Secretaria acende luzes azuis pelo Dia Mundial da Conscientização do Autismo

A data - 2 de abril - foi decretada em 2007, pela Organização das Nações Unidas.


O azul é a marca do dia 2 de abril de cada ano, no mundo
O dia 2 de abril é uma marca e uma grande conquista para todas as pessoas autistas e familiares. O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi decretado em 2007 pela Organização das Nações Unidas – ONU e visa mais atençãoao transtorno do espectro autista.
Todos os anos, diversos pontos turísticos ao redor do mundo são iluminados com a cor azul, para salientar sobre a importância da atenção para as pessoas autistas. O Brasil participa do movimento em prol dos autistas há alguns anos. Agora, em 2012, repete-se com ainda mais força, alguns monumentos serão iluminados de azul, como o Cristo Redentor (no Rio de Janeiro); a Ponte Estaiada, o Viaduto do Chá, o Monumento à Bandeira, a Fiesp e a Assembleia Legislativa (em São Paulo);  a torre da Unisa do Gasômetro (em Porto Alegre); o prédio do Ministério da Saúde (em Brasília) e muitos outros locais.
No mundo estarão iluminados também vários cartões-postais, como o Empire State Building (nos Estados Unidos) e a CN Tower (no Canadá).
Esse movimento é uma forma de chamar a atenção para o tema e mostrar a necessidade de promover a conscientização da sociedade e sensibilização para a inclusão de todas as pessoas com deficiência, inclusive as autistas.
SECRETARIA AZUL
A exemplo dos vários edifícios por todo o país e o resto do mundo acenderem luzes azuis, da mesma forma, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo aderiu à Campanha em prol das pessoas autistas e acende luzes azuis em seu prédio localizado na avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564, São Paulo, SP, na noite do dia 2 de abril. 
É uma forma de chamar atenção para o tema e mostrar a necessidade de promover conscientização da sociedade e sensibilização para a inclusão de todas as pessoas com deficiência, inclusive as autistas. 
O Dia Mundial do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas, em 18 de Dezembro de 2007, para a conscientização acerca dessa questão. A ONU declarou que há cerca de 70 milhões de pessoas com autismo em todo o mundo.
Caminhada em prol do autismo
No domingo, 1 de abril, data que antecedeu o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, aconteceu em São Paulo a II Corrida e Caminhada Autismo & Realidade pela Conscientização. O evento marcou a data e seu ponto de largada e chegada foi  a ponte Estaiada, na zona sul da cidade. Os participantes optaram por percorrer 8 km de corrida e/ou 4 km de caminhada.
Sobre o autismo
O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. Uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de estabelecer relacionamentos e de responder apropriadamente ao ambiente. Algumas crianças autistas apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam sério atraso no desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes; outros, presos a comportamentos restritos e rígidos padrões de comportamento. Os diversos modos de manifestação também são designados de espectro autista, indicando uma gama de possibilidades dos sintomas do autismo.

Fidel Castro: O mundo maravilhoso do capitalismo

A busca da verdade política sempre será uma tarefa dura, mesmo em nossos tempos, quando a ciência pôs em nossas mãos um grande número de conhecimentos. Um dos mais importantes foi conhecer e estudar o fabuloso poder da energia contida na matéria.

Por Fidel Castro

O descobridor dessa energia e seu possível emprego foi um homem pacífico e bonachão que, apesar de seu repúdio à violência e à guerra, solicitou seu desenvolvimento aos Estados Unidos, então presidido por Franklin D. Roosevelt, de conhecida posição antifascista, líder de um país capitalista em profunda crise, que tinha contribuído para salvar com fortes medidas que mereceram o ódio da extrema direita de sua própria classe. Hoje esse Estado impõe ao mundo a mais brutal e perigosa tirania que nossa frágil espécie já conheceu. LERMAIS>>

Governo espera reduzir em 20% acidentes durante a Semana Santa

Diminuição será em relação a 2011, que teve total de 8.660 mortes.

Ministério das Cidades lançou campanha para diminuir ocorrências.


O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, durante entrevista coletiva nesta segunda-feira. (Foto: Natália Godoy/G1)

O Ministério das Cidades lançou nesta segunda-feira (2) campanha nacional para redução de acidentes de trânsito no feriado da Semana Santa. O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, afirmou que espera que os acidentes em estradas brasileiras sejam reduzidos em 20% em relação ao mesmo período do ano passado.
"Está comprovado que a cada campanha que nós fazemos há uma redução, uma resposta imediata da sociedade. É por isso que nós estamos fazendo uma campanha permanente para mudar esses números alarmantes", disse o ministro sobre o número total de 8.660 mortes em 2011.
Durante o carnaval 2012, o número de mortes nas estradas federais de todo o Brasil caiu 18,1% em relação ao mesmo período de 2011. Os números foram divulgados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no final de fevereiro deste ano.
O foco da campanha para a Semana Santa são as ultrapassagens, que, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram responsáveis por quase um terço do total de mortes registradas nas estradas brasileiras em 2011: 2.685 pessoas. A veiculação de comerciais de televisão e rádio, painéis, publicidades em ônibus e táxis e na internet, começa nesta segunda e vai até 8 de abril.
A campanha faz parte do programa Parada - Pacto Nacional para Redução de Acidentes, que foi lançado no ano passado em parceria com o Denatran e tem como slogan "No trânsito você é responsável pela vida de quem vai e pela vida de quem vem".
Segundo a assessoria do ministério, o objetivo é "conscientizar o motorista sobre as consequências de suas decisões na condução do veículo tanto para sua vida como para a dos outros".
De acordo com o ministério, o país se comprometeu com a Organização das Nações Unidas (ONU), em maio do ano passado, a reduzir pela metade o número de mortes causadas por acidentes de trânsito até 2020.
Lei Seca
O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, afirmou que trata as modificações na Lei Seca no Congresso como prioridade. Proposta que tramita na Câmara endurece dois dispositivos da legislação de trânsito que permitiram ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) desconsiderar, em decisão na última quarta (28), a validade de testemunhos ou do exame clínico como prova de embriaguez no processo criminal.
"Para que tenhamos efetividade e para não se deixar à margem nenhum tipo de interpretação, o legislador tem que fazer a lei para que tenha aplicabilidade com objetividade, para que não haja nenhum tipo de dúvida", afirmou o ministro ao dizer que já pediu uma audiência para os presidentes da Câmara e do Senado para que haja modificações na legislação da Lei Seca.
Fiscalização
De acordo com Júlio Ferraz, diretor nacional do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), existe uma coordenação de fiscalização entre a PRF, o Denatran e os Departamentos de Trânsito (Detran) dos 27 estados brasileiros, desde dezembro do ano passado, para reduzir o número de acidentes de trânsito.
"Os órgãos fazem estudos dos locais onde tem maior quantidade de acidentes, priorizam fiscalizações e passam para os Detrans e para as superintendências municipais de trânsito", disse.
De acordo com o diretor nacional do Denatran, blitze educativas e de fiscalização serão intensificadas no feriado da semana santa, bem como foi feito no ano novo e no carnaval.
Projeto novo
O diretor nacional do Denatran informou que o Ministério das Cidades está preparando junto ao Denatran um grande projeto de trânsito brasileiro que deve englobar tanto ações em feriados como ações contínuas para intensificar a conscientização sobre trânsito nas escolas. Segundo ele, o projeto já está com 80% da organização concluída e deve ser lançado no final de maio.
Por G1.com

Convite debate Negros e Negras e a participacao politica em Sao Paulo‏



Gostaria de Convidá-los (meus amigos e amigas) para tão importante oportunidade que será este encontro em São Paulo na Faculdade Zumbi dos Palmares. Quem puder, por favor enviar-me uma confirmação de comparecimento para melhor nos organizarmos com o objetivo de uma melhor acolhida. Grande abraço a todos e a todas e nos veremos lá!