Filme censurado sobre Brasilia é retomado, 40 anos depois


Em 1967, Joaquim Pedro de Andrade, um dos diretores expoentes do Cinema Novo brasileiro, mostrava no documentário "Contradições de Uma Cidade Nova", produzido durante a construção de Brasília, o desenvolvimento desordenado de periferias pobres do Distrito Federal.


O filme de Andrade revelava uma tendência social inconveniente que já despontava naquela época e que destoava da imagem de ícone do modernismo que a nova capital começava a construir.

O filme acabou censurado pelos próprios patrocinadores e estava desaparecido há décadas após ter sido exibido uma única vez no Festival de Cinema de Brasília. Mas uma cópia da produção foi encontrada nos arquivos do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, escondida pelo próprio diretor para que não sofresse cortes.

Projeto retomado

Agora, mais de 40 anos depois, a história gravada por Andrade inspira a produção de um novo filme, que está sendo rodado pelo documentarista radicado em Brasília, Gestsemane Silva, e pelo roteirista e parceiro de direção Santiago Dellape. "Plano B" resgata a história das filmagens do "Contradições de Uma Cidade Nova" e reconta o surgimento das periferias de Brasília.

Além de buscarem personagens envolvidos na produção do filme de 1967, os cineastas refilmaram 32 planos idênticos para comparar o que mudou nos cenários.

O que mais chamou a atenção de Gestsemane no filme de Joaquim Pedro foi a atualidade do assunto. "Hoje a gente vê as mesmas questões colocadas há 45 anos. O nosso filme mostra que eles estavam certos, que deram um conselho que foi ignorado. Vamos mostrar isso", comenta o documentarista.

Com a comparação entre os locais e com a história descoberta por trás deles, o documentário acaba revelando que as políticas públicas "planejaram" uma periferia empobrecida nas cidades-satélites do DF.

Ao todo, foram 24 dias de gravações no Rio de Janeiro, São Paulo e em Brasília. A previsão é de que o longa-metragem fique pronto em 2013, quando será exibido em festivais e no circuito comercial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário