Secretaria acende luzes azuis pelo Dia Mundial da Conscientização do Autismo

A data - 2 de abril - foi decretada em 2007, pela Organização das Nações Unidas.


O azul é a marca do dia 2 de abril de cada ano, no mundo
O dia 2 de abril é uma marca e uma grande conquista para todas as pessoas autistas e familiares. O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi decretado em 2007 pela Organização das Nações Unidas – ONU e visa mais atençãoao transtorno do espectro autista.
Todos os anos, diversos pontos turísticos ao redor do mundo são iluminados com a cor azul, para salientar sobre a importância da atenção para as pessoas autistas. O Brasil participa do movimento em prol dos autistas há alguns anos. Agora, em 2012, repete-se com ainda mais força, alguns monumentos serão iluminados de azul, como o Cristo Redentor (no Rio de Janeiro); a Ponte Estaiada, o Viaduto do Chá, o Monumento à Bandeira, a Fiesp e a Assembleia Legislativa (em São Paulo);  a torre da Unisa do Gasômetro (em Porto Alegre); o prédio do Ministério da Saúde (em Brasília) e muitos outros locais.
No mundo estarão iluminados também vários cartões-postais, como o Empire State Building (nos Estados Unidos) e a CN Tower (no Canadá).
Esse movimento é uma forma de chamar a atenção para o tema e mostrar a necessidade de promover a conscientização da sociedade e sensibilização para a inclusão de todas as pessoas com deficiência, inclusive as autistas.
SECRETARIA AZUL
A exemplo dos vários edifícios por todo o país e o resto do mundo acenderem luzes azuis, da mesma forma, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo aderiu à Campanha em prol das pessoas autistas e acende luzes azuis em seu prédio localizado na avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564, São Paulo, SP, na noite do dia 2 de abril. 
É uma forma de chamar atenção para o tema e mostrar a necessidade de promover conscientização da sociedade e sensibilização para a inclusão de todas as pessoas com deficiência, inclusive as autistas. 
O Dia Mundial do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas, em 18 de Dezembro de 2007, para a conscientização acerca dessa questão. A ONU declarou que há cerca de 70 milhões de pessoas com autismo em todo o mundo.
Caminhada em prol do autismo
No domingo, 1 de abril, data que antecedeu o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, aconteceu em São Paulo a II Corrida e Caminhada Autismo & Realidade pela Conscientização. O evento marcou a data e seu ponto de largada e chegada foi  a ponte Estaiada, na zona sul da cidade. Os participantes optaram por percorrer 8 km de corrida e/ou 4 km de caminhada.
Sobre o autismo
O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. Uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de estabelecer relacionamentos e de responder apropriadamente ao ambiente. Algumas crianças autistas apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam sério atraso no desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes; outros, presos a comportamentos restritos e rígidos padrões de comportamento. Os diversos modos de manifestação também são designados de espectro autista, indicando uma gama de possibilidades dos sintomas do autismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário