Secretaria Nacional da Mulher divulga plataforma para eleições

Com o tema “Cidades Mais Humanas e Democráticas com Políticas Públicas voltadas para as Mulheres, a plataforma eleitoral 2012 espera ser um instrumento que promova o debate entre os candidatos e candidatas do PCdoB e os diversos segmentos da população


FDIM
 Mulheres do mundo encerram evento em Brasília: grande mobilização
Liege Rocha, da Secretaria Nacional da Mulher do PCdoB


Documento divulgado no início da semana destaca no texto de apresentação que a desigualdade de gênero, que convive ao lado de outras desigualdades como de raça e de classe, está presente no dia a dia das cidades e precisa ser revertido.

Ainda de acordo com o texto, o caminho é a adoção de políticas públicas voltadas para a superação dessa desigualdade em todos os espaços da sociedade. O texto vai mais longe e enumera uma agenda de políticas municipais que busca amenizar as desigualdades, sobretudo, a de gênero.

“Para o PCdoB investir em políticas públicas para as mulheres tem um significado estratégico no sentido de amenizar as desigualdades de gênero e liberar a energia, ainda contida, das mulheres para a construção de um novo Brasil”, diz trecho do texto de apresentação da plataforma, que é assinado pela Secretaria Nacional da Mulher/PCdoB e Forum Nacional Permanente sobre a Emancipação da Mulher/PCdoB.

Entre os mecanismos institucionais sugeridos pelo texto para serem absorvidos pelos candidatos e candidatas do PCdoB estão a criação de secretaria municipal da mulher e o conselho municipal de defesa dos direitos das mulheres assim como a implementação do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres e o programa Brasil sem Homofobia, ressaltando aqui os direitos das mulheres lésbicas.

Nas áreas da saúde e enfrentamento à violência contra mulher a plataforma orienta o debate pela implantação do Programa de Atenção Integral a Saúde da Mulher e a adoção do Pacto pela redução da Mortalidade Materna. Da mesma forma, é considerado estratégico assumir a luta pelo Pacto Nacional pelo enfrentamento da violência contra mulher, proposto pela Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República.

Lei Maria da Penha

A implementação da Lei Maria da Penha, que completou seis anos nesta terça-feira, 7 de agosto, também é tema da plataforma de políticas municipais que combatam a desigualdade de gênero assim como garantir a rede de atendimento às mulheres em situação de violência. A criação e ampliação das casas abrigos é fundamental dentro da rede de atendimento.

A plataforma ainda sugere ações nas áreas de Educação, Comunicação e Mídia, Habitação e Esportes , Cultura e Lazer. Tanto nas áreas de educação como em comunicação e mídia a orientação é a promoção de uma cultura não discriminatória e que se distancie dos estereótipos.

“Esse investimento (em políticas públicas para as mulheres) é estratégico para as cidades e o país, uma vez que não se trata de investir em um setor da sociedade, mas em metade da população que ainda enfrenta grandes entraves”, conclui o texto de introdução da plataforma.

Fonte: Vermelho

CPI do Cachoeira aprova depoimento da Delta e poupa Revista Veja


No próximo dia 28, Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista do Cachoeira vai ouvir o depoimento de Fernando Cavendish, ex-presidente da construtora Delta. A comissão aprovou nesta terça-feira (14) cerca de 100 requerimentos entre quebras de sigilo, pedidos de informação e convocação de pessoas citadas nas operações Vegas e Monte Carlo da Polícia Federal. Também foi aprovada a reconvocação do contraventor Carlos Augusto ramos, o Carlinhos Cachoeira.


O samba do Estácio

desde que o samba é samba

AUTOR, EM 1997, DE CIDADE DE DEUS, CATAPULTADO DO LIVRO PARA AS TELAS, ONDE INAUGUROU A BEM-SUCEDIDA VERTENTE FAVELA MOVIE, O ESCRITOR CARIOCA PAULO LINS TRANSPORTA-SE DESTA SEARA, SUA CONHECIDA E CONTEMPORÂNEA, PARA O PASSADO PESQUISADO, EMBORA REGIDO PELA FICÇÃO.

POR TÁRIK DE SOUZA

Em vídeo, Orlando Silva retrata luta das mulheres paulistanas


Em um novo vídeo temático divulgado nesta terça-feira (14), o candidato à Câmara de São Paulo Orlando Silva mostra o contato com mulheres “guerreiras e lutadoras” durante a campanha pelos bairros da capital paulista.


Os depoimentos fazem uma reflexão sobre a trajetória de luta política das mulheres por mais direitos e justiça social na capital paulista. Representado por ícones fortes como Nádia Campeão, candidata à vice-prefeita na chapa de Fernando Haddad, o minidocumentário retrata a luta diária dessas mulheres, suas reivindicações e esperança de novas conquistas. 

Orlando Silva fala da necessidade de o poder público municipal garantir o bem-estar de todos os paulistanos, especialmente das mulheres, que enfrentam problemas como a falta de vagas em escolas de educação infantil e por uma educação de qualidade.

O vídeo mostra os mais diversos papeis e funções sociais assumidos pelas mulheres paulistanas. Mais do que um membro da família, as mulheres são a base na formação de uma sociedade mais humana e igual. Formadoras de opinião, quando o assunto é batalhar pelos seus direitos, elas não perdem o fôlego. 

 

Da redação