Autorizada venda de chips da Claro, Oi e Tim

Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta quinta-feira (2) que as operadoras de telefonia Oi, TIM e Claro foram autorizadas a retomar, a partir desta sexta (3), a venda de chips de celular que estava suspensa desde o dia 23 de julho.



A punição às empresas aconteceu em 18 de julho e foi motivada por reclamações feitas por clientes à agência entre janeiro de 2011 e junho deste ano.

O critério adotado pelo órgão foi suspender a venda de chips da operadora com piores índices de qualidade em cada estado. Para definir qual empresa seria punida e onde, foram considerados: número de reclamações na Anatel, de chamadas não completadas e de interrupção de ligações.

A TIM ficou proibida de ativar novas linhas em 19 estados. Já a Oi foi punida em 5. A suspensão para a Claro valeu em três estados.

Foram interrompidas as vendas de chips para serviços de voz e de dados (internet). Para voltar a liberá-las, a Anatel e o Ministério das Comunicações exigiram das empresas que apresentassem planos de investimentos para solucionar os problemas na rede de telefonia móvel.

Na semana passada, representantes de Tim, Oi e Claro levaram seus planos à agência. Esses documentos devem ficar disponíveis no site da Anatel para que a população possa acompanhar o cumprimento das metas pelas operadoras.Segundo uma fonte da Anatel, o órgão regular fará a liberação, mas não deixará de manter o rigor das cobranças feitas às empresas afetadas pela medida cautelar, anunciada no dia 18 de julho. A retomada das vendas de novos chips estava condicionada à entrega de um plano de ação envolvendo investimentos para os próximos dois anos.

“Vamos permitir a retomada das vendas, mas vamos exigir que os planos sejam seguidos a risca. Do contrário, haverá novas sanções”, disse a fonte da agência. A implementação será feita trimestralmente.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário