É hoje! Roniwalter Jatobá lança Cheiro de Chocolate

Às 18h30, na livraria Martins Fontes, em São Paulo, lançamento do mais novo livro de Roniwalter Jatobá 


Por José Carlos Ruy


Cheiro de Chocolate, Roniwalter Jatobá
Cheiro de Chocolate, Roniwalter Jatobá


Roniwalter Jatobá, é um dos principais escritores brasileiros contemporâneos, diz o poeta e professor Ruy Espinheira Filho. E. na literatura brasileira, ele ocupa um lugar ímpar: seu tema é a vida do povo pobre da periferia de uma grande metrópole, como São Paulo. Ou de uma cidade à beira de uma grande rodovia, no norte de Minas, sua Campanário de origem. Ou de Campo Formoso, no sertão baiano, onde cresceu e viveu antes de mudar para São Paulo.

A matéria de seus romances é a vida dos trabalhadores, que foi e que conheceu. Em São Paulo, onde vive desde 1970, foi operário na Kharmann-Ghia, em São Bernardo do Campo, e morou ao lado da lendária Nitroquímica, na zona Leste da cidade - fábrica que, antes da ditadura militar, abrigou uma das maiores e mais ativas células operárias do Partido Comunista do Brasil. Depois, tornou-se gráfico na Editora Abril, onde encontrou o caminho do jornalismo e da literatura, rota natural para um jovem devorador de livros como fora desde a meninice.

Literatura que se desdobra em múltiplos registros desde o livro de estreia, Sabor de Química (1976); em 1978, Crônicas da Vida Operária, mereceu o prêmio Casa de Las Americas, em Cuba; foi premiado. Os títulos se sucederam, com histórias e personagens obrigatórios para um leitor atualizado e antenado com os problemas e as vivências dos brasileiros de nosso tempo. Ou com biografias como O Jovem Che Guevara, O Jovem JK, ou O Jovem Luiz Gonzaga.

Na tarde desta terça-feira (10) os leitores poderão conhecer o mais novo fruto desta safra fértil: Roniwalter Jatobá lançará, em São Paulo, seu livro mais recente: Cheiro de Chocolate e outras histórias, que a Nova Alexandria acaba de publicar. 

LançamentoRoniwalter Jatobá
Cheiro de chocolate e outras históriasLocal: Livraria Martins Fontes Paulista
Endereço: Avenida Paulista, 509 - São Paulo (ao lado da estação Brigadeiro do Metrô)
Horário: das 18h30 às 21h30

TODOS SERÃO BENVINDOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário