Equoterapia

Equoterapia: método que trabalha aspectos somáticos e psíquicos dos praticantes.

A equoterapia, também chamada de equitação terapêutica, é um método terapêutico interdisciplinar indicado para o desenvolvimento pessoal, somático e psíquico de pessoas com comprometimentos motores, mentais, ou emocionais; no qual cavalos são intermediadores, exercendo um papel fundamental de motivadores deste processo.

Esse método permite que o indivíduo desenvolva suas potencialidades, trabalhando aspectos relacionados ao tônus muscular, força, flexibilidade, relaxamento, responsabilidade, sociabilização, autoconfiança e autoestima.

Em relatos que nos remonta há 400 anos a.C., indicando o contato com estes animais para o tratamento de insônia e epilepsia, tal abordagem foi reconhecida em nosso país como método terapêutico em 1997, pela Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitacional, e pelo Conselho Federal de Medicina (parecer 06/97). Atualmente existem mais de 210 centros de equoterapia no país, tanto na Região Norte quanto Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul.

Fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos, veterinários e zootecnistas são alguns dos profissionais pertencentes à equipe. Esses definirão, para cada caso, um programa especial de acordo com os objetivos identificados. Embora as avaliações sejam individuais, a prática da equoterapia pode ser feita tanto individualmente quanto em grupo, sendo geralmente indicadas duas seções por semana, cada uma de aproximadamente meia hora de duração.

Fonte:
 por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário