Ataque da Otan mata mais 18 civis afegãos

Uma operação terrestre apoiada pelos aviões da Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF) matou ao menos 18 civis de uma mesma família na província afegã de Logar, no centro do país, denunciaram hoje fontes oficiais.


Segundo o chefe da polícia provincial, general Ghulam Sakhi Rogh Liwanai, as vítimas, entre as quais estão mulheres e crianças, moravam em uma casa do município de Sajawand, que foi atacado ontem à noite por forças afegãs e sob o comando da Otan, após suspeitas de que seria um esconderijo de um dirigente talibã.

Liwana afirmou que as tropas conjuntas empregaram a força aérea na operação armada na qual morreram 18 membros da família do líder tribal Basir Akhundzada, no distrito de Baraki Barak, província de Logar.  Também, morreram seis insurgentes e ficaram feridos três soldados atacantes.

Um porta-voz da Otan, o comandante James William, confirmou que a operação ocorreu nesta manhã e que morreram "múltiplos insurgentes" e confirmou apenas ferimentos em duas mulheres, que foram atendidas em seguida.

William detalhou à imprensa que durante essa ação os insurgentes atacaram suas forças e as afegãs com armas leves, motivo pelo qual responderam e pediram um ataque aéreo de precisão.

No entanto, o porta-voz dos talibãs, Zabiuallah Mujahid, negou por via telefônica que nessa zona morasses algum líder insurgente, assegurou que não existe nenhum dirigente com o nome de Qari Sardar e assinalou que "o inimigo tem por costume matar civis e depois dizer que eram insurgentes".

Os civis afegãos são as principais vítimas da invasão e da ocupação dos Estados Unidos e seus aliados desde outubro do 2001. De acordo com estatísticas da ONU, cerca de 3.021 pessoas morreram pela violência em 2011, um recorde em quase 11 anos de combate.

Desde 2007, mais de 12 mil civis perderam a vida por ataques aéreos dos Estados Unidos e da Otan e nas operações noturnas que realizam, bem como por explosivos colocados em estradas e outros estabelecimentos militares nesta nação islâmica centro-asiática.

Fonte: Prensa Latina


Profº Cleber de Oliveira

Filme resgata memórias de cárcere e da ditadura militar

Vinte senhores com mais de sessenta anos atravessam a Ponte Duarte Coelho de braços dados em direção à Avenida Guararapes, no coração da cidade do Recife. Suas silhuetas aparecem no horizonte aos poucos, estão na contraluz, o sol se põe lentamente ao fundo, escondendo-se atrás dos prédios do bairro da Boa Vista


Da esquerda para a direita: Carlos Soares, Cláudio Gurgel, Mario Miranda, Chico Assis Rocha, Pery Falcon, Samuel Firmino, Erico Dorneles, José Calixtrato, Adeildo Ramos, Luciano Siqueira (de vermelho), Alanir Cardoso, Luciano Almeida, Perly Cipriano, Emilson Ribeiro, João Bosco Rollemberg e Alberto Vinicius, além de Marcelo Mário Melo

Não se trata bem de um protesto, apesar da Polícia Militar ter encostado um carro em dado momento da cena para saber o que estava acontecendo, pois tinha sido informada de um distúrbio no centro, responsável por obstruir algumas vias.

Na verdade, a movimentação na tarde do sábado (02) fazia parte da filmagem de uma cena do próximo filme da cineasta pernambucana Tuca Siqueira. Um documentário que resgata a memória de ex-presos políticos que militaram no Estado durante a ditadura militar, especialmente focado nos que compartilharam a experiência do cárcere na Casa de Detenção (atual Casa da Cultura) e na Penitenciária Barreto Campelo em Itamaracá. Entre eles, Alberto Diniz, Luciano Siqueira e Carlos Alberto Soares, este que chegou a ser condenado à morte duas vezes.

O projeto, que começou a ser gravado na semana passada e deve ainda prosseguir por alguns dias, não tem um nome definido, mas - assim como o anterior, com temática semelhante, “Vou contar para os meus filhos”, que resgatava a memória das ex-presas políticas do Estado, encarceradas e torturadas na Colônia Penal Feminina do Bom Pastor - possui o argumento das antigas e atuais militantes Yara Falcon e Lilian Gondim. 

Ambas ressaltam que agora é o momento dos “rapazes”, deles também assumirem o papel de contarem a história verdadeira do País, de lembrarem das dores, dos abusos, mas também das brincadeiras que os ajudavam a lidar com a dureza do cotidiano.

“A ideia inicial era ser um média, mas como os depoimentos estão muito ricos, estamos estruturando como um longa, que deve ter em torno de 70 minutos. O nome definitivo deve surgir durante o processo. O argumento é semelhante ao anterior, mas enquanto as mulheres são levadas muito por uma percepção feminina, com uma camada mais emotiva, percebo que os homens mantêm o diálogo num campo mais racional, focados no debate político mesmo”, explica a roteirista e diretora Tuca Siqueira, pouco antes de correr para dar início às filmagens “e não perder a luz”. A expectativa é que o filme seja lançado ainda em novembro deste ano.

A cena em questão também carrega um ímpeto de nostalgia singular, porque vários daqueles militantes atualmente moram fora do Estado, no Ceará, na Bahia, no Rio Grande do Norte ou no Espírito Santo, de forma que as filmagens também marcam um momento de reencontro.

“Recife naquele período era um centro de militantes que vinham de diferentes lugares. Está sendo um momento de alegria e emoção estar junto com esses companheiros, que mesmo sendo de organizações e partidos diferentes naquele período, terminavam unidos na resistência e na experiência do cárcere”, conta Luciano Siqueira, deputado estadual e pai de Tuca.

Aliás, a diretora ressalta que “sentia necessidade de tratar da memória, pois é um assunto que está no auge no País, especialmente com a abertura pela primeira vez de arquivos que trazem à tona histórias do passado”. 

Naturalmente, o grupo foi recebido pelo governador Eduardo Campos durante a instalação da Comissão da Memória e Verdade Estadual, na última sexta-feira no Palácio do Campo das Princesas, iniciativa que pretende investigar pelos próximos dois anos violações aos direitos humanos cometidos num arco temporal de 1946 a 1988. É unânime a opinião entre eles de que este é também um momento histórico.

“Tenho duas alegrias com esse projeto: a primeira é de voltar a algo que tem muita ligação com as minhas origens, cresci ouvindo alguns desses relatos, há aqui uma rede muito forte de afetos entre a produção e os entrevistados (além de Luciano e Tuca, pai e filha, o sociólogo José Arlindo Soares, pai de Camilo Soares, diretor de fotografia, também participa do filme). Além disso, gosto muito de trabalhar com a memória no sentido de provocar uma discussão, numa pegada de juntar cinema e educação, algo que, pode até soar sonhador, mas acredito que pode mudar o mundo”.

A Avenida Guararapes, com sua concentração de edifícios em art déco, foi escolhida enquanto locação, porque é representativa como um centro dos espaços de militância das diversas organizações que os ex-presos faziam parte.

Também na proposta do documentário, está a montagem de uma mesa com um pano vermelho vibrante que irá circular por diferentes locais de filmagem, como o Teatro Hermilo Borba Filho, procurando captar o lado psicológico do ambiente de discussão dos entrevistados, inclusive colocando-os sentados em alguns momentos para debaterem assuntos relacionados às suas experiências, como a tortura, as ligas camponesas e a implantação da comissão da verdade. Completam o time da equipe técnica do filme, entre outros, Neco Tabosa na assistência de direção, Márcia Vanderlei na produção executiva e Hamilton Costa na direção de produção.

Comissão Estadual da Verdade

Luciano e o grupo de ex-presos políticos com Eduardo Campos / Foto: Mariza Lima

"Foi uma feliz coincidência o fato de que no momento em que nós, os ex-presos políticos da Casa de Detenção do Recife e de Itamaracá, estamos participando das filmagens de um documentário, ocorre esta solenidade de instalação da Comissão da Verdade Dom Hélder Câmara, nomeada pelo governador Eduardo Campos com base na lei aprovada pela Assembleia, oriunda de uma proposta do próprio governador. Eduardo nos recebeu a todos, ex-presos políticos e alguns companheiros e companheiras, bem como familiares e para nós foi um momento de muita emoção", afirmou o deputado Luciano Siqueira (PCdoB) após participar da solenidade no Palácio do Campo das Princesas, na sexta-feira (01).

Ele explicou que a emoção vem do fato de se tratar de um encontro de gerações de lutadores pela soberania do País, pela liberdade, pela democracia, pelos direitos do povo. "Por isso, que ao apresentar os companheiros ao governador sublinhei que ali nós todos nos sentíamos muito emocionados, muito felizes por termos participado da instalação da Comissão da Verdade e por estarmos sendo recebidos por um companheiro que no exercício do seu cargo e na presidência do PSB dá continuidade à historia que todos nós, a partir de momentos distintos, temos construído junto com o povo brasileiro. Eduardo governa inspirado nos mesmo ideiais, mesmos compromissos que cada um de nós, embora de tendências políticas distintas, sempre perseguimos: a soberania do País, a democracia, a liberdade, o Brasil para os brasileiros", destacou.

Luciano contou ainda que depois de ter ouvido praticamente todos os ex-presos políticos - cada um se apresentou e fez um breve comentário sobre o momento e o significado da luta comum - Eduardo Campos expressou, com emoção, a alegria de recebê-los.

"Em sua fala, o governador produziu uma frase que é muito significativa para nós do PCdoB quando ele diz que nós lutamos por tantas coisas e às vezes pensamos diferente em relação a tantas coisas que nos esquecemos de nos unir . E ali ele entendia que nós de diferentes correntes políticas juntamente com o governo dele estamos unidos com um mesmo propósito, o de restabelecer a verdade sobre o que aconteceu nos 21 anos de regime militar e oferecer às novas gerações as informações e os exemplos de fatos que ajudem a construir uma consciência democrática avançada em nosso País", afirmou.

Do site de Luciano Siqueira, com informações da FolhaPE.com

Saúde anuncia R$ 880 milhões para investimento

O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (6) a seleção de projetos para construção e ampliação de unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e de unidades básicas de saúde em todo o país.


De acordo com a pasta, um total de R$ 880 milhões em investimentos deve beneficiar 29,6 milhões de pessoas que vivem em 2.265 municípios de 21 estados. 

Serão repassados recursos federais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para a construção de 136 UPAs. O dinheiro também será destinado à ampliação de 56 UPAs e de 5.459 unidades básicas de saúde.

Segundo o ministério, o objetivo é aumentar o acesso aos serviços de saúde com qualidade, desafogar os atendimentos nas urgências e emergências e ampliar a assistência especializada.

As unidades básicas são locais onde o cidadão pode receber, gratuitamente, atendimentos essenciais na área de saúde da criança, da mulher, do adulto e do idoso e em odontologia, além de dispor de medicamentos e outros atendimentos considerados essenciais.

Já as UPAs oferecem atendimento de média complexidade (vítimas de acidentes e problemas cardíacos, por exemplo). Dados do ministério indicam que, nas unidades em pleno atendimento, é possível atender, sem necessidade de encaminhamento ao pronto-socorro hospitalar, 97% dos pacientes que procuram assistência médica.

Fonte: Rede Brasil Atual
Profº Cleber de Oliveira