Argentina é 1º país a registrar filho de homossexuais

A Argentina tornou-se o primeiro país no mundo a permitir que um casal homossexual registasse um bebê como seu filho. A legalização do casamento gay em 2009 foi um fato inédito na América Latina. Agora, o governo de Buenos Aires estuda a possibilidade de permitir o casamento entre turistas estrangeiros do mesmo sexo que visitem o país.


 homossexuais registram bebê
 Alejandro Grinblat e Carlos Dermgerd, casal homossexual com o filho Tobias / Foto: AFP
Juntos há 12 anos, Alejandro Grinblat, 35 anos, e Carlos Dermgerd, 41 anos, registaram, na terça-feira, em Buenos Aires, Tobias Grinblat Dermgerd, de cerca de um mês, como filho de ambos. O casal tem, agora, totais direitos paternais sobre a criança. O caso é inédito porque nunca um país tinha reconhecido tais direitos a um casal homossexual.

A criança nasceu de uma barriga de aluguel na Índia e o casal acompanhou a gravidez à distância. Quando chegaram ao país para acompanhar o nascimento do bebê, também tiveram o apoio do governo de Buenos Aires que os ajudou a tratar de toda a documentação necessária na Índia.

"Vivemos este nove meses aqui [na Argentina]. A clínica nos ia informando semanalmente como iam os exames, mas fomos à Índia para o momento do nascimento", disse Glinblat, em declarações publicadas no site argentino Infobae. 

Para Alejandro Grinblat, este foi o grande marco da luta pela igualdade que os homossexuais têm travado na Argentina. "Este é um caminho que começou há anos e um marco foi o casamento igualitário [em 2009]" disse, à saída do cartório, exibindo o documento que comprova o registo do bebé.

"A nossa única luta era para formar a nossa família", garante Alejandro Grinblat. Em outros países, como é o caso dos EUA, há estados que reconhecem este direito a casais gays mas a um nível nacional a norma não existe. Um exemplo é o caso do cantor inglês Elton John que teve de viajar para o estado norte-americano da Califórnia para poder, com o seu companheiro, recorrer aos serviços de uma barriga de aluguel e registar uma criança como filho de ambos.

Com Jornal de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário