Tratamentos Corporais

A acupuntura trabalha para harmonizar a energia do corpo

A acupuntura trabalha para harmonizar a energia do corpo.



Acupuntura é um método de tratamento terapêutico, paliativo, da medicina chinesa, aplicado aos pontos e meridianos corpóreo. A palavra, derivada do latim, significa Acum (agulha) e Punctum (picada ou punção), uma adaptação ao termo chinês Zhen Jiu, literalmente traduzida como agulha moxa.


Ler na Íntegra! 

Brincadeiras e Brinquedos Culturais

Existem brincadeiras e brinquedos que hoje conhecemos por passar de geração em geração. Possuem várias origens e participaram de várias etapas do desenvolvimento do país. Hoje, essas brincadeiras fazem parte da cultura do nosso povo e parte do folclore brasileiro que marcam os períodos por aqui vividos.



CPMI visita Salvador para apurar casos de violência contra mulher

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga a violência contra mulheres realiza uma série de atividades, nesta quinta e sexta-feira (12 e 13), em Salvador (BA) para averiguar as iniciativas do Governo do Estado e do Judiciário no cumprimento da Lei Maria da Penha. A capital baiana é uma das campeãs, na taxa de homicídios femininos e nas denúncias de agressão contra a mulher, respectivamente, nos anos de 2010 e 2011.


Presidida pela deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), a comissão visitará equipamentos de apoio às mulheres; o governador do Estado, Jaques Wagner; e realizará uma audiência pública no Espaço de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, com a presença da comissão, integrantes dos movimentos das mulheres e parlamentares.

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), uma das principais articuladoras da bancada feminina e única baiana na Câmara dos Deputados, afirma que “é inadmissível que em pleno século 21 ainda tenhamos que conviver com essa barbárie contra as mulheres”, lembrando que, em nosso país, as estatísticas são assustadoras, e que os números do estado da Bahia preocupam. 

Alice, que também é Secretária Estadual de Mulheres do PCdoB, considera que “a presença da comissão na capital baiana serve como momento importante para analisar as condições públicas de atendimento à mulher em situação de risco”.

A deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), que preside a CPMI, destaca que o Brasil ocupa o sétimo lugar no ranking dos países que mais matam mulheres no mundo. “Nos últimos 10 anos, 43 mil mulheres foram assassinadas, tendo 68,8% desses homicídios ocorrido dentro de casa e praticado por maridos, companheiros e namorados das vítimas”.

Altos índices de agressão 
Em números absolutos, a Bahia é o segundo estado no ranking nacional de atendimentos da Central de Atendimento à Mulher (180) em 2011, com 53.850 mil chamadas registradas. O líder da lista é São Paulo, com um terço das ligações. Os dados são da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). 

A maior parte das denunciantes tem entre 20 e 40 anos e convive com o agressor por dez anos ou mais. Além disso, 74% dos crimes são cometidos por homens com quem a vítimas possuem vínculos afetivos e sexuais, com o agravante de 66% dos filhos presenciarem a violência, ou ainda, de 20% sofrerem violência junto com a mãe.

Agenda de atividades
A programação da CPMI na capital baiana tem início na quarta-feira, a partir das 14h30m, com uma visita à Vara de Violência Contra a Mulher em Salvador. Às 17 horas, acontece um encontro com representantes do movimento feminista e de mulheres, da Rede de Atenção às Mulheres em Situação de Violência de Salvador e Região Metropolitana, e parlamentares estaduais e municipais. Na ocasião, acontecerá ainda a apresentação e discussão do Dossiê da Violência contra as Mulheres na Bahia. 

Na manhã da quinta-feira, a comissão encontra o governador Jaques Wagner, momento em que as parlamentares apresentarão e cobrarão qualificação das políticas de enfrentamento à violência contra a mulher na Bahia. Em seguida, o grupo visita a Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher no bairro de Brotas.

Fonte: 

Da Redação de Brasília
Com agências

Cleber e Leci no Jornal de Jales 2012

Prof. Cleber de Oliveira – Pres. Do PCdoB de Jales e Leci Brandão 
 Deputada Estadual pelo PCdoB.


Professor Cleber de Oliveira (Presidente do PCdoB de Jales) e representante local da UNEGRO (entidade do Movimento Negro) na região de Jales, com a Deputada Estadual Leci Brandão na Assembléia Legislativa de São Paulo.
Recebido pela Deputada Leci Brandão, que não se cansa de dizer que não “é”, mas sim “está” deputada, que na verdade ela é, sempre foi e sempre será “Artista”!
A Leci vem realizando um excelente mandato em defesa da população mais fragilizada em várias cidades do Estado de São Paulo, além de representar com autenticidade as bandeiras de lutas contra qualquer tipo de opressão e desrespeito a condição da dignidade humana.
“ Tenho a Leci Brandão como exemplo, uma mulher guerreira, lutadora, símbolo da resistência contra o preconceito e a discriminação que muitas vezes está bem a nossa frente e não a enxergamos, seja racial, questão de gênero, social ou religiosa (todas as formas). Ela fez mostrar com todas as “letras” como ser exemplo para os demais legisladores da Assembléia, o mandato da Leci exala dignidade, respeito, transparência, sinceridade e proximidade para com a população Paulista. Tive o prazer de ser convidado pela Leci para desfilar no Carnaval de 2012, pela Escola de Samba Acadêmicos do Tatuapé na Ala “Amigos da Leci” que trouxe um enredo contando história e trajetória de luta e encantos que a forjou esta mulher guerreira nos seus 65 anos de vida. Só tomei uma bronquinha dela porquê não levei mais ninguém de Jales para participar – foi tudo muito rápido – mas no próximo ano já fica o convite a todos que quiserem participar! 

Prof. Cleber de Oliveira