José Antonio Lima: Os Jogos Olímpicos do machismo

Os Jogos Olímpicos de Londres expõem de forma intensa uma característica um tanto lamentável do jornalismo esportivo, o machismo. No Brasil e no exterior, veículos de imprensa abusam de fotos e notícias cujo destaque é a beleza do corpo de determinadas competidoras e não sua capacidade atlética. É uma contradição da própria função do jornalismo, provocada por uma série de fatores.


Por José Antonio Lima, em carta Capital



O machismo aparece principalmente nos portais de notícias na internet e nas versões online das publicações. Assim, um óbvio causador deste fenômeno é o culto ao “clique”, existente em todo o mundo e particularmente relevante no Brasil. A lógica é a seguinte: se a sua peça jornalística não tem um determinado número de acessos, ela é irrelevante.

Assim, melhor do que entrevistar especialistas para mostrar como o corpo da norte-americana Missy Franklin é perfeito para a natação, é fazer uma galeria de fotos com atletas gostosas, como a do jornal italiano Gazzetta dello Sport. O trabalho é muitas vezes facilitado pelas agências de notícias, que no vôlei de praia (esporte no qual as mulheres podem usar biquínis) chegam ao cúmulo de cortar a cabeça das atletas de uma foto e destacar o bumbum. Além de fácil, as galerias são rápidas e, o principal, dão muitos cliques.

Soma-se à busca ansiosa pela audiência (mesmo que de baixo nível), o fato de algumas atletas não se importarem em aparecer para o público graças a seus atributos físicos, e não atléticos. A revista espanhola Interviú publica nesta semana uma reportagem sobre alguns dos principais temas do esporte olímpico, como a remuneração dos atletas e o doping. As principais personagens da reportagem são Patricia Sarrapio, que vai representar a Espanha no salto triplo, e Ana Torrijos, corredora que se machucou e não vai aos Jogos. Como o texto é ilustrado? Com fotos de Patricia e Ana, juntas e completamente nuas, em paisagens londrinas.

Dar um destaque maior, na cobertura das Olimpíadas, a atletas bonitas em detrimento de outras que sejam esportistas melhores, consiste um absurdo jornalístico. A função básica do jornalismo é avaliar e explicar à população o que é ou não relevante em determinado assunto, e com o esporte não deveria ser diferente. Fazer isso é tratar o esporte como algo pouco sério.


Fonte: Portal Vermelho

Venezuela: Sistema democrático e participação popular

“Ditador”, “caudilho” e “populista” são alguns dos adjetivos utilizados por parte da mídia venezuelana para desqualificar o presidente venezuelano Hugo Chávez. Mas, após vencer três eleições presidenciais e enfrentar 12 pleitos - entre referendos e eleições municipais - é correto afirmar que existe algum tipo de ditadura comandada por Chávez?




Venezuela: Sistema democrático e participação popular

Fonte: Portal Vermelho

No poder há mais de 13 anos e candidato à reeleição para o pleito do próximo dia 7 de outubro, Chávez é fruto da crise e da contradição em que vivia a sociedade venezuelana nos anos 80 e 90. A riqueza proveniente do petróleo estava concentrada nas mãos de poucos, enquanto a maioria da população vivia em extrema pobreza.

Ao fortalecer o Estado e destinar os recursos do petróleo para programas sociais e melhoria de vida da população, Chávez diminuiu a pobreza extrema em 50% e transformou a Venezuela no país com o menor índice de desigualdade social da América Latina, segundo a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).

Para conhecer mais as relações entre o Brasil e a Venezuela acompanhe a edição do Destaques do Vermelho que reproduz especial da Rádio Agência NP 'Venezuela no passos do desenvolvimento':

Judocas ressaltam importância do bolsa-atleta nas Olimpíadas

Aplaudidos pelos jornalistas brasileiros na entrada da coletiva de imprensa, na tarde deste domingo (29), na Casa Brasil, em Londres, os medalhistas olímpicos Sarah Menezes e Felipe Kitadai descreveram a experiência de subir ao pódio na Olimpíada. “É o sonho de todos os atletas receber uma medalha, principalmente um ouro”, disse a judoca Sarah.


Agência Brasil
Sarah Menezes
Sarah Menezes conquistou a primeira medalha de ouro feminina do Brasil no Judô
A piauiense, de 22 anos, falou sobre sua relação com a cidade natal e os treinamentos em Teresina. “Nunca saí de Teresina. Com o tempo, conseguimos montar uma estrutura de treinamento em minha cidade. Considero que tenho duas famílias: uma em Teresina e a outra na seleção. Sou muito nova e tenho ainda dois ciclos olímpicos para disputar”, comentou Sarah. A jovem, que recebe o auxílio do Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte, desde 2006, tornou-se a primeira mulher do país a garantir ouro no judô, logo no primeiro dia de competições oficiais dos Jogos de Londres.

Já o medalhista de bronze e também bolsista Felipe Kitadai revelou a tática para subir ao pódio. “A minha estratégia era ganhar todas as lutas. Mas não foi possível, pois acabei perdendo o terceiro combate, contra o atual primeiro lugar do ranking. Depois consegui me recuperar para conquistar a medalha de bronze para a gente”, afirmou o judoca.

Sarah Menezes ressaltou a importância do programa Bolsa-Atleta na retenção de atletas e na formação de novos talentos no esporte. “A ajuda é fundamental na base, com atletas juvenis que procuram o objetivo de chegar um dia aos Jogos Olímpicos”, disse.

Parceria

Para o presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Paulo Wanderley Teixeira, o Ministério do Esporte é um grande aliado do judô. “O governo federal é um grande parceiro de todos os esportes brasileiros e contribui para o judô com ações como o Bolsa-Atleta, convênios e a Lei de Incentivo ao Esporte. Só temos a agradecer ao governo, especificamente ao ministro Aldo Rebelo e à presidenta Dilma Rousseff, por tudo que tem oportunizado para o esporte brasileiro.”

Paulo Wanderley ressaltou a visita de Aldo Rebelo, que cumprimentou diretamente os medalhistas olímpicos. “O ministro e o secretário Ricardo Leyser (secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento) prestigiaram os atletas do judô e demonstram o carinho que têm com o esporte brasileiro. O judô mostrou que está fazendo o seu dever de casa e dando o retorno esperado. A visita foi importante: nos sentimos lisonjeados”, completou.

O Brasil está atualmente na oitava posição no ranking de medalhas com uma medalha de ouro (Judô), uma de prata (Natação) e uma de bronze (Judô). O quadro é liderado pela China, que tem, até o momento, 12 medalhas, sendo seis de ouro.

Fonte: Ministério do Esporte


ANPG tem agenda cheia no encontro anual da SBPC no Maranhão

Desde o primeiro dia da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) participou ativamente dos debates. Na manhã da segunda-feira (23) os diretores escolheram alguns debates prioritários para as pautas dos pós-graduandos. À tarde, o destaque foi o 13º Encontro de Jovens Cientistas. Já na terça (24), foi dia de posse da nova diretoria, além de um instingnte debate sobre o Programa Ciência Sem Fronteiras.


Durante outra atividade, a Conferência Estratégia Nacional de C,T&I: Desafios e Oportunidades, proferida pelo Ministro de C,T&I, Marco Antonio Raupp não poderia ter ficado de fora, o lançamento de um pacote de medidas foi o ponto principal da . O objetivo é otimizar recursos orçamentários, manter, aprimorar e criar programas mobilizadores e dar consistência às políticas da área, com o intuito de promover os temas como um dos eixos estruturantes do desenvolvimento do Brasil, nos próximos anos. 

O anúncio inicial foi a renovação por mais dois anos (até 2015) de 116 Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) que atuam em áreas de conhecimento estratégico para o desenvolvimento sustentável da sociedade, como energia, nanotecnologia, biodiversidade, tecnologia da informação e comunicação (TICs) e meio ambiente. 

O ministro também informou que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) lançará nova chamada do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) na segunda-feira (30). Desta vez, Austrália, Alemanha, Canadá, Coreia do Sul, EUA, Holanda, Portugal e Reino Unido, são os países que o programa alcançará. Foi informado que acordos com China, Japão, Irlanda, Finlândia e Noruega, e instituições como o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e as universidades de Oxford e Harvard estão próximos de serem finalizados. Nestes meses de julho e agosto, o CNPq está efetuando ainda chamadas públicas voltadas para tecnologias apropriadas ao desenvolvimento dos assentamentos do Plano Nacional de Reforma Agrária e áreas como nascimento prematuro e saúde bucal, entre outros. 

Jovens Cientistas

Já é tradição da ANPG realizar o Encontro de Jovens Cientistas durante a Reunião Anual da SBPC, e dessa vez não foi diferente. A atividade realizada na tarde da segunda (23) reuniu cerca de 50 estudantes na Tenda da ANPG. O professor Álvaro Ayala, integrante da Comissão Executiva Nacional do PET (CENAPET) enriqueceu o debate com reflexões acerca do tema do encontro: Educação científica para a popularização da ciência.

Ayala destacou a necessidade de interdisciplinaridade na pós-graduação. Em sua opinião, a experiência que os estudantes vivenciam nos grupos PET envolvem comprometimento com a extensão e a pesquisa e necessidade de desenvolverem o trabalho de forma coletiva, formato bem diferente do experimentado na pós-graduação, onde a relação se dá entre orientador e orientando. Por fim, o professor destacou o desafio do país em formar mais cientistas e não apenas pesquisadores. 

A vice-pesidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) no Maranhão, Renata Pearce, e a diretora de Políticas Institucionais da UBES, Juliane Verseli, pontuaram a deficiência de atividades de ciências nas escolas brasileiras, em especial no Ensino Fundamental. Num relato pessoal, Juliane declarou que seu primeiro contato com uma feira de ciências se deu quando estudava em uma escola da rede particular, que contava com uma infraestrutura maior de recursos para a área.

Quem também passou pelo encontro foi o reitor da Universidade Federal do Maranhão, professor Natalino Salgado. O reitor fez questão de parabenizar a ANPG pela realização da atividade em um “espaço ímpar de interação como é a Reunião Anual da SBPC”. 


Confira algumas imagens feitas pela entidade durante o evento:



Fonte: ANPG

Os Jogos Olímpicos e a Era do Fogo



Os nossos antepassados que viviam nas cavernas descobriram que uma caverna com uma fogueira dentro é uma casa melhor. Fogo é melhoria: dá luz, calor, espanta o medo, espanta os bichos. E, por acidente, eu acho, eles descobriram que com o fogo se pode fazer comida. A história da humanidade está ligada ao domínio do fogo. (Vejam o filme “A guerra do fogo“ – é divertido e instrutivo.)

Por Alexandre Machado Rosa

As quatro mortes da estudante paulista que virou guerrilheira

“Na cabine, o comandante sente o cano do revólver em sua nuca, e ouve a ordem: Vamos para Cuba. Mas, antes, pare em Santiago e carregue o avião com a maior quantidade possível de combustível.” O trecho narra o sequestro de um avião em Buenos Aires, feito pela Ação Libertadora Nacional (ALN), liderada por Carlos Marighella. A bordo, com uma bomba no colo, Maria Augusta Thomaz, a estudante que se engajou na luta armada contra a ditadura civil-militar no país.

Por Deborah Moreira


Jorge, bem amado pelos russos

Jorge Amado foi e continua a ser o escritor brasileiro numero um na Rússia. Para muitos, ele é a própria literatura brasileira. As suas obras entraram para o contexto da literatura russa soviética e tornaram-se parte inseparável dela. 


Por Elena Beliakova, na Gazeta Russa


Google, Facebook, Amazon e eBay se unem em lobby político

Ideia é garantir força das empresas de web dentro do congresso norte-americano


Como forma de ganhar força política, Google, Facebook, Amazon e eBay criaram a chamado The Internet Association (Associação da Internet, em português). De acordo com reportagem publicada na edição de quarta-feira (25) do The Washington Post, o grupo será lançamento oficialmente em setembro. 

A ideia principal é promover um grupo de lobby – que nada mais é do que pressão política – dentro do congresso norte-americano. O presidente do grupo será Michael Beckerman, ex-diretor do U.S. House Committee on Energy and Commerce, que entre outras funções regula as telecomunicações e internet dos EUA. 

“A Internet Association é a voz unificada da economia da internet, representando o interesse das companhias líderes de internet nos Estados Unidos e sua comunidade global de usuários. A Internet Association é dedicada em avançar soluções sobre políticas públicas para fortalecer e proteger uma internet livre, aberta e inovadora”, diz o texto sobre a organização, que já tem um site dedicado. No site oficial, está escrito: “a internet é a maior ferramenta de crescimento econômico”.

Em um movimento parecido, apesar de não estruturado em uma organização, gigantes de internet e usuários conseguiram pressionar a votação dos projetos de lei norte-americanos Sopa e Pipa, que entre outras coisas tinham o intuito de controlar o uso da internet. O fato ocorreu em janeiro deste ano.

Fonte: IT Web

Cientistas assinam Declaração de Washington sobre AIDS


Alguns dos mais importantes estudiosos do HIV assinaram a Declaração de Washington, documento oficial da 19ª Conferência Internacional de AIDS, que inclui um plano de ação para conseguir apoio à erradicação da epidemia.






Ler na Íntegra!

Bienal da UNE 2013 homenageará Luiz Gonzaga em Pernambuco

Esse ano de 2012 marca o centenário de um dos grandes astros da música popular brasileira, Luiz Gonzaga. Por isso, 8ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), o maior festival estudantil da América Latina, que acontece em janeiro, será realizado em Pernambuco. Dessa vez, a Bienal trará o tema a “Volta da Asa Branca” homenageando o mestre do forró e do baião. O evento busca mostrar a história dos sertões nordestinos e a influência dessa cultura para o país.


Maioria dos professores devem rejeitar proposta do governo

A nova proposta do governo federal aos professores dos institutos federais está sendo avaliada pela categoria. Uma das entidades representativas, o Sindicato dos Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes-Federação), recomendou que sua base aceite a proposta. Já o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), orienta a rejeição da mesma.


Vem aí a Festa do Motorista e Encontro dos Caminhoneiros

Nos dia 27 e 28 de julho será realizado, em área localizada em frente ao Proença Supermercados e o posto BR, a 25ª Festa do Motorista e Encontro dos Caminhoneiros. . O evento que já é tradição, começou em 1990 e comemora o dia do motorista, com atividades culturais, esportivas, sociais, turísticas e religiosas. Toda a arrecadação obtida nas praças de alimentação é revertida aos clubes e entidades de prestação de serviços.
            Eis a programação do evento: na sexta-feira 27 de julho, as 19h15 missa na Catedral de Jales, para os motoristas, com benção das chaves. As 20h será realizada a abertura oficial da festa defronte ao supermercado Proença. A partir das 21h, serão apresentados shows com Guto e Marcel, Victor e Mateus e Wesley e Gustavo.
No sábado, 28 de julho, café da manhã para os motoristas, a partir das 7h (ao lado da capela São Cristovão). As 7h30 será oficiada a benção dos caminhoneiros pelo Pe. Edvganer na Capela de São Cristóvão. Às 8h30, será iniciado o desfile de carros e caminhões, pelas ruas e avenidas da cidade, terminando com aspersão dos veículos ao lado da Catedral. No local do evento (defronte ao Proença), às 14h, haverá sorteio de brindes e às 20h, o início dos shows com Maycon e Renato, Ronaldo Filho e Araguaia, Ivis e Carraro e Sérgio Filho e Fernando.
A festa é uma realização conjunta da Prefeitura de Jales, Rádio Regional FM e Assunção AM, Sindicato dos Motoristas de Jales e Rotary Clube de Jales.
Fonte: Jales.sp.gov.br

E quando o medo vira um problema?

Os distúrbios de ansiedade são cada vez mais comuns: estimativas indicam que cerca de 30% das pessoas sofrem ou irão sofrer desse tipo de transtorno. O assunto foi tema de uma das atividades de hoje do 64º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em São Luís (MA).




Ler na Íntegra!

Estudantes pressionam para que manter PNE na pauta de 2012

O Plano Nacional de Educação (PNE) corre o risco de não ser aprovado neste ano. O governo já declarou, por meio de seu ministro da Fazenda, Guido Mantega, que não aceita a decisão da Comissão Especial da Câmara, que discute o Plano Nacional de Educação (PNE), de ampliar para a Educação 10% do Produto Interno Bruto (PIB). Para manter a conquista, a União Nacional dos Estudantes (UNE) articula com líderes partidários a não assinatura de um recurso de plenário, como vislumbra o governo.

Museu Oscar Niemeyer está entre os 20 mais bonitos do mundo

Projetado pelo importante arquiteto que leva seu nome, o Museu Oscar Niemeyer (MON) foi eleito um dos 20 museus mais bonitos do mundo pelo site norte-americano Flavorwire.


Carlos Renato Fernandes
Museu Carlos Niemeyer
Museu Carlos Niemeyer




Especializado em cultura e crítica de arte, o portal é responsável também pela edição, na internet, do guia cultural Flavorpill. O MON, que em 2012 completa dez anos, é a única instituição latino-americana a entrar nesse ranking. 

Projetado pelo importante arquiteto que leva seu nome, o Museu Oscar Niemeyer (MON) foi eleito um dos 20 museus mais bonitos do mundo pelo site norte-americano Flavorwire. Fazem parte da lista instituições de longa tradição no campo museológico, como o Museu do Louvre (França), o Museu d´Orsay (França), o Museu Hermitage (Rússia), o Museu Guggenheim de Bilbao (Espanha), o Museu de História Natural de Viena (Áustria). Os outros selecionados foram o Getty Center na Califórnia (EUA), o Museu Solomon R. Guggenheim, de Nova York (EUA), a Casa e Jardins Claude Monet, em Giverny (França), Museu de Arte Islâmica (Qatar), o Museu de Arte Nelson-Atkins (EUA), o Museu de Hanoi (Vietnã), o Museu de Arte Moderna de Fort Worth (EUA), o Museu Louisiana de Arte Moderna (Dinamarca), o Museu Royal Ontario (Canadá), o Museu MAS (Bélgica), o Museu Salvador Dali da Flórida (EUA), o Palácio Potala de Llasa (Tibet), o Museu Histórico do Estado de Moscou (Rússia) e o Museu Chora de Istambul (Turquia).

Com mais de 15 mil visitantes por mês, provenientes de diversas partes mundo, o Museu Oscar Niemeyer leva a Curitiba importantes mostras nacionais e internacionais. Em seus mais de 17 mil metros quadrados, o espaço já recebeu obras de Roy Lichtenstein, Candido Portinari, Frida Kahlo, Martin Chambi, Antanas Sutkus, Antoni Tàpies, Salvador Dalí, Marc Riboud, Brassaï, Fernando Botero, Tarsila do Amaral, Pablo Picasso, Di Cavalcanti, entre outros. No dia 26 de julho deste ano o museu abrirá a exposição “Modigliani, imagens de uma vida”, com 59 obras do artista italiano Amedeo Modigliani. 

O MON também realiza ações educativas, abriga a Reserva Técnica e o Laboratório de Conservação e Restauro, onde as obras são armazenadas seguindo critérios internacionais. Possui ainda o setor de Documentação e Referência com cerca de 5 mil publicações e 1.300 periódicos para pesquisa.  

Fonte: Portal Vermelho

Gilberto Gil faz concerto contra a fome no mundo

Um Concerto de Cordas e Máquinas de Ritmo. Este foi o nome do show que Gilberto Gil escolheu para rodar o mundo no ano em que completou 70 anos. Sua mais recente apresentação foi no Parque da Música, em Roma, a convite da ONU.



Gil em show contra a fome no mundo
Gil em show contra a fome no mundo

Logo no início do evento, Gil explicou: "Cordas são as minhas duas vocais, as do meu violão, as do violão do meu filho Ben Gil. Máquinas de Ritmo são os meus companheiros na banda".



Consequências

Antes de a música começar, o diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva, lembrou ao público que atualmente, 1 a cada 7 pessoas no mundo sofre as consequências da fome.

Mais cedo, depois da passagem de som, Gil recebeu a Rádio ONU para uma entrevista.

"A fome sempre foi um problema onde e quando ela tenha existido. É um problema a ser resolvido pelas mães, pelos pais, pelas famílias, pelos coletivos. A questão atual fica muito mais grave – essa pode ser a maneira de ver – porque são grandes multidões num mundo com 7 bilhões, e ainda com possibilidade de crescimento muito maior da população mundial em que o sistema não tem sido capaz de alimentar todo mundo. É uma quantidade muito grande de gente com fome, abaixo da linha da pobreza. Então, não é mais um problema só dos pais e mães mas sim da família mundial, a família Terra, a família planetária está preocupada com isso porque é uma questão grave. E aí, então, todas as mobilizações, o fato de existir uma instituição já há muitos anos que vem monitorando os problemas da fome, a gravidade desses problemas, de sua intensificação".

Brasil na FAO

Gilberto Gil, que é embaixador da Boa Vontade da FAO, comentou algumas atividades da agência e o trabalho do novo chefe da FAO, José Graziano da Silva.

"O Graziano fez experiências muito interessantes no sentido de politicas compensatórias no Brasil, especificamente para atacar a fome e a pobreza, para possibilitar o surgimento de novas classes médias, com capacidade de consumir, de acesso à educação e cultura e é uma experiência importante reconhecida no mundo inteiro. Agora acredito que ele à frente da FAO pode trazer uma experiência que – apesar de muito difícil – foi muito importante e de uma certa forma muito bem sucedida no Brasil e isso agora pode ser um elemento para as políticas mundiais".

Fonte: ONU com reportagem da Rádio Vaticano. 




Lei sobre pessoas sem pátria é desafio no Brasil

Paulo Abrão, que tomou posse recentemente no Comitê Nacional de Refugiados, também tem como meta acelerar os pedidos de refúgio no país; apatridia é a situação de pessoas sem nacionalidade ou cidadania.


O novo presidente do Comitê Nacional de Refugiados do Brasil, Conare, quer acelerar os pedidos de refúgio para pessoas que buscam abrigo no país.

Em entrevista à Rádio ONU, de Frankfurt, Paulo Abrão afirmou que este é um dos desafios do seu mandato. Outro, é criar uma lei sobre os apátridas, como são chamados os cidadãos sem nacionalidade.

Plano

"Nós temos alguns projetos visando aperfeiçoamentos normativos e legislativos. O Brasil não tem uma legislação de apatridia. Vamos trabalhar nesse projeto de lei para que não haja mais uma lacuna nessa seara. Queremos também trabalhar mais fortemente com a criação de medidas de integração, mecanismos que possam trabalhar em torno da permanência do refugiado e do reassentado no território brasileiro."

O presidente do Conare participou, em Genebra, de uma reunião do Alto Comissariado da ONU para Refugiados, Acnur. Representantes de vários países discutiram um plano global de reassentamentos para 2013.

Angola

Paulo Abrão explica que o reassentamento ocorre quando há a necessidade de um novo destino e proteção para cidadãos que já estão refugiados. O programa de reassentamentos brasileiro existe há 10 anos, voltado para pessoas que saem da situação de conflito na América Latina.

Segundo o Ministério da Justiça, o Brasil tem mais de 4,5 mil refugiados de 77 países, sendo a maioria de Angola, Colômbia e República Democrática do Congo.

Fonte: Rádio ONU

18º Chá das Mulheres acontece neste sábado, dia 30


Bianca Toledo
O 18° Chá das Mulheres, promovido pela Primeira Igreja Batista em Jales (PIB-Jales), acontece neste sábado, dia 30, às 15horas, com a participação da preletora Bianca Toledo. A igreja espera receber mais 1,2 mil participantes.
Há 18 anos, a PIB Jales realiza o Chá com o intuito de aproximar mulheres, para uma tarde de bate-papo, descontração e adoração a Deus. Neste dia, reunidas no templo da igreja, as presentes têm a oportunidade de degustarem de um prazeroso chá da tarde e assistirem uma ministração que pode marcar e modificar o modo de pensar a vida, além de concorrerem a vários brindes.
Bianca Toledo nasceu em Brasília, mas aos 16 anos mudou-se para Araçatuba, onde teve um encontro marcante e transformador com Deus, consagrando a Ele, todo seu talento. Cursou faculdade de música em São Paulo e durante sua careira participou de diversos programas de televisão, como o Raul Gil, na TV Record, onde venceu o concurso Usina de Talentos, em 2002, e, na TV Globo, no Criança Esperança, em 2007. O primeiro CD solo da cantora “O Amor Prevalecerá”, inovou a música gospel brasileira, com poesia e suavidade, alcançando o coração daqueles que apreciam uma boa música ao estilo MPB. Em 2010, Bianca esteve entre a vida e a morte, mas sobreviveu e relatou no livro “A história de um milagre”, a trajetória para a cura e reabilitação, onde redescobriu o sentido de viver.
Para mais informações e convites para o 18° Chá das Mulheres, ligar na Secretaria da igreja, nos telefones 17-36328531, 17-36322693.
Fonte: JalesNet

Saiba o que a OAB acha da possível mudança no Juizado Especial de pequenas Causas de Jales

O Colégio Recursal do Juizado Especial de Pequenas Causas de Jales pode ir para Araçatuba. Segundo planos do Tribunal de Justiça, naquela comarca ficarão concentrados todos os recursos do Juizado Especial de Pequenas Causas das circunscrições de Jales, Andradina, Araçatuba e Lins. A medida deve entrar em vigor em aproximadamente 60 dias.
O conselheiro estadual da OAB-SP, Carlos Alberto Expedito Brito Netto, diz que a entidade está tomando medidas para evitar a mudança, que traria enormes prejuízos para a justiça.







Confira a entrevista:


Fonte: A tribuna de Jales

A importância do cuidado com a alimentação


Pirâmide alimentar - Apresenta cada tipo de alimento que deve ser ingerido diariamente

Quem é que não gosta de comer? Comer é bom demais mesmo, mas em época de consumo de produtos industrializados em excesso e de fast food, o grau de obesidade da população brasileira vem aumentando bastante. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2009, apresentou resultados de pesquisa com a população brasileira, afirmando que a obesidade está aumentando não apenas na população adulta, como também em crianças e adolescentes. Por isso, o cuidado com a alimentação aliado à prática regular de atividade física é fundamental para a manutenção de sua saúde. Nesse sentido, a proposta desse texto é propor uma reflexão sobre quantos e quais alimentos você costuma ingerir, e fazer com que você procure se adequar a uma alimentação mais equilibrada.
Os alimentos são responsáveis por fornecerem ao nosso corpo os nutrientes a seguir enumerados:
1) Carboidratos: são encontrados em vegetais, frutas, pães, cereais, arroz, massas e leite. Entre 50% e 65% da energia necessária ao corpo é fornecida por eles. Deve-se lembrar que eles são fundamentais para um bom funcionamento das funções cerebrais;
2) Proteínas: são necessárias para o crescimento e para o reparo das células deterioradas, além de auxiliar na digestão e na produção dos anticorpos. São encontradas nas carnes, leite, ovos e frutas secas. Fornecem entre 10% a 15% da energia necessária ao corpo;
3) Lipídeos: são as gorduras responsáveis por fornecer ao corpo uma grande concentração de energia alimentar. Neles encontramos as vitaminas A, D, E e K, além de auxiliarem na reestruturação dos tecidos. É recomendado que não forneçam mais de 30% de energia ao corpo.
O panorama dessa estrutura alimentar pode ser visualizado por meio da pirâmide alimentar. Ela apresenta de um modo bastante visual, as porções de cada tipo de alimento que devem ser ingeridas diariamente. Na base da pirâmide localizam-se os alimentos energéticos (carboidratos), contando entre 6 e 11 porções a serem consumidas; alimentos reguladores como as frutas, legumes e verduras, que fornecem vitaminas, minerais e fibras, e devem somar entre 5 a 9 porções; os alimentos construtores, que são aqueles ricos em proteínas, e as porções diárias devem ser 2 de leite e 2 de carne. Os energéticos extras aparecem no topo da pirâmide, são os açúcares e os doces, que devem ser consumidos com bastante moderação. As gorduras são necessárias em pequena quantidade, portanto, também é preciso ficar alerta com o consumo excessivo. Outro fator importante é tomar consciência da quantidade de calorias diárias aproximadas que devem ser ingeridas por dia: para meninos são indicadas 2800kcal e para meninas 2200 kcal. Por isso, verificar a composição nutricional de alimentos industrializados, antes de consumi-los, é sempre interessante. Dê preferência àqueles com menor quantidade calórica, menor quantidade de gordura e maior quantidade de fibras.
E como colocar tudo isso em prática? Elaborar um pequeno diário relacionando os alimentos que você consumiu, e analisá-lo comparando com a pirâmide alimentar é um ótimo meio para que você se conscientize do quanto a sua alimentação está equilibrada. A identificação e consciência da sua dieta diária em relação à dieta ideal, dada pela pirâmide, permite que você melhore a sua alimentação e, consequentemente, a sua qualidade de vida.

Fonte:  
Por Paula Rondinelli
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Doutoranda em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo - USP

Auto-Hemoterapia

A auto-hemoterapia é uma prática bastante polêmica que consiste em retirar uma pequena quantidade de sangue que varia entre 5 e 20ml da veia de uma pessoa para reintroduzí-lo no seu próprio músculo para que o sistema retículoendotelial seja estimulado.

TRE nega liminar do PSD para manter coligação com PT em BH

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) negou nesta sexta-feira (20) um pedido de liminar apresentado na quinta (19) pela comissão interventora da direção nacional do PSD para suspender a decisão de primeira instância que anulou a coligação do partido com o PT em Belo Horizonte.


Daniel Dias será porta-bandeira do Brasil nos Jogos Paraolímpicos

O nadador Daniel Dias será o porta-bandeira do Brasil na abertura dos Jogos Paraolímpicos-2012. A cerimônia será realizada no dia 29 de agosto, no Estádio Olímpico de Londres.


Daniel Dias
Daniel é ser recordista mundial nas provas de 100m e 200m livre


Dias tem 24 anos e é dono de nove medalhas paraolímpicas – quatro de outro, quatro de prata e uma de bronze –, além de ser recordista mundial nas provas de 100m e 200m livre, 100m costas e 200m medley na classe S5. Em 2009, ele recebeu o Prêmio Laureus, o “Oscar do Esporte”.

“Confesso que a ficha ainda não caiu, mas estou extremamente honrado em poder representar o povo brasileiro, meus 181 amigos e companheiros de Paraolimpíada, e, em especial, toda a comunidade de pessoas com deficiência do Brasil. Só posso dizer que é com grande prazer que vou carregar essa bandeira”, disse o atleta.

Andrews Parsons, presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, justificou a escolha por Dias ao afirmar que o nadador “sintetiza bem os quatro valores do Movimento Paraolímpico Internacional: coração determinação, inspiração e igualdade”.

Fonte: UOL

Ditadura

Fotos de horror e luta são liberadas ao público


O Arquivo Nacional liberou o acesso ao público a cerca de cinco mil fotografias tiradas por agentes da ditadura militar. O acervo era do extinto Serviço Nacional de Informações (SNI) e estava na Agência Brasileira de Informação (Abin) até 2005, quando foi transferido para o Arquivo Nacional. 



Suposto corpo da guerrilheira Maria Lúcia Petit
Suposto corpo da guerrilheira Maria Lúcia Petit


As imagens só foram divulgadas agora devido à edição da Lei de Acesso à Informação. No acervo, há seis fotos, algumas inéditas, da militante Maria Lúcia Petit da Silva morta, envolta em um paraquedas na mata. Ela atuava na Guerrilha do Araguaia.

Há ainda outras imagens da guerrilha, como a de Osvaldo Orlando da Costa, o Osvaldão, quando foi preso pelos militares. Ele foi um dos primeiros a chegar ao local, com o intuito de organizar o movimento no Araguaia. Os agentes da ditadura também fotografaram acampamentos militares e tinham um mapa detalhado da região.

O Arquivo Nacional liberou acesso a fotos de centenas de presos acusados de subversão ao sistema. Muitos deles foram obrigados a posar para as lentes da ditadura em roupas íntimas ou até mesmo totalmente nus. Desses presos, 67 foram fotografados em fevereiro de 1971, momentos antes de serem transferidos para outros países, na condição de exilados. Eles foram trocados pela liberdade do embaixador suíço Giovanni Enrico Bucher, que havia sido sequestrado pela Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) em dezembro do ano anterior.

No grupo que seria libertado estavam o frei Tito de Alencar e Nancy Mangabeira Unger, irmã do ex-ministro do governo Lula. O frade dominicano foi encontrado morto no exílio na França em 1974, aos 28 anos. Nancy recebeu indenização do governo federal recentemente pelas torturas e perseguições sofridas.

Chamam atenção no meio das fotos as imagens de três mulheres acompanhadas de crianças. Segundo o Arquivo Nacional, os filhos foram entregues às mães no momento da partida. Uma das mulheres posa com três filhas - que, segundo a legenda da foto dada pela ditadura militar, tinham 8, 4 e 3 anos. Há também outras imagens com duas mulheres acompanhadas de dois bebês com idades não informadas.

No Arquivo Nacional, também há nove fotos do jornalista Vladimir Herzog morto. Ele foi fotografado nu, de frente e de costas, antes e depois da necrópsia. O pescoço apresenta uma nódoa escura. O jornalista foi achado morto em 1975, pendurado pelo pescoço, em uma cela do DOI-Codi em São Paulo, após uma sessão de tortura. A ditadura alegou suicídio, versão rejeitada por familiares e amigos.

O Arquivo Nacional também pôs à disposição para consulta pública imagens da campanha pela "anistia ampla, geral e irrestrita", em 1979. À distância, em evento no Rio de Janeiro, foram fotografados o cantor Milton Nascimento, os atores Sérgio Britto, Osmar Prado e Carlos Vereza, e as atrizes Renata Sorrah, Lucélia Santos e Bete Mendes. Existem, ainda, fotos de eventos religiosos com o bispo dom Helder Câmara.

Fonte: O Outro Lado da Notícia, com informações de O Globo

Cultura Popular

A palavra cultura abrange várias formas artísticas, mas define tudo aquilo que é produzido a partir da inteligência humana. Ela está presente desde os povos primitivos em seus costumes, sistemas, leis, religião, em suas artes, ciências, crenças, mitos, valores morais e em tudo aquilo que compromete o sentir, o pensar e o agir das pessoas.

Ritos Africanos

A África é um continente de grande diversidade cultural que se vê fortemente ligada à cultura brasileira. Os africanos prezam muito a moral e acreditam até que esta é bem semelhante à religião. Acreditam também que o homem precisa respeitar a natureza, a vida e os outros homens para que não sejam punidos pelos espíritos com secas, enchentes, doenças, pestes, morte etc. Não utilizavam textos e nem imagens para se basearem, mas fazem seus ritos a partir do conhecimento repassado através de gerações antigas.

Seus ritos são realizados em locais determinados com orações comunitárias, danças e cantos que podem ser divididos em: momentos importantes da vida, integração dos seres vivos e para a passagem da vida para a morte.

Sua influência na formação do povo brasileiro é vista até os dias atuais. Apesar do primeiro contato africano com os brasileiros não ter sido satisfatório, esses transmitiram vários costumes como:

- A capoeira, que foi criada logo após a chegada ao Brasil na época da escravização como luta defensiva, já que não tinham acesso a armas de fogo;

- O candomblé, que também marca sua presença no Brasil, principalmente no território baiano onde os escravos antigamente eram desembarcados;

- A culinária recebeu grandes novidades africanas, como o leite de coco, óleo de palmeira, azeite de dendê.

Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

Equoterapia

Equoterapia: método que trabalha aspectos somáticos e psíquicos dos praticantes.

A equoterapia, também chamada de equitação terapêutica, é um método terapêutico interdisciplinar indicado para o desenvolvimento pessoal, somático e psíquico de pessoas com comprometimentos motores, mentais, ou emocionais; no qual cavalos são intermediadores, exercendo um papel fundamental de motivadores deste processo.

Esse método permite que o indivíduo desenvolva suas potencialidades, trabalhando aspectos relacionados ao tônus muscular, força, flexibilidade, relaxamento, responsabilidade, sociabilização, autoconfiança e autoestima.

Em relatos que nos remonta há 400 anos a.C., indicando o contato com estes animais para o tratamento de insônia e epilepsia, tal abordagem foi reconhecida em nosso país como método terapêutico em 1997, pela Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitacional, e pelo Conselho Federal de Medicina (parecer 06/97). Atualmente existem mais de 210 centros de equoterapia no país, tanto na Região Norte quanto Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul.

Fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos, veterinários e zootecnistas são alguns dos profissionais pertencentes à equipe. Esses definirão, para cada caso, um programa especial de acordo com os objetivos identificados. Embora as avaliações sejam individuais, a prática da equoterapia pode ser feita tanto individualmente quanto em grupo, sendo geralmente indicadas duas seções por semana, cada uma de aproximadamente meia hora de duração.

Fonte:
 por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Reprovar proposta e manter negociação, afirmam docentes em greve

Diferente do que está sendo noticiado na grande mídia, os professores das universidades e instituições federais, em greve há 46 dias, reprovaram a proposta do governo federal apresentada na sexta-feira (13). Segundo o Comando de Greve Nacional da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes-SN), a orientação é de “reprovar a proposta apresentada pelo governo, com definição de estratégias para dar continuidade ao processo de negociação” e não simplesmente rejeita-la.



Durante toda esta semana, os sindicatos da categoria discutirão e votarão a proposta. Entre as orientações gerais do Comando de Greve Nacional também está a reafirmação da proposta de carreira aprovada pelo Andes-SN, manutenção e intensificação da greve com ampliando da paralisação das atividades e exposição de uma análise crítica da proposta do governo.

Até agora, segundo balanço dos servidores, há adesão, total ou parcial, em 56 das 59 universidades federais, em 34 dos 38 institutos federais, e nos dois Centros de Educação Tecnológica (Cefets), além do Colégio Federal Pedro II.

A próxima rodada de negociação entre os trabalhadores e o Ministério do Planejamento já está marcada para segunda-feira (23), às 14h, com o secretário da Pasta, de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça.

A proposta de governo, que prevê ao longo dos próximos três anos, a partir de 2013, um aumento na remuneração somente do professor titular com dedicação exclusiva, de R$ 11,8 mil para R$ 17,1 mil. Somente neste caso o reajuste é de 45%, como anunciou o governo. Já ao doutorado com dedicação exclusiva a proposta é de salário inicial de R$ 8,4 mil. A remuneração dos professores que já estão na universidade, com título de doutor e dedicação exclusiva, aumentaria de R$ 7,3 mil para R$ 10 mil.

“A proposta traz elementos que ferem a carreira, não levando em conta a inflação total do próximo período, e fere até a autonomia universitária, dando ao MEC [Ministério da Educação] poderes para definir os critérios que vão determinar a progressão do professor dentro da universidade. Evidentemente, o MEC não vai ter conhecimento da realidade regional e, portanto, pode haver desigualdades. Além disso, a proposta privilegia somente uma minoria que são os doutores, na ponta da carreira, os titulares, e não atende a contento os mestres”, declarou o professor Luciano da Silva Alonso, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que integra o comando de greve local da UFRRJ.

Na base da Federal do Rio são 880 docentes que farão assembleia na quarta-feira (18). “Temos uma orientação do Andes Nacional de reprovar, mas é importante esclarecer à sociedade que toda a categoria vai discutir em cada uma das bases. Existe um trâmite da organização que precisa ser respeitado. O movimento está trabalhando com muita seriedade e respeito não somente com o professor mas também ao patrimônio público, já que é uma proposta que vai trazer sério problemas para a comunidade acadêmica brasileira, que atua com ensino, formação e pesquisa em benefício do país”, ponderou Luciano Alonso.

Luciano lembrou que em 2007 foi feita uma negociação muito semelhante com a que está sendo proposta, que parcelou o reajuste para 2008, 2009 e 2010. “O aumento foi efetivado em 2010. Mas, para você ver a situação como ficou crítica, em 2011 já estávamos na mesa de negociação com o governo, apresentando números da defasagem salarial”, lembrou o professor da UFRRJ.

Em 2011, o Andes-SN assinou um acordo emergencial com o governo, que previa, como um dos principais pontos, a reestruturação da carreira até 31 de março, o que não aconteceu. A entidade sindical propõe desde então uma carreira única, com 13 níveis de remuneração, com variação de 5% entre os níveis, a partir do piso para regime de 20 horas, o que corresponde ao salário mínimo estipulado pelo do Departramento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), atualmente em R$ 2.329,35, além de percentuais de acréscimo relativos à titulação e ao regime de trabalho.

Para a Andes, a proposta apresentada em vez de reestruturar a carreira piorou essa organização. Apesar de ter reduzido de 17 para 13 níveis da carreira, a proposta do governo federal mantém na forma a hierarquização vertical da carreira, impondo barreiras para a evolução do profissional, não valorizando a grande maioria dos professores.

"O governo insiste em uma classificação hierarquizada, com ou sem distintas denominações, para o exercício de atividades da mesma natureza, com a mesma descrição de funções e a mesma finalidade. Com isso, cria barreiras impeditivas à evolução até o topo da carreira", diz um trecho do Comunicado do Comando Nacional de Greve, divulgado no domingo (15).

Para o presidente da Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Supeior (Proifes-Federação), Eduardo Rolim, há pontos negativos e também positivos na proposta, além do governo ter acenado com uma nova proposta, o que demonstra a força do movimento grevista.

“Foi estabelecida uma equiparação salarial entre as carreiras do ensino superior e as carreiras técnicas, que chamamos de Básico Técnico e Tecnológico, ou EBTT. Mas, por outro lado, nosso sindicato é contra a unificação da carreira que traz prejuízos. Prova disso é que o governo criou agora duas carreiras que gerou retrocesso no EBTT, já que agora eles só poderão progredir até determinado patamar. A nossa proposta era de uma tabela salarial que tive como referência a carreira do Ministério de ciência e tecnologia (MCT) onde desde 2010, por exemplo, um doutor tem como teto R$ 14.200. Se a gente atualiza os índices de inflação para janeiro de 2013 dará R$ 17.200 de teto”, explicou o presidente da Proifes-Federação que tem pelo menos 20 mil servidores na base.

Ele também aponta que o governo “esqueceu” de calcular a inflação de 2011 e incluí-la na proposta. Além disso, lembrou que a previsão da inflação dos próximos três anos deveria corresponder à realidade, que é de pelo menos 5% ao ano.

Deborah Moreira
Da redação do Vermelho