Lançamento do livro de Maria Prestes tem presença do governador em Tocantins

O lançamento do livro 'Meu Companheiro - 40 anos ao lado de Luis Carlos Prestes', de autoria da viúva do Cavaleiro da Esperança, Maria Prestes, no início da noite de sábado (7) marcou o encerramento do 1º Encontro de Academias de Letras do Tocantins e do Brasil, no auditório do Palácio Araguaia. 


Os dois eventos fazem parte da programação da Feira Literária Internacional do Tocantins (Flit). O lançamento contou com a presença do governador Siqueira Campos, que foi office boy de Prestes em 1945, quando chegou ao Rio de Janeiro, vindo das agruras de um seringal no Amazonas. "O mais importante cargo que assumi até hoje foi o de office boy de Luiz Carlos Prestes", afirmou.

De acordo com a Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom), após entregar um exemplar do livro autografado para o governador, Dona Maria Prestes disse que se sentia honrada com a homenagem da Flit a Luiz Carlos Prestes e com o convite para o lançamento de seu livro. A autora disse que é motivo de orgulho ter um homem como Siqueira Campos no Brasil, que ergueu em Palmas o Memorial Coluna Prestes. “Nenhum outro político no país teve a coragem de Siqueira Campos”, afirmou. 

Maria Prestes destacou que a Coluna Prestes percorreu 24 mil km conhecendo a realidade do Brasil, sempre lutando pela reforma agrária. Para ela, Prestes deve ser motivo de estudo nas escolas brasileira, pois ele e seus companheiros foram muito importante para país. Por fim, agradeceu mais uma vez a homenagem dizendo que o tocantinense deve se orgulhar de ter o privilégio por ter uma feira literaria desta magnitude e de ter um governador que se preocupa com o avanço e o conhecimento de seu povo.

Participaram da solenidade no Palácio Araguaia a primeira dama, Marilúcia Uchoa Siqueira Campos, o secretário da Educação, Danilo Melo, a secretaria da Cultura, Kátia Rocha, Almir dos Santos Gonçalves Júnior (irmão e representante da homenageada tocantinense, professora Margarida Lemos Gonçalves), Juarez Moreira Filho, presidente da Academia Tocantinense de Letras, Ana Braga, membro da Academia Tocantinense de Letras, Ângela Castro, presidente da Academia Paraibana de Letras (representando também as demais academias brasileiras presentes à Flit), pastor Guenther Carlos Krieger (homenageado na Flit Regional de Miracema do Tocantins) e familiares de dona Maria Prestes.

Em seu pronunciamento o Governador Siqueira Campos citou os homenageados nacionais da Flit 2012, Luiz Carlos Prestes, Jorge Amado, Cândido Portinari e Regina Duarte, a escritora homenageada estadual, professora Margarida Lemos, e os homenageados pelas Flits Regionais, ex-deputado estadual Vicente Confessor (Arraias), Osvaldo Póvoa (Dianópolis), Dourival Martins Santiago (Paraíso do Tocantins), Josefa Louça Trindade (Gurupi), Edvaldo Rodrigues (Porto Nacional), Guenther Krieger (Miracema do Tocantins), Jandirlene Araújo (Guaraí), Messias Tavares (Pedro Afonso), José dos Reis Vieira (Colinas do Tocantins), Aldenora Correia em Tocantinópolis e padre Remígio Corazza (Araguaína) e Boleslaw Daroszweski(Araguatins). O governador fez ainda uma homenagem especial ao jornalista Trajano Coelho Neto, que fundou o jornal Ecos do Tocantins, em Pium, na década de 1950, e que foi um dos grandes defensores da criação do Estado do Tocantins.

Siqueira Campos lembra que o tenente Antônio de Siqueira Campos quando foi convidado a liderar a revolução de 30 no Brasil, defendeu o voto da mulher, o término do voto de lista e direitos trabalhistas. Solicitou a Luiz Carlos Prestes Filho que fosse portador de um pedido seu ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, no sentido de restaurar o monumento que havia em homenagem a Antônio de Siqueira Campos em Copacabana, em que se destacava os detalhes em ondas, lembrando o mar do Rio de Janeiro, onde o revolucionário sobreviveu ao massacre dos 18 do Forte.

O livro

O livro 'Meu Companheiro - 40 anos ao lado de Luis Carlos Prstes', da Editora Anita Garibaldi e E-Papers - está em sua terceira edição. Nele, Maria conta sua origem humilde em Pernambuco, filha de comunista, até assumir a militância política, em 1952, quando entra para o Partido Comunista Brasileiro e é designada para a segurança pessoal do famoso líder Luiz Carlos Prestes, conhecido como o “Cavaleiro da Esperança”.

A relação durou até a morte de Prestes, em 1990. “Meu companheiro” não conta apenas a história da pessoa e a relação de quatro décadas com Prestes, mas, também, nos apresenta o ponto de vista de uma mulher talentosa e guerreira sobre um período importante da história do Brasil.

O livro é bilíngue (português e espanhol), ilustrado com fotos e documentos históricos. Conta com texto de contracapa assinado pela presidente Dilma Rousseff . A presidente afirma que “Maria é direta e simples, exemplo da fibra da mulher brasileira que, ao ler este livro, vocês vão conhecer”.

Na orelha do livro o texto da Rachel de Queiroz. A escritora diz que o livro é “um depoimento singelamente ditado pelo amor, pela incansável dedicação, pela necessidade de repor seu lugar a verdade".

Fonte: Portal CT

Nenhum comentário:

Postar um comentário