões em banda larga fixa e 58,8 milhões em banda larga móvel. Do total de acessos móveis, 12,3 milhões são de terminais de dados, como os modems de acesso à internet, e 46,5 milhões de celulares 3G, incluindo os smartphones.

De acordo com a associação, a banda larga fixa teve crescimento de 11,3% nos últimos doze meses e o número de acessos em banda larga móvel mais que dobrou nesse período, com acréscimo de 30,9 milhões de novas conexões. O segmento de celulares de terceira geração cresceu 118% desde junho do ano passado.

Fonte: Agência Brasil

Autorizada venda de chips da Claro, Oi e Tim

Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta quinta-feira (2) que as operadoras de telefonia Oi, TIM e Claro foram autorizadas a retomar, a partir desta sexta (3), a venda de chips de celular que estava suspensa desde o dia 23 de julho.



A punição às empresas aconteceu em 18 de julho e foi motivada por reclamações feitas por clientes à agência entre janeiro de 2011 e junho deste ano.

O critério adotado pelo órgão foi suspender a venda de chips da operadora com piores índices de qualidade em cada estado. Para definir qual empresa seria punida e onde, foram considerados: número de reclamações na Anatel, de chamadas não completadas e de interrupção de ligações.

A TIM ficou proibida de ativar novas linhas em 19 estados. Já a Oi foi punida em 5. A suspensão para a Claro valeu em três estados.

Foram interrompidas as vendas de chips para serviços de voz e de dados (internet). Para voltar a liberá-las, a Anatel e o Ministério das Comunicações exigiram das empresas que apresentassem planos de investimentos para solucionar os problemas na rede de telefonia móvel.

Na semana passada, representantes de Tim, Oi e Claro levaram seus planos à agência. Esses documentos devem ficar disponíveis no site da Anatel para que a população possa acompanhar o cumprimento das metas pelas operadoras.Segundo uma fonte da Anatel, o órgão regular fará a liberação, mas não deixará de manter o rigor das cobranças feitas às empresas afetadas pela medida cautelar, anunciada no dia 18 de julho. A retomada das vendas de novos chips estava condicionada à entrega de um plano de ação envolvendo investimentos para os próximos dois anos.

“Vamos permitir a retomada das vendas, mas vamos exigir que os planos sejam seguidos a risca. Do contrário, haverá novas sanções”, disse a fonte da agência. A implementação será feita trimestralmente.

Fonte: G1

Festival reúne expoentes da cultura periférica de São Paulo

No próximo domingo (5), o Centro Cultural Rio Verde (CCRV), na Vila Madalena, zona oeste de São Paulo, receberá músicos, artistas plásticos, documentaristas e poetas para a primeira de uma série de apresentações do festival “Cultura Periférica Vive”, organizado pela Agência Popular Solano Trindade.