Dyneas Aguiar é homenageado em Congresso da UJS-SP

A UJS-SP realizou neste fim de semana, em Itu, seu 15º Congresso Estadual, com a participação de mais de 500 jovens. O evento contou também com a presença de várias personalidades, como Orlando Silva, ex-ministro dos Esportes, Nádia Campeão, presidenta estadual do PCdoB, André Tokarski, presidente nacional da UJS, entre outros.


dineas
Dynéas (terceiro da esquerda para direita) recebe homenagem dos jovens socialistas

Além desses, esteve presente um convidado especial, Dynéas Aguiar, que recebeu homenagens por sua história.

Dynéas começou sua militância no PCdoB em 1950. Neste mesmo ano, ele já integrava a diretoria geral da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), em 52 se tornou presidente da entidade. Combateu as idéias reformistas após o 20º Congresso do PCUS (Partido Comunista da União Soviética), participou da reorganização do PCdoB, e do Comitê Central em 1962 do mesmo partido. Nos anos 70, foi receptor de apoios internacionais aos comunistas brasileiros em Buenos Aires. Nas suas batalhas, pode-se destacar a campanha pela reforma do ensino, a do petróleo é nosso, além da campanha nacional e internacional pela paz e o fim da guerra no Coréia.

Já para os estudantes, Dynéas foi quem começou a briga pelas meias-tarifas, lutou pelos direitos de meia-passagem de ônibus, meia-entrada em atividades culturais como teatro, cinema, estádios. Infelizmente naquele período, ele não conseguiu concretizar esses objetivos, mas é importante lembrar que se hoje temos essa conquista, foi porque tivemos guerreiros para lutar por eles, e Dyneas é o ponto inicial dessa batalha.

Embora tenha tido sua vida sempre atrelada ao Socialismo, pelos direitos à igualdade, à dignidade à classe esquecida e menosprezada do nosso país, Dynéas nunca foi filiado à principal organização que defende esses mesmos ideais - a UJS. Por isso, a UJS o homegeou com a entrega de uma placa comemorativa de filiação, Dyneas também foi eleito presidente de honra da UJS-SP.

Com o nome estampado em uma placa de filiação da UJS, Dynéas passou a ser o mais novo integrante da entidade. Ele recebeu a placa pelas mãos de Algela Meyer, militante do movimento secundarista.

Dynéas falou ao congresso, “recebo essa placa emocionado, agradeço muito a esse mérito. Quero que saibam que vocês não devem ser o futuro do país, são o presente desse país! Queremos muito mais, e o “mais” não significa a negação do passado, significa as melhorias do presente que vivemos, para construir um futuro melhor. A UJS de futuro, um futuro de transformações, é a escola da formação política do jovem, o futuro do Socialismo!”.

Fonte: www.ujs.org.br
Profº Cleber de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário